Publicidade
Publicidade
Digital Literacy - você ouviu falar deste termo?
PublishNews, Camila Cabete, 26/03/2018
'Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável.... como a web', defende Camila Cabete na sua coluna de hoje

Estamos em uma sala de aula e um professor explica algum conceito para os alunos. O professor pede que os alunos peguem os celulares (sim, louco, né? Afinal naturalmente eles pegam os celulares como uma punição). Os alunos se entreolham, achando isso estranho e pensando, "perdemos"! 

Logo que os alunos estão com os olhos nos celulares, ele começa a dar definições para a turma procurar nas mídias sociais. Separa em grupos: um deverá buscar pelo Facebook, outro pelo Twitter, outro Instagram, Pinterest etc... Quando os grupos se reúnem, ele fala sobre buscas, algoritmos, hashtags e um pouco de ética na internet também. Ele está dando uma aula de Matemática.

Ao final da aula, com os achados dos alunos, eles se organizam para compactar o conhecimento adquirido. Abrem o Wattpad e cada grupo publica seu trabalho. O professor vai comentar o trabalho online. Os pais terão acesso. O e-book entrará no Hall (collection) da turma, que ao final do ano será um compêndio do que aprenderam. 

O que acabei de descrever é conhecido como Digital Literacy, uma tradução ao pé da letra seria "Alfabetização Digital" mas eu me arriscaria a chamar, em Português, de Curadoria Digital. O professor nada mais fez que uma curadoria com os alunos. Ajudou a extrair, de um ambiente digital, o que eles precisavam. Mostrou que a Web, YouTube etc pode ter um papel importante no dia a dia e no processo de aprendizado. Falei de uma aula de Matemática, mas poderia se encaixar em qualquer disciplina. Concordam?

Pois é, por isso que me sinto uma estranha no ninho quando me convidam para falar sobre material didático. Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável, como a web. Fazer uma aula exigindo que o aluno esqueça tudo o que ele tem de acesso e possibilidades, e se atente para um livro, que foi publicado há alguns anos / meses, é no mínimo uma tortura. Uma morte lenta para a criatividade.

Estava com saudades de escrever minha coluninha querida. Vim só pra jogar isso no universo e sair correndo. Não sei realmente onde isso vai dar, mas que estamos fazendo errado, não tenho dúvidas.

Fontes
https://www.edweek.org/ew/articles/2016/11/09/what-is-digital-literacy.html
https://www.kobo.com/br/en/ebook/ma-feminista 

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e camilacabete no Snapchat) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e possui uma start-up: a Zo Editorial (@ZoEditorial), que se especializa em consultoria para autores e editoras, sempre com foco no digital. Camila vive em um paraíso chamado Camboinhas, com seus gatos pretos Lilica e Bilbo.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

Sua coluna é um diário de bordo de quem vive 100% do digital no mercado editorial brasileiro. Quinzenalmente, às quintas-feiras, são publicadas novidades, explicações e informações sobre o dia-a-dia do digital, críticas, novos negócios e produtos.

[26/03/2018 09:08:19]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Camila Cabete é curta e grossa na sua coluna de hoje: colocar seus e-books numa única loja é 'uma atitude limitante e nada sustentável'
Nessa semana, Camila Cabete, a nossa colunista judoca, fala sobre competição: 'se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado. É só fazer a lição de casa'.
Camila Cabete faz o seu balanço da Flip, que acabou no último domingo
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Em artigo, Camila Cabete comenta sobre a decisão do STF de isentar de impostos livros e leitores digitais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, André Palme comenta a nova funcionalidade do Instagram e diz que lições a plataforma pode dar ao mercado do livro
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Marcio explica o porquê da sua ausência nas páginas do PN
Em sua coluna, Felipe Lindoso analisa recentes dados de pesquisas que mostram os hábitos de leitura nos EUA
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O cronista precisa ser invisível. É uma lição de desimportância, para que leitor possa se encontrar.
Fabrício Carpinejar
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar