Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 03/09/2015
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 02/09/2015

Há quem diga que o mês de agosto é o mês do desgosto. Superstições postas de lado, o mês de agosto foi bom para os autores nacionais. Na sexta-feira passada (28), eles foram maioria na lista tradicional do PublishNews [https://www.publishnews.com.br/materias/2015/08/28/pintaram-a-lista-de-verde-e-amarelo]. Que o diga Isabella Freitas, autora de Não se apega, não e Não se iluda, não (ambos pela Intrínseca), que, na última semana de agosto desbancou os best-sellers Jardim secreto e Floresta encantada (Sextante). Na lista Nielsen PublishNews, que apura somente os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros, ela emplacou os dois livros no topo da lista de ficção. Completa o pódio de ficção Paula Pimenta, que é a autora número um quando se trata da quantidade de livros na lista Nielsen PublishNews. Ela emplacou nove livros em agosto. Clique no Leia Mais para ter acesso aos outros destaques da lista Nielsen PublishNews.

PublishNews, Mike Shatzkin, 03/09/2015

Duas notícias recentes e como as coisas estão se desenvolvendo prognosticam algumas coisas sobre a direção do mercado e-book. Uma notícia é que a leitura em telefones está realmente decolando. Mais da metade dos consumidores de e-book usam seus celulares pelo menos por algum tempo e o número dos que leem principalmente nos celulares chega a um em cada sete. A outra é que o mercado de e-books alemão está eliminando, em sua maioria, o DRM. A Random House seguiu editora Holtzbrinck e abandonou as travas digitais, fazendo com que um dos maiores mercados do mundo entre num caminho no qual o mercado de língua inglesa se recusou determinadamente a pisar. Clique no Leia Mais e entenda melhor como essas duas notícias afetam o mercado de e-books.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 02/09/2015

Pouco se sabe sobre o mercado de livros digitais no Brasil. Editoras não divulgam os números de vendas, e dizem apenas que elas representam 1%, às vezes 2%, do faturamento. Tampouco interessa às livrarias revelar seu market share. Juntando uma informação aqui e outra ali era possível entender um pouco do comportamento do leitor, mas faltavam um levantamento e uma análise mais sistemáticos que pudessem ajudar a construir um histórico – e, quem sabe, apontar caminhos para que o mercado seja, de fato, promissor. A partir de hoje (3), a Simplíssimo, uma das primeiras empresas produtoras de e-book do País, vai publicar, em seu site, semanalmente, o ranking dos e-books mais vendidos no Brasil. Ainda não é a solução perfeita, já que a lista não considera a quantidade de livros vendidos, um segredo de Estado em qualquer país.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

Depois de dez anos instalados no bairro do Jaguaré, o Grupo IBEP Educação se muda definitivamente para a Vila Olímpia. Instalados em um prédio de quatro andares na rua Funchal, 263, vai abrigar as editoras IBEP, Base Editorial, Companhia Editora Nacional, Conrad, os sistemas de ensino Educar e Aprender, o IBEP Idiomas e o Instituto Nacional de Educação e Cultura, o INEDUC. O IBEP aproveita a mudança física para trocar nomenclatura do Grupo. O antes, Grupo IBEP, agrega agora a palavra “Educação”, passando a se chamar Grupo IBEP Educação.

PublishNews, Redação, 1º/09/2015

Prestes a completar 20 anos, neste mês de setembro, a Boitempo está reforçando seu departamento de divulgação. É que a editora acaba de contratar Leonardo Fabri como divulgador focado no atendimento a professores. Fabri tem passagens pela Oxford University Press, pela Livraria Cultura e pelo BritishCouncil.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

A Câmara Argentina de Publicações (CAP) promoverá nos dias 16 e 17 de setembro o seminário Marketing Digital para Livros. O encontro reunirá especialistas internacionais da indústria editorial como Jeffrey Yamaguchi (NYU's School of Professional Studies), Chris Sigfrids (Grupo Crown Publishing/Penguin Random House) e Robert E. Baensch (Baensch International Group) para discutirem e analisarem as oportunidades que os meios digitais representam para o desenvolvimento de estratégias e ações de marketing para os livros. A programação acontece no Paseo La Plaza (Av. Corrientes 1660, Buenos Aires). Confira mais detalhes sobre o evento aqui.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) está trabalhando na elaboração da programação da 25ª Convenção Nacional de Livrarias, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro. Neste ano, o evento tem como tema 'Crie na Crise'. Até o final deste mês, a programação oficial será divulgada, mas já estão previstas mesas de discussão sobre o papel da livraria ao longo dos tempos, marketing e criatividade no varejo, além de workshops e palestras com a finalidade de apresentar cases do varejo nacional e estrangeiro onde o diferencial foi a criatividade em momentos de crise. Haverá também mesa de debate sobre o PL 49/2015 e uma Rodada de Negócios, realizada nos dois dias do evento com duas horas de duração.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

Dando prosseguimento à campanha de incentivo à leitura iniciada em julho com a exibição de um filme durante a sua programação, a TV Globo promove, nesta sexta-feira (4), às 11h15, o diálogo literário O jovem produtor e consumidor de literatura durante a Bienal do Rio. Voltada a educadores, a mesa vai reunir a socióloga Zoara Failla e os autores Jessé Andarilho, Viviane Sales e Leandro Narloch, que vão falar sobre suas trajetórias profissionais e debater formas de despertar nos jovens o interesse e a curiosidade pelos livros. A mediação será da jornalista Bianca Ramoneda, da GloboNews. A conversa faz parte do I Fórum de Educação, organizado pela Bienal, e que, ao longo do dia, também discutirá outros temas, no Auditório do Pavilhão Verde, no Riocentro.

“Não tenho muito ciúmes dos livros, gosto de emprestá-los, mesmo sabendo que não vai voltar.”
João Gilberto Noll
Escritor brasileiro
1.
Não se iluda, não
2.
Philia
3.
A mágica da arrumação
4.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
5.
O pequeno príncipe
6.
Jardim secreto
7.
Eu fico loko 2 - cards
8.
Abilio
9.
Um ano inesquecível
10.
Floresta encantada
 
PublishNews, Redação, 03/09/2015

O Submarino e a editora Guarda-Chuva vão apresentar uma série de encontros entre autores e leitores na Bienal do Livro do Rio, que começa hoje (3) e segue até o dia próximo dia 13. Em destaque, o bate-papo dedicado ao público de jovens adultos, no dia 13, às 19h, com os blogueiros Clara Mello (Blog da Clara), Michel Uchiha (No Meu Mundo) e Ana (Leitora da Depressão), além da editora da revista Capitolina, Sofia Soter. A mediação ficará com a jornalista, Fabiane Pereira. O encontro será no estande do Submarino, que fica no pavilhão azul do Riocentro.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

A capital paulista sedia, até a próxima sexta-feira (04), as reuniões da Comissão de Braille Latino-Americana, do Comitê Executivo do Conselho Ibero-Americano do Braille, do Conselho Mundial do Braille e o Seminário Internacional sobre o Braille. Com o título Mãos à Obra, os encontros abordam a importância do braille na educação e sua interação com a tecnologia. Os representantes, vindos de todo o mundo para a programação também farão uma visita à Fundação Dorina Nowill, instituição com quase 70 anos de atuação em prol das pessoas com deficiência visual e que abriga a maior imprensa braille da América Latina. Os demais encontros acontecemo no Novo Hotel Jaraguá.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (BA), a Flica, acontece só em outubro, mas os soteropolitanos terão a chance de provar um pouquinho do que vem por aí. É que nos dias 18 e 19 de setembro, em Salvador, acontece o lançamento oficial da festa. O evento, marcado para a Caixa Cultural (Av. Carlos Gomes, 57 – Centro), contará com mesas literárias, programação infantil e apresentações musicais. A entrada é franca.

PublishNews, Redação, 1º/09/2015

Seguem abertas as inscrições para o 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, evento que fazia parte da Jornada de Passo Fundo e que, neste ano, ganhou autonomia depois do cancelamento do evento idealizado por Tania Rösing. O seminário acontece de 28 de setembro a 01 de outubro, na Universidade de Passo Fundo, com patrocínio do Itaú Cultural. Nos dois primeiros dias estão programados encontros com mestrandos e doutorandos das áreas de Letras, História e Educação com os pesquisadores franceses Roger Chartier e Anne Marie Chartier. Também estão programados painéis, além de apresentações de comunicações orais, abertas a todos os interessados. No último dia, haverá uma homenagem da Academia Passo-Fundense de Letras ao escritor Ignácio de Loyola Brandão, com a presença do autor. Confira a programação completa. As inscrições podem ser feitas aqui.

Folha de S.Paulo, Juliana Gragnani, 02/09/2015

Para Machado de Assis, era uma "mulher de vida airada" ou uma "mulher pública". Na tradução apresentada a crianças de 10 a 12 anos de um colégio particular em São Paulo, é, sem rodeios: "prostituta". A edição de Oliver Twist usada pelo colégio Magister (zona sul) revoltou pais. O clássico do escritor inglês Charles Dickens (1812-1870) narra a vida de um menino órfão, Oliver, que é criado em condições miseráveis em um albergue de uma pequena cidade da Inglaterra. Mais tarde, acaba se envolvendo com criminosos em Londres. Machado traduziu parte da obra. A edição indicada aos 60 alunos do 6º ano do Magister é uma adaptação em quadrinhos feita por um autor francês. No Brasil, foi traduzida por Luciano Vieira Machado e publicada pela editora Salamandra (240 págs., R$ 49). No site da editora, o livro é indicado para crianças com idade a partir dos oito anos.

Folha de S.Paulo, 01/09/2015

E não sobrou nenhum foi eleito o melhor livro de Agatha Christie com 21% dos votos em uma enquete promovida pelos administradores do patrimônio da autora, informou a BBC de Londres. Assassinato no Expresso do Oriente e O assassinato de Roger Ackroyd ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A iniciativa comemora os 125 anos da escritora, em 15 de setembro. Cerca de 15 mil pessoas participaram do projeto. O livro não traz os detetives emblemáticos de Christie, Hercule Poirot e Miss Marple, mas ainda assim vendeu mais de 100 milhões de cópias mundialmente. O livro conta a história de dez pessoas que não se conhecem e estão presas em uma ilha.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

Completando 50 anos de carreira, Paulo Henrique Amorim lança O quarto poder – Uma outra história (Hedra; 560 pp; R$ 49,90), no qual reúne meio século de jornalismo com tudo aquilo que as notícias nunca deram: o lado de dentro do jornalismo e do poder. No livro, o autor trata da história pouco conhecida dos meios de comunicação no Brasil, desde os primórdios, no período Vargas, passando pela criação e pelo apogeu da Rede Globo, a partir do governo militar, e incluindo os bastidores de grandes momentos da história contemporânea, além de encontros com os principais nomes da mídia e do poder. Hoje (3), a Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, São Paulo/SP) recebe Amorim e seus convidados para sessão de autógrafos. A partir das 19h30.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

No livro Reforma eleitoral no Brasil (Civilização Brasileira, 224 pp, R$ 35), o jurista Joaquim Falcão reúne 15 artigos que tratam de aspectos como tecnologia nas eleições e financiamento de campanhas. O livro é resultado da parceria entre a FGV Direito Rio e o jornal O Estado de S. Paulo. Durante as eleições presidenciais de 2014, pesquisadores e professores da FGV acompanharam e discutiram decisões do TSE sobre o uso das redes sociais e das novas tecnologias pelos candidatos. Em seus artigos, o livro discute temas atuais, como uso de WhatsApp e Facebook em campanha eleitoral. No dia 8 de setembro, o livro será lançado na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Avenida Higienópolis, 618, Consolação, São Paulo/SP), a partir das 19h. O lançamento será precedido do debate Eleições e Tecnologia: lições de 2014 e desafios para 2016, que contará com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Antônio Carlos Mathias Coltro, dos professores da FGV Direito Rio e autores, Eduardo Muylaert e Silvio Meira, e dos jornalistas do Estado de S. Paulo, José Roberto de Toledo e Iuri Pitta.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

O cientista político italiano Norberto Bobbio analisa em O futuro da democracia (Paz & Terra; 172 pp; R$ 39 - Trad. Marco Aurélio Nogueira) as dificuldades enfrentadas pela “democracia real”. O autor reúne ensaios publicados originalmente entre 1978 e 1984, nos quais confronta as promessas feitas pelo modelo democrático com o que de fato foi realizado nas sociedades em que vigora este regime. Mas, ainda que ressalte as contradições em jogo, Bobbio promove uma defesa da prática democrática, opondo-se a quaisquer reacionarismos e dogmatismos. O título está na 13ª edição e volta às livrarias com tradução revista e nova capa.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

A vida de d. Pedro II foi quase inteiramente dedicada ao seu império e aos estudos nas mais diversas áreas científicas. Durante seu reinado de quase meio século, ele realizou três grandes viagens internacionais, e duas delas, em 1871 e 1876, incluíram o Oriente e a África do Norte. Em suas viagens, o então imperador do Brasil alimentou um diário em que registrava suas experiências não apenas em palavras, mas também em desenhos de próprio punho – croquis rabiscados durante a noite, à luz de velas e fogueiras. Com esse material e outros inéditos, o pesquisador Roberto Khatlab refez o itinerário do imperador e reconstruiu, em As viagens de D. Pedro II (Benvirá, 408 pp; R$ 54,90), sua passagem pelas terras do Oriente Médio e da África do Norte. O livro narra as negociações, os estudos e as impressões que o imperador do Brasil teve sobre aqueles povos, seus idiomas e cultura.

PublishNews, Redação, 03/09/2015

Histórias que não são contadas na escola (Discovery Publicações, 96 pp; R$ 24,90), escrito pelo jornalista Antero Leivas, desvenda boatos e mentiras de personagens que marcam a história do Brasil. Entre eles, o do famoso quadro da independência no museu do Ipiranga, onde D. Pedro I está sentado sob um cavalo branco clamando por independência ou morte. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro I, segundo o autor, desmontou da sua mula e não de um belo corcel. Outro exemplo de história mal contada apresentada no livro é a das cores da bandeira brasileira, que não simbolizam a natureza, o mar e o ouro. A obra trata de revelar o lado oculto da história de maneira divertida.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.