Apanhadão: Malala vem aí
PublishNews, Redação, 02/07/2018
E mais: Scholastique Mukasonga lança novo livro, autor John Grisham vai para a Arqueiro e pesquisador encontra última suposta foto de Machado de Assis

Malala é a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz | © Southbank Centre
Malala é a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz | © Southbank Centre

Neste final de semana o Estadão trouxe uma novidade interessante: Malala Yousafzai virá ao Brasil. A mais jovem ganhadora do Nobel da Paz desembarca em São Paulo na próxima segunda (9), para falar sobre o poder transformador da educação e da leitura. O evento, fechado para convidados como alunos de escolas públicas e de ONGs parceiras do Itaú Unibanco, acontece no Auditório do Ibirapuera. O jornal também trouxe uma matéria com Scholastique Mukasonga para falar sobre seu novo livro, Baratas (Nós) que escreveu depois de voltar ao seu país e que serviu como uma espécie de túmulo de papel para seus mortos. Pra completar, o jornal também destacou o escritor e cineasta Atiq Rahimi, autor de A balada do Cálamo (Estação Liberdade), está prestes a partir para Ruanda, para fazer seu novo filme: Nossa Senhora do Nilo, uma adaptação da obra homônima de Scholastique. As filmagens começam em outubro. 

A coluna da Babel contou que o autor John Grisham agora é da Arqueiro. O autor dos best-sellers A firma, Dossiê Pelicano e Tempo de matar, publicados por aqui pela Rocco, estará agora ao lado de outros nomes como Dan Brown e Ken Follett. A editora prevê o primeiro título, The Rooster Bar, para outubro. A coluna deu destaque também para algumas novidades da Flip. A primeira é que a HarperCollins estará na casa Santa Rita da Cassia. Na quinta (26), realiza um encontro sobre J.R.R. Tolkien, seu mais novo autor, e C.S. Lewis; na sexta o Leia Mulheres debate Joan Didion; e no sábado, recebe Colson Whitehead.

Na Folha o assunto foi a ajuda que a Amazon está pedindo a pequenos empresários para entregar seus pacotes, reduzindo sua dependência quanto ao correio dos EUA (USPS) e outros grandes serviços de entrega. A varejista informou na última semana que estava em busca de centenas de parceiros, "com pouca ou nenhuma experiência em logística", para que estes criem empresas de entregas, equipadas com veículos e uniformes portando a marca da Amazon. Mas especialistas em questões trabalhistas afirmam que o arranjo permitirá que a empresa colha os benefícios de uma vasta rede de entregas sem que precise arcar com muitos dos riscos e das responsabilidades envolvidos.

A Painel das Letras também trouxe outras novidades sobre a Flip: A edição da revista Quatro Cinco Um que chega agora às livrarias, com um especial para a festa literária, resgata uma foto desconhecida de Hilda Hilst em sua capa; e o artista Fiódor Pavlov-Andreiévitch, filho da escritora russa Liudmilla Petruchévskaia, convidada da Flip, prepara uma performance para o evento. A coluna também adiantou que a Companhia das Letras prepara a terceira antologia da poeta polonesa, Wislawa Szymborska. As duas antologias anteriores já venderam 25 mil exemplares.

O Globo deu destaque para a última suposta foto de Machado de Assis que foi encontrada por um pesquisador em Belém. A foto foi publicada pela revista semanal argentina “Caras y Caretas”, originalmente, em 25 de janeiro de 1908. E o ‘coleguinha’ Ancelmo Gois adiantou que a Globo Livros lança a nova obra de Luciano Trigo agora em julho. Em Guerra de narrativas, a crise política e a luta pelo controle do imaginário, o autor analisa o processo de declínio do ciclo lulopetista a partir das Jornadas de Junho de 2013, e mostra como os brasileiros se tornaram reféns da divisão da sociedade entre “nós” e “eles”.

[02/07/2018 06:00:00]