A editora criada a partir da experiência da HSM na realização de eventos (HSM Expo, HSM Leadership Summit, SingularityU Brazil Summit e HSM HR Conference são alguns dos eventos realizados pela empresa) se consolidou como uma das mais importantes no segmento de educação corporativa publicando livros de gestão, liderança e inovação empresarial. Com o acordo, a HSM sai do negócio de livros a passa a focar exclusivamente nos eventos e na área de educação corporativa. O selo HSM Publishing vai sumir tão logo zerem os estoques remanescentes, que também foram para as mãos da Alta Books. Assim que esgotados, novas reimpressões ou novas edições sairão com a chancela da Alta. O acordo prevê ainda que autores vindos ao Brasil a convite da HSM e cujos livros estejam disponíveis serão publicados pela nova casa.
Esta será a terceira aquisição em menos de 18 meses feita pela Alta Books. Em dezembro de 2016, adquiriu mais de 100 títulos da Elsevier, abrangendo vários trabalhos e escritores como Robert Kiyosaki, Stephen Covey, Tim Brown (Design thinking), Alexander Elder, Marcelo Gleiser, Norman Kestenbaum e Peter Drucker, Philip Kotler, entre outros. Em março de 2018, há menos de três meses, fez a aquisição do catálogo de idiomas do Grupo GEN, que incluiu autores consagrados como Ron Martinez, Cristina Shumacher, Ben Parry Davies, Michael A. Jacobs, Denilso de Lima entre outros, que passam a ter seus livros editados pela Alta Books.
Para a Alta Books, a operação com o catálogo da HSM visa aumentar o market share da editora e consolidar a marca como líder e referência na publicação de livros sobre tendências de gerenciamento global. Em 2017, a editora reportou crescimento de 49% em relação ano de 2016 e em 2018 um crescimento de 51%, considerando apenas o primeiro semestre de 2018.
"Com a negociação destes importantes ativos editoriais, a Alta Books passará a gerir um vasto e completo catálogo no segmento, que inclui agora o excelente catálogo do HSM, uma das editoras com catálogo mais respeitado neste segmento, cujas obras e autores são mundialmente renomados", disse em comunicado Gorki Starlin, editor-executivo da Alta Books.
Do outro lado, Guilherme Soarez, CEO da HSM, comentou: “acreditamos no poder da transformação que o conhecimento traz para os indivíduos. São indivíduos que mudam organizações e são as organizações que mudam uma nação. Ao transferirmos nosso acervo para a Alta Books, contribuímos para que este conhecimento chegue a um maior número de brasileiros e assim contribua para a transformação do Brasil em um país mais próspero e justo”.
Em 2016, os livros da HSM passaram a ser editados e comercializados pela Casa Educação, que agora sai de cena. A revista HSM continua sendo editada pela Casa Educação.