Ibep e FTD fecham acordo para distribuição
PublishNews, Leonardo Neto, 28/05/2018
Oito coleções do catálogo do Ibep passam a ser impressas e comercializadas pela FTD. Editoras negam que parceria seja início de um processo de aquisição ou fusão.

Cenário montado na Convenção de Vendas da FTD apresentou o catálogo do Ibep | Reprodução
Cenário montado na Convenção de Vendas da FTD apresentou o catálogo do Ibep | Reprodução
Às vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras. A foto ao lado tirada na convenção de vendas da FTD que aconteceu na última semana circulou pelos grupos de mensagem e gerou um grande buchicho: teria a FTD comprado o Ibep? As editoras negam.

A campanha "O melhor do Ibep agora com a nossa pegada" serviu para anunciar o acordo que as duas casas fizeram e pelo qual a FTD passa a imprimir, divulgar, distribuir e comercializar oito coleções que integram o catálogo do Ibep. Entram na parceria oito coleções dentre elas: Oficina de escritores, de Hermínio Sargentim; Eu gosto m@is - integrado e seriado, de Célia Passos e Zeneide Silva; Arte e habilidade, de Angela Cantele e Bruna Cantele e Caderno do futuro. “As obras continuam pertencendo autoralmente ao Ibep e nós da FTD assumimos o processo a partir da divulgação, distribuição e comercialização”, disse Antonio Rios, superintendente da FTD ao PublishNews.

Também em entrevista ao PublishNews, Jorge Yunes disse que esta parceria estava prevista no plano de recuperação judicial, em curso desde julho do ano passado, mas negou que a parceria faça parte de uma negociação de venda da editora à FTD. “Essa é só uma parceria comercial entre duas grandes editoras”, disse. Rios também negou uma possível compra do Ibep.

Pela parceria, qualquer reedição ou atualização das obras deverá ser feita pelo Ibep, mas os volumes chegam às livrarias carregando o selo das duas casas editoriais. Além disso, Yunes informou ao PublishNews que a parceria prevê a comercialização dessas obras apenas no mercado privado, ou seja, caso alguma das coleções participe e seja aprovada em um edital de compras governamentais, o Ibep vai explorá-la comercialmente sozinho.

Tags: Didáticos, FTD, Ibep
[28/05/2018 11:00:00]