Bookwire corta fornecimento para Saraiva e Cultura
PublishNews, Redação, 31/07/2018
Empresa alemã também vai rever relatórios de vendas recentes, que devem sofrer redução

Em comunicado enviado hoje, a Bookwire informou ao mercado que está cortando o fornecimento de e-books para a Saraiva e Cultura, pois as empresas não honram seus pagamentos desde o início do ano. A distribuidora digital com sede em Frankfurt ainda informou que reverá os relatórios de vendas enviados recentemente para as editoras, e que os mesmos poderão sofrer dedução. A empresa quer evitar que continue pagando as editoras por vendas que não está recebendo.

Sede da Bookwire na Alemanha. © Lima Andruška
Sede da Bookwire na Alemanha. © Lima Andruška

Como a Bookwire adquiriu a DLD no ano passado, ela controla a distribuição da grande maioria dos e-books publicados pelas editoras brasileiras, o que significa que tanto a loja do LEV, da Saraiva, quando a a da Cultura, em parceria com a Kobo, ficam agora bastante desabastecidas. Vale lembrar que livros já comprados por usuários poderão ainda ser baixados por um período que vai de seis meses a um ano, dependendo do contrato.

"Lamento a decisão, mas temos a responsabilidade perante as editoras, e fizemos pagamentos antecipados na expectativa de uma solução", explica Marcelo Gioia, diretor geral da Bookwire no Brasil. "Temos a expectativa que a situação se regularize e restabeleceremos o acesso assim que as livrarias retomarem o processo de pagamento", continuou.

As editoras com contrato por fulfillment com a Bookwire terão a opção de suspender ou não o fornecimento, pois neste caso a empresa alemã atua apenas como o operador logístico e não faz a gestão comercial ou financeira com as livrarias.

Abaixo o comunicado na íntegra:

"Prezados Clientes,

Como é do conhecimento de todos, o mercado editorial brasileiro passa por momentos difíceis, em especial, uma crise aguda no varejo.

Bookwire/DLD não mais tem recebido pagamentos de Saraiva e Livraria Cultura desde o início de 2018. Parte desses valores já foram repassados para as editoras sem que tivéssemos a contrapartida dos recebimentos vinculados.

Por essa razão, estamos fazendo essa comunicação que é acompanhada de duas ações, a saber, suspensão imediata do acesso das lojas aos catálogos que entregamos até que os pagamentos retornem ao padrão e uma revisão dos mais recentes relatórios enviados às editoras, que deverão sofrer uma dedução.

Para as editoras que somente mantém contrato com Kobo através da Bookwire, e cujo recebimento é realizado pela Kobo, seus respectivos catálogos continuarão sendo oferecidos nas lojas conveniadas da Kobo, o que inclui a Livraria Cultura.

Contamos com a compreensão de vocês nesse especial momento, e contem com a equipe da Bookwire para solução de eventuais dúvidas.

Obrigado,
Equipe Bookwire Brasil"

[31/07/2018 16:53:37]