Elas fizeram a lista crescer
PublishNews, Leonardo Neto, 16/03/2018
Venda de livros explode com promoções do Dia Internacional da Mulher e o destaque vai para Rupi Kaur. Ela emplacou três livros na lista que juntos venderam mais de 11 mil cópias

Rupi Kaur. aparece com três títulos na lista que juntos venderam 11.127 cópias | © Baljit Singh / Divulgação
Rupi Kaur. aparece com três títulos na lista que juntos venderam 11.127 cópias | © Baljit Singh / Divulgação

Nas dez primeiras semanas de 2018, para um livro entrar na Lista Semanal de Ficção, era preciso vender, em média, 524 exemplares. Nessa semana, o sarrafo subiu. E subiu muito! O livro que ocupa a 20ª posição -- a edição estreante e bilíngue de Outros jeitos de usar a boca (Planeta), de Rupi Kaur -- vendeu 1.274 cópias. É mais do que o dobro da média semanal das últimas dez semanas.

Essa categoria teve aumento de 119% na comparação com a semana anterior. Os números gerais, considerando todas as outras categorias, cresceram 70%. Uma das possíveis explicações para isso é a programação de descontos e promoções realizada pelas livrarias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nesse contexto é importante destacar Rupi Kaur. Ela aparece com três títulos na lista – as duas edições de Outros jeitos de usar a boca e O que o sol faz com as flores -- que juntos venderam 11.127 cópias.

O fenômeno foi mais forte na Lista de Ficção, mas não ficou restrito a ela. No Ranking Geral da semana, o primeiro lugar – A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) – vendeu 12.583 cópias. Só a título de comparação, na semana passada, Combate espiritual (Petra / Ediouro) ocupou este mesmo posto ao vender 7.485. O segundo lugar ficou com Ainda sou eu (Intrínseca), com 9.124 e, em terceiro, Combate espiritual, com 7.931.

É interessante notar ainda que esse crescimento no número de vendas veio numa semana de pouquíssimas estreias. Foram só três. Além da versão bilíngue de Outros jeitos de usar a boca, estrearam A mulher na janela (Arqueiro / Sextante), em Ficção e Um de nós está mentindo (Galera Record), em Infantojuvenil.

O Ranking Geral das Editoras continua liderado pela Sextante, com 16 títulos. Na sequência aparecem empatados o Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca, com 14 títulos cada e a Planeta, com nove, completa o pódio.

[16/03/2018 11:25:00]