LER – Salão Carioca do Livro – anuncia novidades da sua segunda edição
PublishNews, Redação, 02/03/2018
E busca apoio de editoras e livrarias para levantar áreas inéditas do evento no qual a organização espera receber 100 mil leitores

No ano passado, a primeira edição da LER - Salão Carioca do Livro trouxe uma energia para o mercado editorial e para a cidade do Rio de Janeiro no momento em que mais precisavam: quando as vendas de livros estavam em queda e quando a autoestima do carioca sofria com a ressaca dos grandes eventos. O festival em 2018 está marcado para acontecer entre os dias 17 e 20 de maio no Porto do Rio de Janeiro. “Mesmo com o momento econômico complicado (ou apesar dele), a segunda edição da LER vai ser revista… e ampliada”, releva Julio Silveira, curador do evento e colunista do PublishNews.

Este ano, o evento se posiciona como “O festival do leitor”. “Isso quer dizer que quem passar pela LER terá a experiência completa do livro: conversas com grandes autores, pensadores e artistas; leituras e exposições interativas; oficinas de escrita e apresentação de novos autores; peças e shows; um “Jardim Literário” para crianças; encontros da cadeia livro; Biblioteca Digital… e ainda um Salão com 100 expositores, entre editoras e livrarias”, completa Julio.

Para poder oferecer tudo isso — e superar as dificuldades que o Rio e o Brasil enfrentam — a estratégia da LER é formar parcerias. A ideia é fortalecer a cadeia do livro e trabalhar junto com o mercado editorial. O Salão Carioca do Livro poderá continuar a ser um evento aberto, com entrada gratuita e convidando todo o mercado — agora com a ajuda das editoras e livrarias. As empresas podem simplesmente adquirir estandes para vender seus títulos ou até mesmo patrocinar algumas das atrações — como os inéditos “Labirinto dos livros” e a “Biblioteca flutuante”. Segundo estimativa da organização do evento, é esperado um público de 100 mil leitores. Julio adianta que alguns dos espaços já foram fechados com patrocinadores, outros estão abertos a conversas.

Veja abaixo o vídeo da cobertura da primeira edição

[02/03/2018 10:00:00]