Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 26/04/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 26/04/2016

O neurocientista Facundo Manes encabeça a lista de mais vendidos na Argentina | © DivulgaçãoSe em 2015, no Brasil, os livros de colorir -- gringos -- encabeçaram a lista de mais vendidos, na Argentina, um argentino, autor de não ficção, foi quem liderou as vendas. Estamos falando do neurocientista Facundo Manes, autor de Usar el cérebro (editado lá e aqui pela Planeta). Aliás, os escritores argentinos disputaram em pé de igualdade com autores internacionais. Na lista de mais vendidos da Promage, consultoria especializada em monitorar o mercado argentino, à qual o PublishNews teve acesso, mostra que dos 20 títulos mais vendidos em 2015, 11 foram escritos por autores nacionais. Outro equilíbrio que aparece na lista – que pode denotar um desequilíbrio no mercado – é a altíssima concentração em grandes grupos editoriais. Dos 20 títulos, só um – a versão de O pequeno príncipe, da Catapulta – não pertence à Penguin Random House, que tem dez livros, ou à Planeta, com 9. Clique no Leia Mais e conheça a lista dos 20 livros mais vendidos na Argentina.

PublishNews, Leonardo Neto, 26/04/2016

Por aqui, as vendas dos livros de colorir já amainaram, mas no ano passado chegaram a representar mais de 17% do volume de vendas das livrarias, conforme demonstrou o Painel das Vendas de Livros (SNEL / Nielsen). Já no país dos nossos Hermanos, eles vivem seu auge. El jardín secreto e El bosque encantado, as versões portenhas dos nossos velhos conhecidos Jardim secreto e Floresta encantada, saíram lá em outubro do ano passado, publicados pela V&R. Maria Inés Redoni, CEO da editora, disse que já foram impressos 140 mil exemplares do Jardim secreto e 80 mil do Floresta encantado. E novas reimpressões devem vir por aí em breve. “Nós já conhecíamos muito bem esse mercado, já que, no nosso catálogo já havia diversos produtos semelhantes, como os livros de mandala, que vendem muito bem já há muito tempo”, comentou a CEO em entrevista ao PublishNews durante as Jornadas Profissionais da Feira do Livro de Buenos Aires. A V&R alcançou 53 títulos de colorir em seu catálogo, dez deles vieram a reboque dos mega-sellers de Johanna Basford. E a editora não deve parar por aí. Prepara para logo mais três lançamentos derivados dos dois livros: uma versão "notebook", medindo 15 x 21 cm (os livros tradicionais, como aqui no Brasil, medem 25 x 25 cm) e os dois títulos ganham também uma nova edição em postais.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Com o objetivo de promover a difundir o trabalho do editor e para reconhecer o papel desses profissionais no desenvolvimento da indústria editorial, a Câmara Argentina de Publicações (CAP) lança o primeiro Prêmio para o Livro Mais Bem Editado do país. O anúncio oficial acontece nesta quarta-feira (27) durante a 42° Feira Internacional do Livro. A premiação é baseada em três eixos fundamentais do trabalho do editor: seleção de conteúdo, conceito gráfico e o trabalho de difusão da obra. As categorias são: ficção literária; ficção comercial; não-ficção (ensaios, crônicas, biografias, autoajuda); infantil (entre 0-11 anos) e jovens (12 a 18); ilustradas (arte, arquitetura, fotografia, humor gráfico, jardinagem, decoração, natureza). Os interessados em concorrer podem se inscrever até o dia 27 de maio. O resultado será divulgado no dia 15 de junho.

PublishNews, Camila Cabete, 26/04/2016

Hoje falaremos de marketing e merchandising. Em plena era da internet e do YouTube, as editoras têm tentado acertar seu marketing nas mídias ultrapassadas. Falo isso porque tenho contatado alguns youtubers que falam de livros e, com pesar, descobri que as editoras não investem neles. Nos canais de moda, a galera está fazendo disso suas profissões. As marcas entenderam que é o novo caminho do merchandising e têm pago não só anúncios nestes canais, como também patrocinado algumas ações pontuais com suas blogueiras preferidas. Os canais de livros são os primos pobres da rede. As editoras e livrarias ainda não chegaram nestes canais de comunicação. Os que chegaram acham justo "pagar" os blogueiros / booktubers com livros. Um erro! Esses novos influenciadores hoje possuem mais poder do que qualquer jornal e revista na hora de divulgar suas obras. Os blogueiros possuem mídiakits, com preços e opções de parcerias. Fica aqui minha dica: antes de procurá-los para pedir o endereço para mandar livros, e depois ficar cobrando que eles resenhem, sejam profissionais: peçam o kit mídia e comecem a investir no que realmente vai trazer resultado. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna dessa semana. [Nota do Editor: não por acaso, nesta terça-feira (26), acontece a primeira edição do Blog de Letras, programação do PublishNews em parceria com o Pavablog. Uma das propostas do encontro é justamente debater a profissionalização desses disseminadores de conteúdos sobre livros. O Blog de Letras acontece a partir das 18h30, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo / SP)].

PublishNews, Roney Cytrynowicz, 26/04/2016

A publicação em português do monumental A destruição dos judeus europeus, de Raul Hilberg (1926-2007), é um acontecimento editorial no campo das publicações de história do século 20. A edição é da Amarilys / Manole, em dois volumes, com 1.658 páginas. Em meio a centenas de livros sobre o tema lançados em especial de 1990 em diante, A destruição dos judeus europeus, publicado originalmente em 1961, é, provavelmente, o mais importante livro sobre o genocídio dos judeus na Segunda Guerra Mundial. Hilberg, cientista político e professor da Universidade de Vermont, instaurou e definiu os parâmetros como compreendemos historicamente o genocídio, sua cronologia, suas etapas, o encadeamento entre elas, seus complexos nexos e causalidades, sua dinâmica, sua mecânica interna, a relação entre antissemitismo, ideologia nazista e a implementação no dia a dia entre 1933 e 1945, o que era determinado em Berlim e o que ficava a cargo de cada área sob domínio nazista com suas especificidades por país, por tipo de ocupação e assim por diante. O que pode parecer uma linguagem seca, descritiva e direta revela-se, ao contrário, uma contundente narrativa que permitiu entender o que não se havia compreendido antes. Hilberg mostrou em detalhes como o Holocausto foi um processo de extermínio em escala industrial, que envolveu a sociedade civil, a burocracia do Estado, o partido nazista, o exército, a indústria, colaboradores locais, e que exigiu profissionais de todas as áreas e especialidades. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna de Roney dessa semana.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

No ano passado, o livro O papai é pop (Belas-Letras), do jornalista brasileiro Marcos Piangers, vendeu 8.602 exemplares, conforme registrado nos Mais Vendidos do PublishNews. Desse total, 4.790 foram vendidos no mês de agosto, quando se comemora o Dia dos Pais por aqui. De olho nesse sucesso, a Planeta Espanha comprou os direitos do livro e se prepara para publicar o livro lá. A negociação foi intermediada pelo agente literário Paul Christoph. Na Espanha, o Dia dos Pais é comemorado no dia 19 de março, dia de São José, mas o livro deve sair no fim desse ano, antes, portanto, das comemorações de 2017. Por aqui, a gaúcha Belas Letras prepara O papai é pop 2, para junho, com tiragem inicial de 60 mil exemplares.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

A Casa do Saber Rio O Globo (Av. Epitácio Pessoa, 1.164, Lagoa, Rio de Janeiro / RJ) inicia nesta quarta-feira (27) o curso De Gutenberg ao e-book - Uma discussão contemporânea sobre a produção editorial. Durante o encontro, o nosso colunista Gustavo Martins de Almeida vai responder questões como os papéis, os direitos – e também as obrigações – de autores, editores e leitores e como fica a questão da herança de licença no caso dos livros eletrônicos, fazendo uma análise da evolução das leis na história da produção editorial. O investimento é de R$ 100. O encontro inicia às 20h. Clique aqui para se inscrever.

PublishNews, Redação, 20/04/2016

A Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, Centro, São Paulo / SP) está com as inscrições abertas para o curso Mídias sociais para o mercado editorial: planejamento e gestão com foco em resultados. A atividade acontece entre 3 e 6 de maio, das 18h30 às 21h30. O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos de mídias sociais e sua aplicação no segmento editorial, no intuito de mostrar como elas se conectam com os objetivos e com a estratégia de marketing e comunicação da organização e como podem trazer resultados efetivos para o negócio se realizadas com planejamento estratégico e gestão eficaz. A condução será das jornalistas Daniela Senador e Mila Paes Leme Marques.

“Às vezes, penso comigo mesmo: por que comecei a escrever?”
Luiz Vilela
Escritor brasileiro
1.
Como eu era antes de você
2.
Ruah
3.
Todo seu
4.
Papo de menina
5.
AuthenticGames
6.
Depois de você
7.
Segredos da Bel para meninas
8.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
9.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
10.
O poder da ação
 
PublishNews, Redação, 26/04/2016

O Sempre um Papo recebe hoje (26) Fábio Cesnik e Pedro Saad para o debate e lançamento do livro Manual do patrocinador. A obra traz um mapeamento completo sobre as leis de incentivo à cultura através de renúncia fiscal. O Manual foi elaborado para auxiliar as empresas que atuam no Brasil a otimizar o aproveitamento dos benefícios fiscais que podem ser obtidos através de patrocínios ou doações. Manual do patrocinador já está disponível para download gratuito aqui. O evento inicia às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte / MG).

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Mais de 220 autores e 150 atividades divididas em cinco espaços culturais integram um resumo do que aconteceu durante a Bienal do Livro de Minas, que tomou conta do Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 24 de abril. A quinta edição do evento registrou números recordes, atraindo um público de 265 mil pessoas. Este ano, a Bienal ultrapassou os números da última edição em vários quesitos, o principal deles em relação ao número de convidados na programação oficial – foram 226 em 2016 (e 125 em 2014), que participaram de 203 horas de atividades, sem contabilizar a agenda dos expositores. Em 2014, foram registradas 70 horas. Em média, foram comprados seis livros por cada visitante.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

O 1º Salão Latino-Americano de Humor, que reúne os trabalhos de 150 desenhistas do humor gráfico, anunciou seu grande vencedor. O cartunista Paulo Cavalcante, do Rio de Janeiro, faturou o prêmio de R$ 12 mil com uma caricatura de Vinicius de Moraes. A votação foi entre os próprios cartunistas finalistas do evento, o que é inédito entre os salões de humor pelo mundo. A premiação teve como tema “Sons da América Latina”. O evento é realizado pelo Memorial da América Latina, com o apoio da Associação dos Cartunistas do Brasil e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil. A exposição dos trabalhos finalistas, selecionados dentre 800 enviados por artistas de 47 países, acontece até 22 de maio, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo / SP). Todos os demais desenhos não selecionados (650) serão projetados durante a exposição. A entrada é franca.

O Estado de S. Paulo, Jamil Chade, 23/04/2016

Num longo corredor, mais de 3 mil livros cobrem as paredes. Estão em dezenas de línguas, com capas das mais variadas cores, como um mosaico de imagens e idiomas. Apenas um aspecto é comum a todos eles, o nome Paulo Coelho. Nas próximas semanas, o brasileiro abrirá em Genebra a sua fundação, dando oportunidade para que milhares de pessoas de todo o mundo acessem a sua obra, em todas as línguas. Também colocará em exposição sua primeira máquina de escrever, a mesa onde escreveu O Alquimista e fotos de sua trajetória, além de artigos publicados pelo mundo sobre ele. E sem censura. Seu objetivo é ambicioso, garantir que as futuras gerações possam ter respostas quando perguntarem quem foi Paulo Coelho. Uma amostra do que vai estar à disposição do público será revelada na semana que vem, quando Paulo Coelho será o convidado de honra da Feira do Livro de Genebra, que começa na quarta, 27. Neste domingo, 24, o brasileiro ainda entrou para a história da literatura mundial por estar pela 400ª semana na lista dos livros mais vendidos do New York Times. Um recorde.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

A Livraria Unesp Móvel está em Araraquara nesta semana. A loja sobre rodas está localizada no campus da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Rodovia Araraquara -Jaú, km 1, Bairro dos Machados, Araraquara / SP), até a sexta-feira (29), e participa da Semana do Livro e da Biblioteca com descontos de 30% nos livros da Editora Unesp, 10% nos das demais editoras e mais 5% para quem retirar o cupom na Biblioteca do campus. O caminhão traz ainda neste circuito os lançamentos da Cortez Editora. São cerca de 6 mil volumes de gêneros variados, que incluem livros acadêmicos, paradidáticos, infantojuvenis, best-sellers e autoajuda.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Escritora paulistana, Mariana Ianelli lança seu oitavo livro de poesias, Tempo de voltar (Ardotempo; 104 pp.; R$ 30), com tarde de autógrafos, neste sábado (30), às 17h, na Blooks Livraria do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo / SP). A obra reúne 36 poemas, um deles mais longo, Cave Canem!, merecendo uma seção à parte, e outros quatro que formam a série intitulada Quatro Poemas Para Oratórios-Bala. O título remete à memória de coisas passadas e também do que é cíclico e retorna de novo nascente. Pinturas, alegorias bíblicas, cantos paralelos aos de outros poetas se somam a legados históricos e familiares para dar contornos ao livro.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Hendrix por Hendrix: Entrevistas e encontros com Jimi (Edições Ideal; 304 pp.; R$ 49,90 – Trad. Leonardo B. Scriptore) inclui as mais importantes entrevistas do auge da carreira de Jimi Hendrix, entre 1966 e 1970, cuidadosamente selecionadas por um dos mais proeminentes de seus historiadores, Steven Roby. O guitarrista relembra para os repórteres sua triste infância, brinca, dizendo que já havia recebido LSD pelo correio e ainda rebate – com ironia – a existência de um linguajar das drogas. E a sua última entrevista, apenas alguns dias antes de sua morte, mostra onde estava a mente de Jimi. Segundo o site Publishers Weekly, este livro é o mais próximo de uma autobiografia que jamais veremos.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Uma emocionante e desafiadora aventura pela África Ocidental dos anos 1990 em cima de uma bicicleta. É assim o novo livro de Neil Peart, baterista da lendária banda de rock canadense Rush. Sua obra de estreia, O ciclista mascarado (Belas Letras; 336 pp.; R$ 49,90 - Trad. Candice Soldatelli), originalmente publicada há 20 anos, será lançada neste mês. Não é segredo que Neil Peart é fã de longas viagens. Durante a experiência pela África ao lado de outras quatro pessoas até então desconhecidas, o músico enfrenta uma jornada por estradas de chão batido, encontros com milícias armadas, crises estomacais, insetos e calor escaldante. Com tantas privações, não são raros os conflitos internos e também com os companheiros de viagem. O choque cultural é constante. A burocracia para se fazer coisas aparentemente simples é outro obstáculo.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Walter Jacquet está de volta. O personagem de Crime na Feira do Livro desembarca em Porto Alegre e reencontra Joãozinho Macedônio, agora um aspirante a escritor e participante de oficinas literárias. Entre charutos e doses de uísque, os amigos iniciam uma rodada de avaliação da novela produzida por Macedônio, baseada no caso real da recente explosão no Centro Histórico da Capital. Instigado pelas falhas da história, Jacquet resolve ir além da literatura e parte para uma investigação que envolve terroristas da fronteira, policiais e a esfera política gaúcha, chegando a uma reviravolta digna do gênero policial clássico. Mistério no Centro Histórico (Dublinense; 160 pp; R$ 36,90), de Tailor Diniz, será lançado, com sessão de autógrafos, nesta quarta-feira (27), a partir das 19h30, na Livraria Cultura do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80, Porto Alegre / RS).

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.