Os profissionais de marketing e de vendas do ano
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 09/03/2018
PublishNews divulga os cinco finalistas à categoria Profissionais de Marketing e de Vendas do Ano do Prêmio Avena PublishNews 2017. Cerimônia será no próximo dia 19.

Cerimônia de entrega dos troféus acontece no próximo dia 19, em SP
Cerimônia de entrega dos troféus acontece no próximo dia 19, em SP
No próximo dia 19, o Prêmio Avena PublishNews vai dar reconhecimento aos livros mais vendidos de 2017 e aos profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Além de dar o troféu aos três primeiros livros de cada uma das cinco categorias da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews em 2017, o Prêmio tem uma categoria especial, a de Profissional de Marketing e de Vendas do Ano que será entregue a um dos seguintes finalistas (em ordem alfabética): Ana Lívia Rinaldi Molina (Autêntica), Antonio Bitiati (Planeta), Everson Chaves (Ediouro), Eduardo Cunha (Ciranda Cultural) e Priscila Nunes Marques (Astral Cultural). O ganhador do Prêmio Especial Profissional de Marketing e de Vendas do Ano será decidido pelo júri composto por um representante de cada uma das 13 livrarias que enviam dados para a elaboração da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews e conhecido durante a cerimônia de entrega do prêmio.

O prêmio, correalizado pelo PublishNews e pela International Paper, fabricante dos papéis Chambril Avena para o segmento editorial, será entregue no dia 19 de março, a partir das 19h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo / SP). Interessados em participar do evento devem preencher este formulário.

Veja abaixo o perfil de cada um dos finalistas.

Ana Lívia Rinaldi Molina está há quase 30 anos no mercado, com passagens pela BestSeller, Editora Gente e Editoras do Grupo Siciliano. Por nove anos trabalhou, na Editora Saraiva e nos últimos cinco anos atua como coordenadora de vendas do Grupo Autêntica. Uma das redes que a profissional atende é a Rede Leitura, um dos grandes clientes da casa que faz as suas compras de forma descentralizada. “Ela consegue atender cada gerente e coordenador nas mais diferentes regiões do Brasil e manter o crescimento das vendas ano após ano. Em 2017 a maioria dos clientes atendidos por ela apresentaram crescimento de dois dígitos”, conta Judith de Almeida, gerente de vendas da Autêntica que apoiou a indicação da profissional. Ana Lívia também é coordenadora das promotoras da Autêntica e pilota uma equipe de seis pessoas que têm conseguido bons resultados para a exposição do grupo em PDVs e no engajamento dos vendedores com os best-sellers e apostas do catálogo da editora. Boa de relacionamentos interpessoais Ana Lívia também atente as sessões de autógrafos de vários autores. “Por tudo isso e por muito mais que ela realizou nas editoras por onde passou, acredito que ela se qualifica para receber o Prêmio Avena Profissional de Vendas 2017”, completa Judith.

Antonio Bitiati já acumula 20 anos de experiência no mercado do livro e já teve passagens pelas editoras Atos, Just, Nova Alexandria e nos últimos quatro anos é o supervisor comercial da Editora Planeta. Desde então, o resultado do seu trabalho foi aparecendo gradativamente: “a cada ano assumia mais uma responsabilidade, e sempre aprendendo mais, tudo foi feito à mão”, conta Antonio. O trabalho de Bitiati contribuiu para a boa performance da Planeta na Lista dos Mais Vendidos do PN. Se, em 2016, a Planeta aparecia na décima posição da Lista Anual do PublishNews, com 25 títulos, no ano seguinte, ela pulou para a sexta posição, com 38 obras na lista. “Antonio é figura carismática e hiper motivado, transmitindo aos clientes e colaboradores a determinação necessária para que empresas que atravessam um dos momentos mais delicados do mercado mantenham sua dedicação e motivação ao trabalho, de forma coerente e com posicionamento ético e competente”, acrescenta Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta.

Everson Chaves começou a trabalhar na indústria do livro no final de 2012, no marketing da Coquetel, selo de revistas de passatempos do Grupo Ediouro. Em janeiro de 2017 foi convidado para assumir a gestão do marketing de todo o grupo, incluindo a divisão de livros e em pouco tempo conseguiu aumentar a visibilidade das redes sociais das editoras. Apoiando a indicação de Everson, Daniele Cajueiro acrescenta: “Ao longo do ano, Everson e seu time foram responsáveis por criar grandes campanhas para os lançamentos do grupo, conquistamos grandes destaques na imprensa, repercussão nas redes sociais e exposição de destaque nos pontos de venda”. Outro grande feito foi o livro Batalha espiritual, do padre Reginaldo Manzotti, lançado pelo selo Petra. Para o livro que é o vencedor da categoria Livro do Ano de 2017 pelo Prêmio Avena PublishNews, o gestor de marketing criou um planejamento de divulgação com ações específicas em cada rede incluindo materiais de PDV, ações promocionais e contratação de espaços e ativação em lojas. Outra conquista do ano foi o tão falado “livrão” de Felipe Neto, vencedor do Prêmio Avena PublishNews na categoria Infantojuvenil. De setembro, quando foi lançado, até dezembro, o livro vendeu mais de 110 mil cópias. Everson também é um dos idealizadores da Banca Literária, uma pocket livraria que tem como objetivo levar os livros para um público ainda maior.

Eduardo Cunha já passou pela Revista dos Tribunais, Cia. dos Livros, BookPartners, Print Laser e atuou como conselheiro nas áreas de desenvolvimento de negócios, estratégia, aquisição de editoras, marketing e comunicação. Há um ano e dois meses é o diretor comercial da Ciranda Cultural e nesse tempo conseguiu aumentar em 53% os pontos de vendas em livrarias e aumentou em 300% o número de livros vendidos na lista Nielsen. Eduardo montou também um catálogo exclusivo para as livrarias e criou um aplicativo com o catálogo da editora para livreiros contendo os metadados. “Antenado com o mercado, Eduardo tem grande capacidade de trabalho e de execução. É ousado nos negócios, mas muito correto, transparente e íntegro nas negociações. Está sempre em busca de oportunidades onde existem, a princípio, dificuldades. Em pouco mais de três anos de trabalho conjunto, um de nós de cada lado ‘do balcão’, o faturamento para as empresas mais que dobrou”, completa Jaime Mendes, diretor comercial no GEN, que apoia a indicação de Eduardo. Em 2011 a Ciranda colocou seu primeiro livro na Lista do PublishNews. De lá para cá, a editora emplacou 20 títulos no total. Nove deles apareceram pela primeira vez nos últimos 14 meses, período em que o comercial da empresa passou para as mãos de Eduardo Cunha. 

Priscila Nunes Marques iniciou sua carreira na Laselva e teve passagens pela Pensamento. Em 2017, deu uma pausa na sua carreira no livro e entrou para a indústria da música, mas pouco tempo depois voltou para o mercado editorial assumindo a área de marketing da Astral Cultural. Faz parte do time que conquistou importantes postos na lista dos mais vendidos e foi graças ao seu trabalho que a editora de Bauru conseguiu um contrato com Anna Todd. Sobre isso, a autora escreveu: “Trabalhar com uma editora como a Astral Cultural, que me parece tão apaixonada pelos livros que publica, é realmente muito empolgante. O plano de marketing que eles me apresentaram é muito emotivo e pessoal, mas mais do que isso: demonstra que eles entenderam profundamente os meus leitores”. Ainda sobre isso, Meire Dias e Flávia Viotti, sócias da Bookcase Agency, acrescentam: “O plano de marketing desenvolvido por ela foi o fator de decisão durante o leilão no ano passado. Recebemos propostas de várias editoras de diversos países, mas nenhuma foi tão bem elaborada e minuciosa quanto a dela”. A Astral, em 2017, emplacou 13 títulos, sete a mais do que em 2016.

[09/03/2018 10:18:00]