Bagolin pede demissão
PublishNews, Redação, 15/06/2018
Em carta de demissão, agora ex-curador do Jabuti diz que não era mais possível prosseguir sem liberdade de pensamento e sem autonomia

Luiz Armando Bagolin renunciou no início da tarde desta sexta-feira (15) ao cargo de curador do Prêmio Jabuti depois das polêmicas em que se viu envolvido no decorrer dessa semana. Em sua carta de demissão, que pode ser lida na íntegra abaixo, o agora ex-curador diz que “toda mudança gera desconforto e todo desconforto gera medo” e que as mudanças que ele propôs pra 60ª edição do Jabuti gerou insatisfação em grupos de autores e editores que antes eram acolhidos em nichos específicos. “Alguns desses profissionais se acostumaram a estabelecer e a ditar as regras do jogo a fim de atender os seus próprios interesses. Acho isto um erro!”, disse na carta.

Bagolin reafirma que as mudanças propostas por sua equipe foram tomadas em coletivo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade que organiza o prêmio, e que “nada foi construído sozinho ou sem o consenso da maioria” nas comissões que integram a Câmara.

Bagolin rebate Volnei Canônica, colunista do PublishNews que elaborou dois artigos em que questiona, em nome de 360 criadores da Literatura Infantil e Juvenil, pontos do novo Jabuti. “Discordo das posições ali apresentadas, pois embora revele ter conhecimento das especificidades de cada gênero, do que é literatura infantil, do que é a juvenil (como se na CBL já não soubéssemos dessas diferenças) demonstra a mais completa ignorância de como é feito um Prêmio Jabuti, além de outras informações históricas incorretas”, diz na carta.

O ex-curador comenta ainda a resposta que deu a Volnei Canônica na própria página do colunista no PublishNews. Na ocasião, Bagolin disse: “Com todo respeito às suas opiniões meu caro, o livro dos mortos não é um livro ilustrado, o conceito é anacrônico, e demonstra como alguém que se promove como especialista surfa ao sabor das próprias opiniões, e principalmente faz a defesa indefectível de seu amor, Roger Melo. Afinal hoje é dia dos namorados. Bjs a vcs!”. O comentário foi tomado como ofensivo e homofóbico não só por Volnei e Roger Mello, com quem o colunista é casado, mas também por muitas pessoas, sobretudo nas redes sociais.

Agora, na carta, ele diz: "Não tive condão de ofender! Penso, entretanto, que as discussões tomaram uma direção de natureza muito pessoal, infelizmente e injustamente, por ambas as partes, e o livre debate de opiniões ficou distorcido e prejudicado! Tenho sido insultado nas redes sociais por muitas pessoas que, ingenuamente, estão sendo manipuladas por poucos indivíduos. Não admitem ofensa, mas são rápidas e eficientes em multiplicar a infâmia. São ‘politicamente corretas’ aos se defender, mas se esquecem de toda cordialidade e gentileza, com a qual desejam ser tratadas quando querem atacar! Não é possível debater nestas condições”.

Bagolin finaliza a sua carta dizendo que apresenta sua renúncia, em caráter irrevogável, para que não haja nenhum dano ao prêmio e que não era mais possível prosseguir sem liberdade de pensamento e sem autonomia de condução dos princípios que foram desenhados para sustentar o novo projeto.

A CBL se pronunciou lamentando a renúncia de Bagolin e reafirmando que continuará com o trabalho realizado. A entidade diz que acredita que as mudanças propostas ajudarão a tornar o prêmio mais moderno, relevante e, principalmente, com o foco no leitor.

Relembre o caso

Há exatamente um mês, o Jabuti anunciou as diversas mudanças da sua 60ª edição o que gerou diversas críticas, principalmente envolvendo as categorias Infantil e Juvenil. No dia 30 de maio, Bagolin participou do podcast do PublishNews para responder quaisquer dúvidas em relação ao prêmio e para explicar as decisões tomadas. Enquanto isso, um grupo com mais de 300 artistas que trabalham com a literatura infantil e juvenil criaram um movimento para discutir essas mudanças, que foram levadas à CBL no dia 10. No dia seguinte, recebemos também no podcast, Volnei Canônica, que contou os tópicos discutidos na conversa, principalmente sobre a união das categorias infantil e juvenil, a realocação da categoria Ilustração e os critérios de avaliação adotados nessa edição do prêmio. Na mesma semana, Volnei escreveu duas colunas no PublishNews para explicar detalhadamente o que as tais mudanças trariam para todos os envolvidos com a literatura para crianças e jovens, o que acabou por gerar uma enorme repercussão nas redes sociais.

Confira abaixo a carta de demissão de Bagolin.

[15/06/2018 13:53:31]