Indo pelo mesmo caminho, Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, acredita que garantir o acesso à leitura e à literatura na escola é fundamental para a formação de crianças e jovens. Para ela, o papel dos professores como mediadores entre livros e estudantes se dá justamente pela imersão possibilitada no universo leitor. “Essa mediação acontece na medida em que os professores podem trazer para a sala de aula situações semelhantes às vivenciadas fora da escola, ou seja, nas práticas sociais, para que crianças e jovens possam ter oportunidade de se colocar como leitores, ouvindo e dando opiniões, elaborando argumentos, criando repertórios e compondo assim, suas bibliotecas pessoais e inserindo-se como participantes dessas culturas da escrita.
Diante destes argumentos, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) prepara o projeto Caminhos para a Leitura – guia de orientação para mediadores de leitura, dirigido aos professores. O objetivo é mostrar de maneira prática, como a leitura no ambiente escolar pode e deve ser transformadora do conhecimento desde a infância. O manual, é uma iniciativa da CBL e do IPL e será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (3 a 12/08).