Tudo como era antes
PublishNews, Leonardo Neto, 15/06/2018
Pódio da lista dos livros mais vendidos da semana volta a ser ocupado pelo 'livrão' do Luccas Neto, 'A sutil arte de ligar o foda-se' e 'O milagre da manhã'

Luccas Neto volta a liderar a lista nessa semana | © Facebook do autor
Luccas Neto volta a liderar a lista nessa semana | © Facebook do autor

Na semana passada, a lista apareceu diferentona. É que nas cinco semanas anteriores, o pódio da lista dos mais vendidos era uma espécie de fotocópia, se repetindo semana a semana. Mas daí, chegou o livro Desperte seu poder (Buzz), do coach José Roberto Marques, que liderou a lista e bagunçou todo o coreto. Nessa semana, o livro sumiu da lista e tudo voltou a ser como antes: O “livrão” do Luccas Neto (Pixel / Ediouro) retomou o primeiro lugar da Lista Geral com 8.776 cópias vendidas. Na sequência, ficaram A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 8.642 e O milagre da manhã (BestSeller / Record), com 4.992. Tudo igual ao que era nas cinco semanas anteriores à semana passada.

Sem o boom do livro de José Roberto Marques, a lista de Autoajuda teve queda de 17% nos números de vendas em comparação com a semana passada. Isso se refletiu nos números gerais da lista, que se manteve estável, mesmo com Negócio (20%), Ficção (8%), Não Ficção (5%) e Infantojuvenil (5%) crescendo.

A lista teve oito estreantes nessa semana. Em Autoajuda foram três: Desbloqueie o poder da sua mente (Gente), que ficou na quarta posição da categoria e em nono na Geral ao vender 2.652 exemplares; Como saber do que seu filho realmente precisa (Gente), com 1.679, na 8ª posição, e Seja o amor da sua vida (Outro Planeta / Planeta), com 702 e 15ª.

Em Não Ficção, o estreante foi Agilidade emocional (Cultrix / Pensamento), que ficou no 4º lugar, com 1.260 exemplares vendidos.

A Ciranda Cultural emplacou mais dois títulos em Infantojuvenil. Com isso, ela passa a liderar a categoria com seis títulos. As novidades da editora foram 60 atividades – Futebol (742 exemplares / 13º lugar) e Vamos jogar futebol (629 / 15º). A outra novidade de Infantojuvenil foi A barraca do beijo (Astral Cultural), livro que deu origem ao filme homônimo exibido pelo Netflix. Foram 600 cópias vendidas, o que lhe garantiu a 16ª colocação da lista.

Completando o time de estreantes, a Lista de Negócios deu as boas-vindas a Tudo o que você precisa saber sobre economia (Gente), que ficou na lanterninha da categoria, com 227 exemplares vendidos.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante, com 16 títulos emplacados na semana. A Intrínseca ficou em segundo, com 12 e, empatados na terceira posição, com oito títulos cada, ficaram a Gente, o Grupo Companhia das Letras e Planeta.

[15/06/2018 11:05:00]