Companhia das Letras cria agência de palestras
PublishNews, Talita Facchini, 10/04/2018
Projeto inspirado no Speakers Bureau, da Penguin Random House, será comandado por Simone Ruiz

No último mês, o Grupo Companhia das Letras anunciou uma importante mudança em sua equipe e que marca o início de um novo projeto da empresa. Simone Ruiz, jornalista por formação, com 30 anos de atividade entre o mercado jornalístico e editorial, sendo 10 deles como gerente de comunicação da Objetiva, assumiu o cargo de produtora / editora autônoma da Ideias & Cia.

O novo projeto do grupo começou a ganhar forma em 2016, quando Luiz Schwarcz, inspirado pelo Speakers Bureau, da Penguin Random House, decidiu fazer algo parecido por aqui: oferecer uma curadoria especializada para os autores palestrantes e aqueles que queiram começar na carreira e, assim como o projeto da Penguin, divulgar o conteúdo desses autores para além das páginas dos livros.

“Quem conhece o autor melhor do que a sua editora?”, pergunta Simone, que em conversa com o PublishNews explicou que a Ideias & Cia será uma agência dentro da Companhia. “Iremos oferecer um atendimento particular e específico para o autor e captar clientes para eles. O objetivo é gerar receita para esses autores, tendo o cuidado que só a própria editora pode ter”. Assim como o Speakers Bureau, a Ideias & Cia estará envolvida em todas as fases do processo, desde a seleção do palestrante ideal até a supervisão editorial das palestras.  “Nosso foco é fazer com que esses autores ampliem sua comunicação, suas áreas de atuação e além disso, o conteúdo de seus livros”.

Para Simone, a ideia pioneira por aqui já amadurece desde que a Objetiva foi comprada pelo Grupo Companhia das Letras e se tornou um selo. “Nessa época, migrei para o editorial e comecei a desenvolver projetos de não ficção nacional, e todos os que pensei foram muito casados com essa novidade”. Simone chama esse gênero de "não ficção com emoção", já que a maioria dos autores desse segmento têm algum tipo de envolvimento pessoal com o tema, o que só torna mais fácil incluir as palestras nas agendas desses escritores.

A nova agência pode ainda oferecer a produção de livros customizados para o formato que melhor atender o cliente. Autores como Marcelo Rubens Paiva, Jessé Andarilho, Dony de Nuccio, Milton Hatoum, André Carvalhal, João Borges são alguns dos que participarão do projeto. Nos planos da agência, também estão a autora, Brenda Fucuta, jornalista conhecida no mundo feminino, que prepara para julho o livro Hipnotizados: o que os seus filhos fazem na internet e o que a internet faz com eles; e Karina Pastori, autora do livro-reportagem A tempestade interior, sobre os hormônios femininos, previsto para o segundo semestre. “Todos esses livros têm um apelo muito grande para o público e é isso que nós queremos explorar”, explica. Simone adianta ainda que a agência pretende também dar treinamento para os autores que não têm o hábito de dar palestras e ter essa interação com o público.

O primeiro evento da Ideias & Cia está marcado para o próximo dia 16, às 9h, no Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Rio de Janeiro / RJ) e contará com a participação de Marcelo Rubens Paiva, Jessé Andarilho e Brenda Fucuta, que não farão palestras convencionais, apenas mediação, outra atividade que os integrante da agência podem fazer. O evento é uma parceria com a plataforma Educação 360, voltado para o ensino dos jovens. 

A ida de Simone para o Ideias & Cia mexeu na estrutura da Companhia das Letras. Bruno Porto passa a responder pela área de venda de direitos e licenciamento para o audiovisual, função antes ocupada por Simone.

[10/04/2018 08:00:00]