Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/07/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 08/07/2016

Ana Cristina C., homenageada última edição da Flip, estreia na lista de mais vendidos | © Divulgação / IMSA lista de mais vendidos desta semana não trouxe muitas novidades em relação à lista da semana passada. Mas as principais novidades vieram diretamente de Paraty, onde terminou domingo passado a Flip. A poeta Ana Cristina C. (foto), homenageada no evento, estreou na lista com A teus pés (Companhia das Letras), na 17ª posição da lista de ficção, e os autores convidados da festa literária emplacaram nada menos que quatro livros na lista de não ficção. Tati Bernardi ficou na 10ª posição com Depois a louca sou eu (Companhia das Letras). A bielorrussa Svetlana Aleksievitch, destaque da programação, emplacou dois livros: A guerra não tem rosto de mulher, debutou na 11ª posição, e Vozes de Tchernóbil, voltou à lista na 17ª posição (ambos da Companhia das Letras). A última contribuição da Flip para a lista desta semana ficou com O dono do morro, do britânico Misha Glenny (Companhia das Letras), que ficou na 19ª posição. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista de mais vendidos dessa semana.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

Ignácio de Loyola Brandão vence Prêmio Machado de Assis | © Johan Visbeek / MinCPrestes a comemorar 119 anos, a Academia Brasileira de Letras (ABL) reformulou o Prêmio Machado de Assis que, a partir dessa edição, passa a conceder a um único autor o prêmio pelo conjunto de sua obra. O primeiro autor escolhido pelos acadêmicos para receber o prêmio nesse novo formato foi o araraquarense Ignácio de Loyola Brandão. O autor de Não verás país nenhum (1981) e Zero (1975) receberá a importância de R$ 300 mil e diploma, que serão entregues em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, no dia 20 de julho, nas vésperas de Loyola completar seu 80º aniversário. Sobre a reformulação do Prêmio, Domício Proença Filho, presidente da ABL, comentou: “a reformulação que resultou na concessão de um único prêmio, com o nome de Machado de Assis, objetiva conceder à láurea maior representatividade e relevância”.

PublishNews, Felipe Lindoso, 08/07/2016

Moramos em um apartamento grande, comprado quando os filhos ainda estavam conosco. Agora grande demais. Então, decidimos tentar vender e comprar algo um pouco menor, mais manejável. Mudar de uma casa maior para outra menor significa desapegar, diminuir o peso e o tamanho da carga. A verdade é que, nesses anos todos, o que mais cresceu foi nossa biblioteca. Digo sempre que livro, na nossa casa, não dá filhote: dá ninhada. Assim, apesar da tentativa sempre presente de esvaziá-las, as prateleiras vão se enchendo, e todos os cômodos da casa acabam tendo que ceder espaço para os livros. Outro dia, ponderando essa tarefa sísifica, que é me desfazer dos livros ao mesmo tempo que eles se multiplicam, fui-me interrogando. No papel de leitor, tenho algumas clarezas. Leio por prazer, certamente. O “ler por prazer”, entretanto, nunca se esgota em um prazer abstrato, um prazer “metafísico”. Ler responde, sempre, inevitavelmente, a uma apropriação da leitura que passa desde o inconsciente até aquela meio indefinível “bagagem cultural” ou instrumental de percepção do mundo, que faz parte do nosso ser. Nesse sentido específico, a distinção entre “ler por prazer” e “ler por obrigação” é, de fato, não apenas irrelevante, como falsa. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna.

PublishNews, Mike Shatzkin, 08/07/2016

Entre as mudanças que estão acontecendo nas editoras nesta última década há um aumento na quantidade de pessoas dedicadas ao marketing e uma diminuição nas que se dedicam às vendas. Isso reflete a redução no número de contas de livrarias e a transferência da “descoberta” das estantes nas lojas à busca digital. A redução nas livrarias e a consequente redução de livros impressos vendidos em lojas também afeta como as editoras analisam os departamentos de vendas e todo o sistema de apoio para a distribuição de impressos. No digital, o ritmo alucinante de mudanças que vimos durantes os primeiros anos dos e-books se acalmou. E há muita mudança por vir. As vendas online quando combinamos impresso e digital ainda estão crescendo e a quantidade de espaço disponível para catálogos e livros com venda mais lenta ainda está caindo. As editoras menores conseguem melhor acesso ao mercado e as editoras maiores estão vendo um aumento no risco em como posicionar os livros que publicam e no perigo de enfrentarem uma súbita queda no volume de distribuição que poderia transformar seus custos fixos em uma carga pesada. É um bom momento no mercado editorial para quem é muito grande (dentro do seu grupo) ou muito pequeno e focado. É um período desafiador para todo o resto. Clique no Leia Mais e veja a íntegra da coluna de Shatzkin.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

Estão abertas as inscrições para o curso Gestão de contratos de cessão de direitos autorais e prestação de contas, que a Casa Educação (Rua Paulistânia, 551, Vila Madalena. São Paulo / SP) realiza com o apoio do PublishNews. O objetivo é capacitar os profissionais do mercado editorial a gerenciar os contratos de cessão de direitos autorais e as apurações de direitos autorais. A atividade acontece no dia 13 de agosto, sábado, das 9h às 19h, com condução de Roberto Paranhos, que possui formação em Controladoria Gerencial com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RJ, especializações em mapeamento e modelagem de processos de negócio pela UFRJ e especialização CRM pela ESPM, além de docente.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

Dentro da programação de férias da Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177 – Lojas 107/108 - Flamengo – Rio de Janeiro /RJ) está o curso Novos Autores e o Mercado Editorial. A atividade acontece na segunda (11) e quarta (13) da próxima semana, das 18h às 21h. Durante os encontros, serão apresentados aspectos do mercado editorial com foco nos novos autores, abordando os tipos de publicação, os gêneros literários, a importância do marketing, a distribuição, os prêmios literários, os modelos de contrato, além de tratar brevemente de aspectos da estrutura do romance. As aulas serão facilitadas pelo romancista Raphael Montes.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

A Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, Centro. São Paulo/SP), da Editora Unesp, realiza neste mês o curso Temas atuais relacionados à internet e licenciamento. O objetivo é esclarecer sobre as consequências nas relações de negócios na internet diante das aplicações tecnológicas e suas influências nas plataformas, portais, sites, apps e redes sociais. Também abordará questões a respeito de licenciamento no âmbito digital, incluindo assuntos relacionados aos jogos olímpicos e outros. As aulas acontecem nos dias 16 e 27 de julho, das 18h30 às 21h30, com condução dos advogados Maria Luiza de Freitas Valle Egea, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA) e Rodrigo de Freitas Valle Egea, especialista em direito digital e consumidor.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

Casa das Rosas inicia sua temporada de saraus do segundo semestre | © DivulgaçãoAnualmente, a Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37. São Paulo / SP) realiza, em média, 60 saraus por ano, com participação total de cerca de 4 mil pessoas da capital e outros estados. Os eventos abordam diversas temáticas, como a poesia tradicional, o feminismo, o cordel, a literatura marginal, o musical e entre outras. No mês de julho, a programação de saraus começa neste sábado (09), às 15h, com o coletivo Sarau do Vinil, que dará ambientação ao evento com o microfone e vitrola abertos. Na oportunidade, o participante se inscreve e escolhe um disco para improvisação. Já no dia 16 de julho, às 17h, Ferréz e Marcos Teles falam da Literatura Marginal e no dia 23, às 19h, a parceria com o Instituto da Cultura Árabe apresenta na voz de refugiados palestinos, a poesia e histórias do refúgio. A programação segue ao longo do mês. Acesse o site da Casa das Rosas para conferir a programação completa.

“Para ser escritor tem de usar a língua até aos limites, ter uma intimidade com o idioma. Não pode ter medo.”
Marcelo Mirisola
Escritor brasileiro
1.
Como eu era antes de você
2.
Depois de você
3.
O diário de Larissa Manoela
4.
Lava Jato
5.
Segredos de pai para filho
6.
A coroa
7.
Ruah
8.
Herobrine - A lenda
9.
AuthenticGames
10.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
 
PublishNews, Redação, 08/07/2016

Projeto Rede 'Ler é preciso' já viabilizou bibliotecas em aldeias indígenas | © Divulgação / Instituto EcofuturoO Instituto Ecofuturo, que tem a Suzano Papel e Celulose como mantenedora, anuncia os vencedores da 6ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, iniciativa que visa reconhecer o trabalho de promoção de leitura literária realizado nas 107 bibliotecas comunitárias da Rede Ler é Preciso, implantadas pelo Instituto em parceria com a iniciativa privada, poder público e comunidades. A Biblioteca Prof. Maria Olivia Otero Artioli, localizada em Agudos, no interior paulista, conquistou o primeiro lugar com o projeto “É preciso gostar de ler”, no qual realizou atividades de promoção de leitura literária durante todo o ano de 2015. Já em Magé, no Rio de Janeiro, a Biblioteca Prof. Elzira Bastos Amaro, em parceria com o departamento pedagógico da Secretaria de Educação, ficou com a segunda colocação com o projeto “Os contos que eles contam e os que nós contamos: rompendo com histórias únicas”. Além de ações de promoção de leitura, todo o espaço da unidade foi reorganizado, incluindo catalogação das obras e separação dos livros que seriam trabalhados nas atividades. A terceira colocada foi a Biblioteca Mestra Augusta, de Turmalina, Minas Gerais, que focou seu projeto “De mão em mão, de voz em voz, livros à mão cheia, sempre”, já realizado há quatro anos, em atividades de promoção de leitura que relataram a diferença entre ler e contar, trabalhando a articulação com públicos variados e a divulgação em diversos canais de comunicação do município. Os três primeiros colocados ganham 50 livros de literatura novos para complementar o acervo da unidade e dois representantes de cada biblioteca vencedora participarão da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

PublishNews, Redação, 08/07/2016

A Secretaria de Cultura de Minas Gerais, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, irá selecionar cinco propostas para a criação de bibliotecas em cidades mineiras. O foco é na descentralização e democratização do acesso à cultura. Os projetos vencedores irão receber um acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e braille, periódicos, CD’s, DVD’s e audiolivros. Estantes e carrinhos de transporte também serão entregues aos contemplados, totalizando recurso equivalente a R$ 50 mil por município. O objetivo do edital é promover o acesso ao livro e à leitura em todo o estado e, portanto, terão prioridade as cidades que ainda não possuem esse equipamento. Leia aqui o edital para participar. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3269-1202 ou através do e-mail sistema.sub@cultura.mg.gov.br.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

A Casa do Saber Rio O Globo (Av. Epitácio Pessoa, 1.164. Lagoa. Rio de Janeiro / RJ) realiza neste sábado (09) o curso EDUX - Filosofia e literatura para infância. Nesse encontro, será apresentada a ligação entre a filosofia e a literatura infantil, a importância de tratar das primeiras grandes questões reflexivas das crianças e entender por que trabalhar com a literatura é um caminho filosófico para responder interrogações fundamentais da construção humana. Serão apresentados alguns conceitos e caminhos que o LER Instituto trabalha e desenvolve em seus projetos, inclusive com as crianças da Casinha do Saber. O encontro inicia às 10h, com investimento de R$ 150. A condução será a escritora e mestre em educação pela PUC-Rio e especialista em formação de educadores e literatura para infância, Rona Hanning.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

A Priberam, editora digital portuguesa de dicionários em Português, está lançando no Brasil a nova versão do seu conjunto de aplicações gramaticais integradas, o FLiP (Ferramentas para a Língua Portuguesa). O produto é especialmente desenvolvido para o Português do Brasil e traz funcionalidades de correção e edição assistida de texto. Além de apontar erros ortográficos (como normalmente fazem os revisores eletrônicos), o FLiP é capaz de sugerir melhorias na construção sintática do texto e traz dicionários temáticos capazes de ajudar na preparação e análise de textos técnicos em diversas especialidades, do direito à tecnologia da informação, assuntos científicos e expressões do mundo dos negócios. Além dos dicionários temáticos, a nova versão do FLiP incorpora uma edição atualizada do Dicionário Priberam com 120 mil verbetes.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

E, se, vivêssemos num lugar em que todos levassem suas vidas de forma sistemática, obedecendo a uma ordem predeterminada e fazendo movimentos repetitivos? É o que acontece na cidade de Cacoete (Moderna, 32 pp., R$ 40), de Eva Furnari. Nesse lugar extremamente organizado, as ruas distribuíam-se em ordem alfabética, assim como os seus 187 moradores: Frido morava antes da Griselda, que morava ao lado da senhora Holenca e seu marido Holêncio e, assim por diante. Os armários de todos sempre tinham a mesma sequência e seus habitantes tinham o hábito de contar tudo quanto era coisa. Eles também classificavam tudo o que viam pelo caminho: gatos, galinhas, andorinhas etc. Nesta obra, ilustrada pela própria autora, Eva dialoga com as estruturas formais do livro. O título ganhou o Prêmio Jabuti 2006, na Categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, e agora chega com um projeto gráfico renovado e nova capa.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

Os profissionais de educação estão ganhando uma nova ferramenta para estimular a compreensão dos conteúdos passados em sala de aula e para melhorar a atenção e o desempenho dos alunos. Aprendendo a aprender (Matrix; 100 cartas; R$ 32), da psicopedagoga Simaia Sampaio é um livro em forma de caixinha com 100 cartas. Em cada uma, há uma pergunta ou tema. O educador lê a carta para o aluno e, ao ouvir a resposta, deve continuar a discussão. O debate leva o aluno a refletir sobre o que ajuda ou atrapalha a aprendizagem e sobre um novo formato de comportamento mais produtivo. Já Caixinha antitédio para crianças (Matrix; 40 cartas; R$ 28), da publicitária e blogueira Patrícia Marinho, traz 40 cartas, cada uma com uma sugestão de brincadeira inteligente e estimulante para o corpo e a mente das crianças.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

A autora iguaçuana Elane Corrêa autografa no próximo sábado (09) o livro infantil O papagaio que não queria repetir (Marsupial Editora; 40 pp., R$ 36). O evento acontece das 14h às 17h, na Livraria Nobel Café Donut's (Rua Paulo Fróes Machado, 95, Nova Iguaçu / RJ). A obra traz ilustrações de Anna Simonin e Marilia Bruno e conta a história do papagaio Pipo, que desde que nasceu, só conseguia repetir, repetir, repetir... Mas ele queria falar o que pensava e, para isso, começou a bolar grandes - e desastradas ideias. Elane Corrêa é psicopedagoga e trabalha no Colégio Gonçalves Dias, tradicional instituição de ensino do bairro da Posse.

PublishNews, Redação, 08/07/2016

Em Poemas de brinquedo (Peirópolis; 64 pp; R$ 35), livro audiovisual e interativo, disponível gratuitamente em formato de aplicativo e também em papel, o artista mineiro Álvaro Andrade Garcia alia a palavra escrita à palavra entoada, as imagens poéticas às imagens cinematográficas, e cria o que o designer sonoro da obra, Ricardo Aleixo, chama de poesia expandida. Poemas para brincar, ler com sotaque, trava-línguas, palavras inventadas, medonhas e coisas escritas errado para consertar. O material traz, ainda, jogo do dicionário: palavrórios incríveis para adivinhar. Estórias engraçadas e barulhentas, sons para cantar e também azucrinar. Palavras com arestas e desenhos malucos, com ilustrações de Marcio Koprowski, ainda sem significado, para o leitor batizar.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 08/07/2016

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.