Mais do PublishNews na Flip
PublishNews, Redação, 02/07/2018
No podcast dessa semana, nossa equipe adianta mais alguns detalhes da programação da Casa PublishNews em Paraty e comenta aquilo que foi notícia na semana passada

Desde 2014, o PublishNews levanta em Paraty uma casa que se constituiu ao longo desses anos um ponto de encontro do mercado editorial brasileiro. Ali se reúnem – seja para uma cervejinha no fim do dia, seja para debater assuntos relacionados à indústria – toda sorte de profissionais do mercado editorial e livreiro brasileiro: editores, agente literários, tradutores, revisores, escritores, livreiros etc. 

Na edição (especial de festa junina!) dessa semana do Podcast do PublishNews, nossa equipe dá mais alguns detalhes da programação da Casa PublishNews na Flip. Uma das mesas confirmadas na programação debaterá a gestão de legados com Daniel Fuentes, quem gerencia o espólio deixado por Hilda Hilst. Ele vai bater um papo com a editora Sandra Espilotro contando um pouco como é feita a gestão do legado da homenageada da Flip nessa edição. A mesa está marcada para acontecer na quinta-feira (26), entre 15h e 16h. 

Na sexta-feira (27) casa vai receber novamente dois debates que foram campeões de audiência na edição passada. Às 11h30, vamos reunir curadores de eventos literários que vão falar um pouco sobre os desafios de se levantar festivais que celebram a literatura Brasil adentro. Ali, eles aproveitam para lançar um manifesto capitaneado por Guiomar de Grammont (Fórum das Letras de Ouro Preto) pedindo o retorno dos patrocínios de empresas estatais que historicamente fomentaram esse segmento. Entre 14h e 15h, o assunto será a internacionalização da literatura brasileira na mesa Livros que viajam, que vai reunir o ilustrador Roger Mello, a vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, Marifé Boix Garcia, e o gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. Ainda na sexta-feira, vamos debater os clubes de assinatura de livros, que voltou a ser um grande vendedor de livros no Brasil. Para essa mesa, temos confirmados Gustavo Lembert (TAG), Renata Nakano (Quindim) e Cinthya Spaggiari (Leiturinha).

As mudanças nos programas de compra de livros pelo governo federal, os projetos de lei que afetam a indústria do livro (Lei do Preço Fixo, Lei Castilho e Fundo Nacional Pró-Livro) estarão em pauta na mesa O livro e a Lei: as políticas públicas do livro, que vai reunir nomes como José Castilho Marques Neto, Renata Costa, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e Guilherme Relvas, titular do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). A Casa terá ainda um espaço dedicado a debater a realidade do mercado de livrarias no Brasil, reunindo nomes como Rui Campos (Travessa), Elisa Ventura (Blooks) e Orlando Prado (Livraria da Vila).

Nesse ano, a Casa reunirá sete parceiros que estarão conosco nos dias da Flip. São eles: Edições Sesc SP, Editora Labrador, Metabooks, Feira do Livro de Frankfurt, RR Donnelley, UmLivro (Meta) e Poeme-se.

E mais no podcast 

Além de contar as novidades da Casa, nossa equipe comentou aquilo que foi notícia na semana passada. Assuntos como a emenda proposta pelo deputado Tadeu Alencar (PSB / PE) de destinar 3% da arrecadação das loterias federais para o Fundo Nacional Pró-Livro; a volta do e-commerce da rede Leitura e os eventos inusitados da Flip e da Feira do Livro de Frankfurt também estiveram na pauta do programa, que tem o patrocínio do Ubook. 

Clique abaixo para conferir a íntegra do Podcast do PublishNews.

[02/07/2018 09:53:58]