Publicidade
Publicidade
Quer conhecer o mercado de HQs? Vá em eventos!!
PublishNews, Cassius Medauar, 25/05/2018
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos

Muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante... eu escrevia minha coluna aqui no PublishNews sobre Freelas, e vez ou outra falava de HQs. Mas sempre trabalhei neste mercado e agora volto com tudo para tentar mostrar um pouco do Maravilhoso Mundo das Histórias em Quadrinhos.

Muita gente do mercado editorial me pergunta como saber mais e conhecer mais gente das HQs. Um dos melhores jeitos é ir a eventos. Hoje temos muitos no Brasil, alguns anuais, outros bienais, e curiosamente este é um ano recheado de bons eventos, por isso é hora de deixar a preguiça de lado e ir em um ou mais deles.

O primeiro está perto e é um dos melhores eventos de HQ do Brasil. O FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos, ocorre em Belo Horizonte de 30 de maio a 03 de junho este ano. Bienal e em sua décima edição, o FIQ é gratuito e reúne editores, autores e leitores em um espaço amplo no centro de BH, a Serraria Souza Pinto. Além de palestras, bate-papos e sessões de autógrafos, ainda é possível ver o rumo da produção nacional no beco dos artistas, bater papo com profissionais da área e ainda tomar a ótima cerveja Backer (que normalmente tem estande no evento). Apesar de estar bem em cima da hora, eu iria se fosse você (inclusive, eu vou mesmo).

A seguir, em Julho, de 6 a 9, em São Paulo, acontece o AnimeFriends, um dos maiores eventos de mangá (quadrinhos japoneses) e animê do Brasil, ao lado do Sana, evento em Fortaleza, que ocorre de 27 a 29 de julho. Ambos são uma ótima oportunidade de conhecer esse publico específico que tanto cresce dentro do mercado dos quadrinhos e ver as atrações que eles curtem, as editoras que publicam mangás, ver palestras de mercado e etc.

Este ano teremos também a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, antiga Gibicon, que deveria se revezar com o FIQ, que acabou não acontecendo ano passado por causa da crise a fez com que os dois ocorram no mesmo ano. A Bienal ocorrerá de 6 a 9 de setembro e tem um esquema bem parecido com o FIQ. Tem beco dos artistas, muitas palestras interessantes, artistas estrangeiros convidados e a entrada também é gratuita. Um diferencial interessante é que o evento promove festas a noite nas quais uma boa parte dos profissionais da área comparece, dando assim mais tempo de bate papo e troca de ideias pro pessoal.

E temos a Comic Con Experience em São Paulo, sempre em dezembro, este ano acontecendo de 6 a 9 (mas no dia 5 já tem umas horas de “prévia”). A CCXP é o maior e mais profissional evento geek do Brasil. Não deixa nada a dever a eventos gigantes estrangeiros e, em 2017, já conseguiu atingir a marca de maior comic con do mundo em publico (mais de 200 mil pessoas passaram pelo evento). Qualquer um que tenha interesse no universo Geek precisa ir pelo menos uma vez na CCXP. Os melhores dias são a quinta e sexta, menos cheios. Lá tem absolutamente tudo do mundo geek e não da para descrever. Apenas vá.

Claro que existem muitos outros eventos espalhados pelo Brasil durante o ano. Todos eles valem uma visita, mas estes acima são os maiores e com mais chance de você encontrar gente e ter uma visão melhor do mercado de quadrinhos no Brasil. Agora é se programar, fazer as malas e ir. Nos vemos lá?

Sugestão de leitura: Em toda coluna vou dar uma sugestão de alguma HQ bacana. Começo por indicar Pobre Marinheiro, da Balão Editorial, livremente inspirada no conto “No mar” de Guy de Maupassant. Se aproveitando da linguagem dos quadrinhos, o autor explora com intensidade a relação de dois irmãos e os trágicos desdobramentos de sua empreitada no mar, conduzidos por um traço excepcional e uma narrativa repleta de saltos temporais, silêncios e momento marcantes.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A literatura é um belo e radical reaprendizado do mundo. Mas nos melhores casos não consola: só te dá uma percepção mais aguda.
Paulo Roberto Pires
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar