Em março, o leitor ligou o foda-se
PublishNews, Leonardo Neto, 02/04/2018
'A sutil arte de ligar o foda-se', de Mark Manson, terminou março ocupando a primeira posição do ranking geral, com mais de 50 mil exemplares vendidos

Mark Manson, autor de A sutil arte de ligar o foda-se, que fechou março na primeira posição do ranking geral mensal | © Divulgação
Mark Manson, autor de A sutil arte de ligar o foda-se, que fechou março na primeira posição do ranking geral mensal | © Divulgação

Março chegou ao fim com A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson, liderando o Ranking Geral Mensal, com 50.094 exemplares vendidos. O livro leva uma considerável vantagem sobre o segundo colocado, Combate espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, autor de Batalha espiritual (Petra), livro vencedor do Prêmio Avena PublishNews de 2017. Combate teve 32.461 cópias vendidas no mês que acaba de terminar. Na terceira posição, Ainda sou eu (Intrínseca), de Jojo Moyes, que encerrou março com 25.858.

Ainda na lista mensal, o Ranking das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 25 livros durante março. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca ficaram empatadas, com 21 títulos cada, e levam a medalha de prata. A Planeta completa o pódio e fica com o bronze de março, com 11 títulos.

Na semana, a lista teve uma queda de 10% na comparação com o período anterior. E a queda foi sentida em todas as categorias: Ficção (-17%), Não Ficção (-18%), Autoajuda (-1%), Infantojuvenil (-7%) e Negócios (-6%).

Além de liderar o ranking mensal, A sutil arte de ligar o foda-se também lidera o Ranking Geral dessa semana, com 11.276 cópias vendidas. Combate espiritual se mantém no segundo lugar, com 8.685, e A parte que falta (Cia das Letrinhas), chega ao terceiro lugar, com 4.324.

Padre Marcelo Rossi volta à lista com Metanoia | © Divulgação
Padre Marcelo Rossi volta à lista com Metanoia | © Divulgação
Numa semana em que todas as categorias sofreram queda, destaque para a que menos padeceu. A de Autoajuda que veio com quatro novidades para diversos gostos e credos. Na nona posição, ficou Zen para distraídos (Academia / Planeta), da monja Coen, que teve 1.539 cópias vendidas e ocupa a nona posição da lista. A virtude da raiva (Sextante), de Arun Gandhi, neto do líder pacifista, ficou no 12º lugar, com 1.272 exemplares. Na 17ª colocação, ficou Dinheiro é emocional (Vida), de Tiago Brunet, que vendeu 772 cópias e na lanterninha, estreou Metanoia (Princípium / Globo), o novo livro do padre Marcelo Rossi.

A única novidade em Ficção foi Rio vermelho (Faro), de Amy Lloid, que vendeu 784 exemplares, número suficiente para colocar o livro no 17º lugar da lista.

Em infantojuvenil, uma reestreia. É que a Intrínseca resolveu rebatizar o livro Simon vs Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli. Por conta do filme que está nas salas de cinema, o livro passa a se chamar Com amor, Simon. Além de novo título, o livro ganha também nova capa. Foram 731 cópias vendidas, número suficiente para colocar o livro na 13ª posição.

Finalizando o time de novidades da semana, em Negócios estreou Como se tornar um profissional de marketing multinível (Figurati), que ocupa a sexta posição da lista, com mil exemplares vendidos.

O Ranking Semanal das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras e pela Sextante, que emplacaram 16 títulos cada. A Intrínseca, com 13, levou a prata e a Planeta, com oito, o bronze.

[02/04/2018 11:38:00]