Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/11/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Cassia Carrenho, 23/11/2015

Kefera Buchman ('Muito mais que 5inco minutos') ajudou o Grupo Companhia das Letras alcançar o primeiro lugar do ranking das editoras nessa semana | © Bienal do RioO Grupo Companhia das Letras colocou 24 títulos na lista semanal, um a mais que a Sextante. Na última semana, o Grupo Companhia das Letras havia colocado 14 títulos nas lista. A grande diferença entre a última semana e essa, de dez títulos, teve a ajuda de dois livros estreantes na lista, Enfim, 30 (Paralela) e Felicidade dá lucro (Portfolio-Penguin), e também alguns livros de catálogo, como toda a coleção A seleção que entrou na lista Infantojuvenil. O Grupo foi o que colocou mais títulos nas categorias de Não Ficção, Autoajuda e Infantojuvenil. Além disso, obteve o primeiro lugar de mais vendidos na categoria de Não Ficção, com Muito mais que 5inco minutos (Paralela), e Infantojuvenil, com Dois mundos, um herói (Suma de Letras), que também foi o mais vendido na lista geral, com 10.216 exemplares. Somando os 24 títulos na lista, o Grupo Companhia das Letras vendeu 39.557 exemplares. No ranking anual das editoras, a Sextante continua liderando com 79 títulos, seguida de Grupo Companhia das Letras, com 73, e Grupo Editorial Record, com 55. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista de mais vendidos dessa semana.

PublishNews, Leonardo Neto, 19/11/2015

Maria Valéria Rezende ganhou na categoria romance | © Facebook da autoraNa última quinta-feira (19), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os vencedores do Prêmio Jabuti 2015. Maria Valéria Rezende ganhou na categoria Romance com Quarenta dias (Alfaguara). Em segundo lugar, ficou João Anzanello Carrascoza com Cadernos de um ausente (Cosac Naify) e, em terceiro, Evandro Afonso Ferreira, com Os piores dias de minha vida foram todos (Record). Na categoria Contos e Crônicas, o vencedor foi Sem vista para o mar – contos de fuga (Edith), de Carol Rodrigues. O segundo lugar ficou com Flávio Cafiero, por Dez centímetros acima do chão (Cosac Naify) e o terceiro lugar com Conceição Evaristo, por Olhos d’água (Pallas). Em poesia, o vencedor foi Alexandre Guarnieri, por Corpo de Festim (Confraria do Vento). Marco Lucchesi ficou com o segundo lugar por Clio (Globo) e Manoel Herzog ficou com o terceiro lugar com A Comedia de Alissia Bloom (Patuá). Clique no Leia Mais para conhecer a lista completa de vencedores.

PublishNews, Leonardo Neto, 23/11/2015

Volnei Canônica é um dos homenageados da Câmara Mineira do Livro como 'Amigo do Livro' | © Janine Moraes / MinCEm 2015, a Câmara Mineira do Livro (CML) comemora 45 anos de existência. Para marcar a data, prepara para a próxima quarta-feira (25) um evento em que vai conceder o título de Amigo do Livro a um grupo de pessoas que, de acordo com a CML, "contribuem com a literatura e com a formação de leitores em Minas Gerais": Ana Elisa Ribeiro (professora e escritora), Angelo Machado (professor e escritor), Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura), Macaé Evaristo (Secretária de Estado da Educação), Marcos Túlio Damascena (Borrachalioteca de Sabará), Marcus Teles (Livraria Leitura), Olavo Romano (Presidente da Academia Mineira de Letras), Pablo Guimarães (professor e editor) e Volnei Canônica (Diretor de Leitura, Livro, Literatura e Biblioteca do MinC). Além disso, a CML estreia novo site, que pode ser acessado clicando aqui, prometendo conteúdos atualizados diariamente, com entrevistas e notícias sobre o mercado literário. As comemorações dos 45 anos da entidade motivaram os Correios a criarem um selo postal comemorativo que será apresentado no evento de quarta, marcado para começar às 19h, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466 – Belo Horizonte/MG)

PublishNews, Leonardo Neto, 23/11/2015

Rogério Pereira, fundador do Rascunho e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, foi o escolhido para ser o curador do Café Literário da 5ª edição da Bienal do Livro de Minas Gerais, marcada para acontecer entre os dias 15 e 24 de abril de 2016, no ExpoMinas. O tema escolhido pela Bienal para 2016 é “muitas histórias para contar”.

PublishNews, Leonardo Neto, 23/11/2015

A coluna Gente Boa do último domingo (22), trouxe a informação de que cinco casas que pertenceram à Vila Hípica do Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro, darão espaço a um complexo de gastronomia e cultura, com restaurantes, galerias de artes e uma livraria. A livraria no caso é a Blooks. Elisa Ventura, proprietária da Blooks, já tinha adiantado ao PublishNews esse seu projeto em agosto do ano passado. A previsão, segundo disse Elisa ao PublishNews, é que a loja fique pronta em junho do ano que vem.

Valor Econômico, Beth Koike, 19/11/2015

A livraria Saraiva planeja ser master-franqueadora de cafeterias em sua rede. A ideia é implementar um projeto-piloto nos próximos dois anos. O projeto faz parte da estratégia da companhia de agregar valor ao negócio de varejo a partir de 2016, uma vez que até o fim deste ano será concluída a venda da editora Saraiva para a Somos Educação (ex-Abril Educação).

O ESTADO DE S. PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 19//11/2015

Na revista Raça que circulou em junho de 1929, a população de São Carlos leu três poemas de Carlos Drummond de Andrade, que ainda não era muito conhecido. E foi isso. Durante 86 anos, os textos ficaram arquivados. Mayra de Souza Fontebasso decidiu estudar, para seu projeto de iniciação científica na UFSCar, o conteúdo literário da publicação que circulou entre 1927 e 1934 e se deparou com aqueles versos “meio estranhos”. Ela consultou seu orientador, o professor Wilton José Marques. Fã de Drummond, ele também achou aquilo estranho e foi consultar a bibliografia acerca do poeta e seu acervo. Não encontrando nenhum registro, recorreu a Antonio Carlos Secchin, organizador de 25 poemas da triste alegria, que apresentava um Drummond iniciante e diferente do que ele se tornaria – e bastante parecido com o poeta da Raça. “Creio que são inéditos e da fase ‘penumbrista’ de Drummond”, confirmou Secchin.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 21/11/2015

Graciliano Ramos (1892-1953) vai ganhar uma estátua na praia de Pajuçara, em Maceió, dia 30. Os herdeiros estarão lá e apresentam Luciana, conto infantil lançado agora pela Galera. As informações foram apuradas pela coluna Babel e publicadas no último sábado.

“Escrevi 22 livros, entre eles romances históricos, memórias, literatura jovem, passei por diversos estilos. Presto cada vez menos atenção na expectativa dos outros e mais em descobrir o que de fato tenho a oferecer.”
Isabel Allende
Escritora chilena
1.
Dois mundos, um herói
2.
Muito mais que 5inco minutos
3.
Grey
4.
Philia
5.
Diário de um banana - Bons tempos
6.
Maria
7.
Diários da presidência vol.1
8.
Eu fico loko 2
9.
Não se iluda, não
10.
O pequeno príncipe
 
O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 21/11/2015

Para o aniversário de 80 anos da mineira Adélia Prado, comemorado em 13 de dezembro, a Record lança Poesia Reunida. O extenso volume traz prefácio assinado por Augusto Massi. Adélia estreou na literatura com Bagagem há exatos 40 anos. As informações são da coluna Babel.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 21/11/2015

Marcelino Freire, idealizador e organizador da Balada Literária, gosta de escolher escritores vivos para serem homenageados no festival. Mas deixou essa regra para lá em dois momentos: em 2014, quando escolheu Carolina Maria de Jesus, cujo centenário de nascimento foi celebrado naquele ano, e agora, ao decidir que o homenageado de 2016 será Caio Fernando Abreu (1948-1996; foto), noticiou a coluna Babel do último sábado. Autor de Morangos mofados e de Onde andará Dulce Veiga? – e das frases mais compartilhadas no Facebook –, ele será lembrado nos 20 anos de sua morte. Será um bom ano para ler, reler e debater os autores da geração de 70 e 80 – antes da Balada, em novembro, a Flip homenageia, entre 29/6 e 3/7, a poeta Ana Cristina César (1952-1983).

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 21/11/2015

Não foi por causa dos recentes atentados na França que Leonardo Tonus, professor de literatura brasileira na Sorbonne, decidiu organizar a Antologia olhar Paris. Mas o choque da violência antecipou o anúncio do lançamento da obra que contará com contos e crônicas de, entre outros, Alexandre Vidal Porto, Esse Lobo, Guazzelli, Caio Yurgel, Sérgio Roveri, Ieda Oliveira, Susana Fuentes, Rodrigo Ciríaco e Simone Paulino – que é, também, a editora do livro. Os textos já estão prontos e o lançamento, da Nós, será em março, durante a Primavera Literária Brasileira, que Tonus promove em Paris, indicou a Babel do último sábado.

O Globo, LEONARDO CAZES, 16/11/2015

O moçambicano Mia Couto escreve sempre no limiar entre culturas, a portuguesa e a dos povos originários do seu país. Em Mulheres de cinzas (Companhia das Letras), seu primeiro romance histórico que abre a trilogia As areias do imperador, o escritor aborda o encontro violento das linhagens que formam a identidade de Moçambique. A história se passa no final do século XIX, período em que o sul do país foi palco de confrontos entre os colonizadores lusos e as tropas de Ngungunyane, último líder do segundo maior império do continente comandado por um africano. Na próxima quarta-feira (18), ele vai lançar o livro no CCBB do Rio, às 18h30m. Clique aqui e leia a entrevista que o jornal O Globo fez com o autor.

O Globo, LEONARDO CAZES, 21/11/2015

O Brasil perdeu a capacidade de rir dos seus próprios problemas. O diagnóstico é do jornalista Alfredo Ribeiro, mais conhecido por seu alter ego, Tutty Vasques. Ribeiro lança, nesta segunda (23), às 19h, na Livraria Argumento do Leblon (Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon, Rio de Janeiro/RJ), Ô raça! Má notícia é a maior diversão. O humor de Tutty Vasques na internet (Ed. Apicuri). O livro é uma reunião das suas crônicas do noticiário, publicadas em sites e blogs entre 2001 e 2015. Além de uma série de Retratos falados, perfis bem pessoais dos seus “malucos de estimação”.

O Estado de S. Paulo, UBIRATAN BRASIL, 21/11/2015

A escrita e a loucura caminham juntas, ainda que por trajetórias tortuosas. As certezas movediças, o humor incerto, o limite frágil, tudo contribui para que alguns escritores alimentem suas obras graças a uma mente totalmente aberta, delirante. Foi o que incentivou figuras tão díspares, como o carioca Rodrigo de Souza Leão, o francês Antonin Artaud e o paulista Renato Pompeu, entre outros, a criarem verdadeiras joias literárias. E também a mineira Maura Lopes Cançado, que escreveu pouco, mas com muita intensidade - livros há muito fora de catálogo e que agora ganham nova edição graças à feliz iniciativa da editora Autêntica. Trata-se de uma caixa (368 pp, R$ 74) com dois volumes: Hospício é Deus - Diário I, publicado em 1965, e O sofredor do ver, coletânea de contos que saiu em 1968. São obras fortemente marcadas pelos períodos em que Maura ficou internada em hospícios em Minas e no Rio.

O Globo, Ancelmo Gois, 21/11/2015

A história da ex-faxineira Zica Assis, 54 anos, que fundou com três sócios a Beleza Natural, a maior rede de salão para mulheres de cabelos crespos do Brasil, virou livro, noticiou Ancelmo Gois em sua coluna. A coleguinha Liana Melo relata no livro, do selo Primeira Pessoa (Sextante), a história do negócio que atraiu até o GP Investimentos, hoje dono de 33% da rede. A negra Zica conta que “pixaim”, “cabelo ruim” e “de arame” foram alguns dos apelidos ofensivos colecionados na infância. O maior legado da rede foi o de levantar a autoestima das negras brasileiras. A Beleza Natural começou na Tijuca e, em 2014, faturou R$ 250 milhões.

O ESTADO DE S. PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 23/11/2015

Foi ideia da editora, e o britânico James Dawson titubeou. “Não achava que eu poderia falar por toda a comunidade.” Mas, enquanto ensaiava uma resposta, voltaram à memória todos os seus traumas de adolescência. “Percebi que um livro assim como o que queriam publicar poderia ter me ajudado muito quando eu tinha 15 anos e aceitei o desafio.” A obra em questão, Este livro é gay – e hétero, e bi, e trans..., é uma não ficção para adolescentes que estão descobrindo a sexualidade, tentando entender o que ocorre em seu corpo e na sua cabeça, ponderando se assumem ou não que são LGBT. E para todos que querem entender e discutir questões de gênero. Quando a WMF Martins Fontes anunciou, em abril, que publicaria o livro no País, muita gente criticou e esbravejou nas redes sociais. Foi tanto barulho que a editora decidiu antecipar o lançamento para este ano – a previsão era 2016. O livro chega às livrarias nesta terça-feira (24).

O Estado de S. Paulo, RITA LISAUSKAS, 17/11/2015

A história é um conto de fadas clássico: num reino muito distante mora uma princesa chamada Cíntia, prometida desde pequena para o príncipe do reino vizinho. Uma fada madrinha muito bondosa, preocupada com a ideia de a afilhada ser obrigada a se casar com alguém que talvez não amasse, lançou-lhe um encanto: “Princesinha, crescerás e saberás quem é o seu verdadeiro amor assim que essa pessoa lhe tocar as costas!”. O tempo passou e o casamento entre Cíntia e o príncipe foi marcado. Eles não se amavam, mas eram amigos. Quando a princesa conheceu Ishtar, a costureira que faria seu vestido de noiva, a profecia se confirmou. Ela estava apaixonada. Por uma mulher. “A tradição dizia que uma mulher tinha que amar um homem. E agora, seria jogada na rua por amar uma mulher? Seria condenada a um casamento forçado apenas para cumprir o que era esperado pela tradição? Como faria para que todos entendessem que esse amor era tão amor quantos outros amores? Seria melhor fugir do reino?” Esse é o mote do livro infantil A princesa e a costureira (Metanoia Editora), da escritora Janaína Leslão, que também é psicóloga formada pela Unesp, Conselheira do CRP- SP, o Conselho Regional de Psicologia, e militante das causas feministas e dos LGBT´s.

O Globo, Ancelmo Gois, 22/11/2015

Em sua coluna, Ancelmo Gois contou que a Planeta assinou contrato com Miguel Nicolelis, 54 anos, o mais badalado cientista brasileiro, que na abertura da Copa de 2014, em São Paulo, fez com que um paraplégico, com auxílio do exoesqueleto, desse um chute na bola. A editora lançará quatro livros do cientista. Três inéditos e a reedição de Muito além do nosso eu, publicado em dez países e que vendeu 80 mil cópias.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.