Tolkien agora é da HarperCollins Brasil
PublishNews, Redação, 14/03/2018
Editora passa a publicar toda a obra do autor de 'O Senhor dos Anéis', começando com título inédito no país, 'Beren e Lúthien'

No Brasil, Obra de Tolkien deixa Martins Fontes e segue para a HarperCollins | © Facebook da HarperCollins UK
No Brasil, Obra de Tolkien deixa Martins Fontes e segue para a HarperCollins | © Facebook da HarperCollins UK

Antes no catálogo da Martins Fontes, J.R.R. Tolkien agora será publicado pela HarperCollins Brasil. A nova fase do autor das trilogias O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion começará com o lançamento, previsto para novembro, de Beren e Lúthien, título ainda inédito em língua portuguesa. De acordo com Omar de Souza, diretor editorial da HarperCollins Brasil, o plano que convenceu os herdeiros do autor de que a editora seria a melhor opção incluiu um projeto consistente de reposicionamento, o lançamento de obras inéditas no país – incluindo o gigantesco The History of Middle-Earth (História da Terra-Média, em tradução literal) – e, principalmente, um trabalho forte de distribuição que garantisse a exposição constante de todos os títulos de Tolkien (não apenas a trilogia fundamental) nas livrarias brasileiras.

Em comunicado, Omar ressalta que um dos principais objetivos é redefinir a literatura de Tolkien no Brasil. “Em outros países, particularmente na Europa e nos EUA, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos”, explica.

Patricia Hespanha, diretora executiva da HarperCollins Brasil, também comemora a aquisição. “O processo para definir a casa publicadora de Tolkien é rigoroso em todos os países, e não poderia ser diferente aqui”, diz. “Os herdeiros são muito zelosos com sua obra. Foi mais de um ano de negociação, e estamos muito orgulhosos por saber que essa escolha coroa o esforço que fizemos para oferecer um projeto sólido que demonstra nosso respeito ao legado do autor”.

Samuel Coto, gerente editorial na HarperCollins Brasil, será o responsável pela edição de Tolkien nessa nova fase. Fã incondicional do autor e aficionado de sua mitologia, sua reverência pelo escritor britânico se reflete na forma como pretende trabalhar com sua obra: “Fui criado lendo a obra de Tolkien, sempre fui fascinado por seu universo mitológico”, conta. “Mais que uma responsabilidade, editar sua obra é uma espécie de realização de um sonho. Como editor, terei a oportunidade de dar ao Legendarium, e a outros títulos além da mitologia principal, o tratamento editorial esperado por fãs como eu”.

[14/03/2018 09:30:00]