Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/11/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 16/11/2015

Mário Ghio, vice-presidente da Abrelivos: Em 2015, os programas de compras de livros pelo governo federal viveram um turbilhão de grandes emoções. Incertezas e atrasos marcaram a relação entre Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelas compras, e as editoras. A notícia agora é que os pagamentos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estão atrasados. De acordo com a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), o atraso chega a R$ 468 milhões referentes à reposição de exemplares negociados em anos anteriores e ao PNLD Campo, negociados em julho. Nessa conta não entram as negociações de compras do PNLD tradicional iniciadas no final de setembro. “O FNDE diz que está empenhado em conseguir os recursos, mas não consegue nos dar um cronograma. Ainda se tivéssemos um cronograma, tentaríamos nos ajustar”, disse ao PublishNews, Mário Ghio, vice-presidente da Abrelivros. “Estamos muito preocupados, todo o fôlego que a indústria tinha acabou. A pressão em cima do setor é inimaginável”, completou. Clique no Leia Mais e entenda o caso.

PublishNews, Afonso Martin*, 12/11/2015

Em novo artigo, Afonso Martin fala sobre como as livrarias são percebidas pela sociedade | © Milton FerrazMuito tem se falado sobre as livrarias, mas pouco tem se escutado o que é que as livrarias e os livreiros têm a falar. Não vou cometer o fanatismo de supra valorizar a livraria em detrimento de outros atores igualmente fundamentais para que o exercício de liberdade do autor, que se transforma em obra, livro e este último chegue até às mãos de quem o queira ler. Mas como leitor, cidadão, pai, filho de um dos fundadores da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e hoje em exercício como diretor-presidente, seria irresponsável se viesse até aqui hoje e dissesse: “amigos, mercado e sociedade, estamos muito bem, obrigado!” Como na parábola dos cegos que conhecem um elefante ou da caverna de Platão, a perspectiva de quem vê e o quanto vê, pode mudar muito sobre o que ela percebe. E tenho acompanhado como as livrarias têm sido percebidas há algum tempo. E muito se fala sobre o preço do livro e sobre a livraria, quase como um pedágio que cobra taxas demais.Notadamente, esta percepção desconhece que o preço médio de um livro padrão não se altera há mais de 10 anos. Não compreende a inflação desenvolvida durante esta década, nem como a pressão desses fatores agem. Clique no Leia Mais e tenha acesso ao artigo de Afonso Martin, presidente da ANL.

PublishNews, Redação, 16/11/2015

Em 2016, 'Um homem burro morreu', de Rafael Sperling, sai na Espanha pela Maresia Libros | © DivulgaçãoAinda em 2015, Hotel Atlântico e Quieto animal da esquina, de João Gilberto Noll, saem nos EUA pela Two Lines. Em 2016, Um homem burro morreu, de Rafael Sperling, sai na Espanha pela Maresia Libros; Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leandro Narloch, sai na Rússia pela Laurus e O que não existe mais , de Krishna Monteiro, sai na França pela Le Lampadaire. Os negócios foram intermediados por Valéria Matins, da agência literária Oasys Cultural.

PublishNews, Redação, 16/11/2015

Ana Cristina César será a homenageada da Flip 2016 | © Divulgação/IMSParaty já se prepara para a Flip de 2016. A festa, marcada para acontecer entre os dias 29 de junho e 3 de julho, terá uma mulher como homenageada. A autora escolhida foi a poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983). Expoente da geração da Poesia Marginal, que nos anos 1970 se firmou distribuindo edições caseiras no Rio de Janeiro, ao largo do mercado editorial e sob o peso da ditadura militar, Ana fundou uma vertente marcante na poesia brasileira contemporânea. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta matéria.

O ESTADO DE S.PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 13/11/2015

São três os lemas da Zazie Edições: “Sou inteiramente otimista. Sem deixar de ser pessimista” (Drummond), “Ó, rã pequenina, não se deixe vencer!” (Issa Kobayashi) e “Não estou interessada em dinheiro, só quero ser maravilhosa” (Marilyn Monroe). Zazie é a nova invenção de Laura Erber, artista e autora de Esquilos de Pavlov, e do crítico Karl Erik Schøllhammer. Pela apuração da coluna Babel, a aposta será em coleções – conjuntos e recortes capazes de repensar e propor novos arranjos e visões das artes e da literatura e do que cada linguagem troca entre si, explicam. Tudo digital e grátis – com download pelo site, que será lançado dia 12, no MAM-Rio, junto com os primeiros títulos da coleção Ninguém mais sabe, “de livrinhos individuais de desenho seguidos de um breve comentário elaborado por cada autor/autora sobre sua prática e compreensão do desenhar”. O romeno Dan Perjovischi, que estará na primeira leva da coleção. Os outros autores também deste primeiro lançamento são Zuca Sardan, Carla Gagliardi, Fernanda Lopes, Tatiana Podlubny e Luiza Leite (Brasil), Tove Storch (Dinamarca), Sebastian Diaz Morales (Argentina / Holanda) e Anne-Lise Broyer (França).

O ESTADO DE S.PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 13/11/2015

A Descaminhos, criada por André Caramuru Aubert para produzir apenas e-books, apresenta seu primeiro livro impresso no dia 24, informou a coluna Babel. Só uma estranha luz como pensamento, romance do próprio editor, abre a catálogo tradicional da editora. Na sequência, até o Natal, deve ser lançado, nos dois formatos, Tirando a louca do armário, com contos inéditos de Naum Alves de Souza. “Percebemos que, na cabeça das pessoas, e-book não é livro, e isto não deve mudar tão cedo”, lamenta. Quando for viável, os livros sairão nas duas versões. Se não for, só em digital. A corrida agora é para ajeitar o site e vender direto ao leitor.

PublishNews, Redação, 16/11/2015

O nosso colunista Greg Bateman avisa que está com uma vaga aberta na sua Hondana para bibliotecário freelancer. O selecionado vai reorganizar o acervo digital, atribuindo novas categorias e tags. O candidato deve ter experiência em sistemas de classificação e os que já trabalharam com livros digitais saem na frente. Os interessados devem enviar currículos, junto com a pretensão de honorários, para o e-mail rh@hondana.com.br colocando no subject “Hondana | Bibliotecário”.

O GLOBO, PATRÍCIA KOGUT, 15/11/2015

Atriz e escritora de primeira linha, Fernanda Torres vai estrear agora como roteirista na Globo, informou a colunista Paraicia Kogut. Seu romance, Fim, será uma microssérie de oito capítulos. O projeto é do núcleo de José Luiz Villamarim e está nas mãos de Maria Camargo.

“Escrevi 22 livros, entre eles romances históricos, memórias, literatura jovem, passei por diversos estilos. Presto cada vez menos atenção na expectativa dos outros e mais em descobrir o que de fato tenho a oferecer.”
Isabel Allende
Escritora chilena
1.
Dois mundos, um herói
2.
Grey
3.
Diário de um banana - Bons tempos
4.
Muito mais que 5inco minutos
5.
Maria
6.
Morri para viver
7.
Philia
8.
Diários da presidência vol.1
9.
Eu fico loko 2
10.
Felizes para sempre
 
O GLOBO, FABIANO RISTOW, 15/11/2015

A prisão de um dos maiores gângsters de todos os tempos, retratado no filme Aliança do crime, só foi possível, em parte, graças a dois jornalistas que enfrentaram a desconfiança das autoridades para publicar a escandalosa história de James Bulger. Após meses de investigação, foi descoberto que James “Whitey” Bulger havia sido responsável, durante os anos 1970 e 1980, por assassinatos, estupros, roubos, extorsões e tráfico de drogas, tudo com a conivência do FBI. À época, a reportagem, publicada por Dick Lehr e Gerard O’Neill no jornal “Boston Globe”, em 1988, foi vista como especulação. Afinal, em quem acreditar? Nos orgulhosos homens do governo que vinham recebendo cobertura favorável por desmantelar a máfia italiana? Ou num grupo de jornalistas que o FBI pintava como pessoas com interesses escusos? Mas, quase uma década depois, a justiça intimou o órgão a confirmar a história. Hoje, os dois principais envolvidos na trama estão detidos.Toda a investigação, compilada no livro Aliança do crime (Intrínseca), lançado no mês passado, deu origem ao filme homônimo estrelado por Johnny Depp, cuja sombria caracterização do chefão do crime o colocou como um dos principais candidatos ao Oscar de melhor ator.

O GLOBO, ANCELMO GOIS, 15/11/2015

Depois de trabalhar sete anos como livreiro da Travessa, observando a forma como as pessoas compram livros, Leandro Muller, 37 anos, que coordena o curso de pós-graduação em Editoração do Iuperj, acaba de escrever O consumidor de livros. Em sua coluna, Ancelmo Gois listou os tipos de clientes de livrarias listados por Muller: os que sabem o que querem, incluindo aqueles que levam o nome anotado; os que querem algo dentro de um tema e os que estão abertos a sugestões; os que querem um livro específico, mas não sabem nada sobre ele (“Eu queria um livro... mas não lembro o título, esqueci o autor e não sei qual é a editora”) e os que nem falam com os livreiros (clientes self-service).

O GLOBO, ANCELMO GOIS, 15/11/2015

A coleguinha Joyce Pascowitch lança, pela Intrínseca, Poder, estilo & ócio. No livro, ela conta que, durante o período impeachment de Collor, a então primeira-dama, Rosane Collor, ligou para reclamar de uma nota sobre a roupa dela. A jornalista avisou que não podia falar naquele momento, porque estava no plenário da Câmara acompanhando o... impeachment do marido de Rosane. As informações são de Ancelmo Gois.

O GLOBO, ANCELMO GOIS, 15/11/2015

A Sextante lança, na próxima semana, uma edição comemorativa dos 25 anos de publicação de O Alquimista, de Paulo Coelho, noticiou Ancelmo Gois em sua coluna. Trata-se de um dos maiores sucessos de venda mundial. Nos EUA, está há 378 semanas na lista de mais vendidos do jornalão The New York Times.

O ESTADO DE S.PAULO, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 13/11/2015

Se já é um desafio encontrar o Wally com sua roupa listrada nos livros que são sucesso desde o final dos anos 1980, imagine num volume repleto de contornos em preto e branco como a imagem que está acima. Onde está Wally? – O livro de colorir sairá pela Martins Fontes – Selo Martins no primeiro trimestre de 2016, indica a coluna Babel. E tem mais. Para o Natal, sai um livro de adesivos do personagem. E outros dois Onde está Wally? estão na fila, ainda sem título em português: In outlet space e Across lands.

O GLOBO, GUILHERME FREITAS. 14/11/2015

Quem passa pela estrada principal de Secretário, distrito de Petrópolis a 100 km do Rio, vê de longe na serra uma faixa de vegetação densa cercada de pasto. A mata preservada está no sítio do poeta e tradutor Leonardo Fróes, de 74 anos, que se mudou para lá no início da década de 1970, depois de largar a vida no Rio. Plantas, pedras e animais são figuras constantes na obra de Fróes, que volta às livrarias com o lançamento da antologia Trilha (Azougue Editorial). O livro cobre toda a carreira do poeta, da estreia, em 1968, até três inéditos de 2014 e 2015. Nesse percurso de quase cinco décadas, trocou um cargo de prestígio numa editora carioca e um apartamento confortável no Arpoador pela vida na serra ao lado da mulher e, mais tarde, dos dois filhos. Reformou e ampliou com as próprias mãos a casa de madeira no sítio, aprendeu os nomes das árvores e o cultivo da terra. Encontrou, assim, um novo entendimento da poesia.

UBIRATAN BRASIL - O ESTADO DE S.PAULO, 14/11/2015

Aos 33 anos, Pedro Neschling já se orgulha de uma carreira consagrada como ator, diretor, roteirista e dramaturgo. Mas, no fundo, ainda havia uma lacuna. “São muitas atividades que, por serem intensas, retardaram minha estreia na arte que realmente desejava exercer, a literatura”, comenta ele, que agora cumpre mais uma etapa com o lançamento de Gigantes (Companhia das Letras, 232 pp.,R$ 34,90 e-book R$ 23,90), seu primeiro trabalho ficcional, curiosamente assinado pelo seu nome mais completo, Pedro Henrique Neschling. O tempo de maturação, na verdade, foi útil. Na trama do livro, cinco jovens de características bem distintas entre si acalentam o sonho de um futuro brilhante, recheado de boas oportunidades. Mas eles, que na festa de formatura do ensino médio sonhavam em se tornar “gigantes” e vitoriosos, percebem, aos poucos, que o futuro não se tornou tão grandioso assim.

O GLOBO, REDAÇÃO, 15/11/2015

O ônibus-biblioteca do projeto “Livros nas praças” estaciona sexta-feira, feriado da Consciência Negra, no Parque Madureira (Rua Parque Madureira s/nº - Rio de Janeiro/RJ). Com cerca de dois mil títulos a bordo, a iniciativa tem como objetivo emprestar gratuitamente aos moradores cadastrados qualquer título do acervo, que abrange obras adultas e infantojuvenis. Cerca de 80% dos autores são brasileiros, como Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Paulo Coelho e Thalita Rebouças.

PORTAL G1, REDAÇÃO, 15/11/2015

A Biblioteca Pública Arthur Vianna do Centur (Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré – Belém/PA) recebe a partir desta segunda-feira (16) uma série de encontros chamada “Diálogo sobre o Sistema Braille”, como parte da programação que celebra os 41 anos da Seção Braille do espaço. O evento será realizado das das 15h às 17h e segue até o dia 19. A ideia é abrir um canal de diálogo para os familiares e amigos de deficientes visuais e a comunidade em geral que frequenta a biblioteca. Na terça-feira (17), o Cine Líbero Luxardo exibe curtas-metragens com audiodescrição a partir das às 10h. Na quarta-feira (18) jovens e adultos serão convidados para um torneio de dominó, na Seção Brinquedoteca, localizada no segundo andar da biblioteca.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.