A Educação segundo Condorcet, Rousseau e Marquês de Pombal
PublishNews, Redação, 20/02/2018
Lançamento da Editora Unesp investiga como a concepção iluminista da educação deu origem a projetos de instrução pública distintos (o francês e o português)

A educação letrada foi uma das grandes protagonistas do Iluminismo. A partir de ideias científicas, históricas e seculares na forma de conceber o mundo, esse movimento intelectual extrapolou fronteiras nacionais e ressoa ainda hoje, quase três séculos depois de tomar forma. A partir da análise do pensamento de três importantes figuras associadas à razão iluminista – os filósofos Condorcet e Rousseau e o estadista Marquês de Pombal –, Carlota Boto elabora uma análise aprofundada de como o ensino público se tornaria, no século XVIII, o veículo responsável por levar a razão, ou o esclarecimento, às massas. Em Introdução pública e projeto civilizador (Editora Unesp, 428 pp, R$ 69) a autora investiga como a concepção iluminista de educação, tal qual formulada por Rousseau, deu origem a projetos de instrução pública distintos, ainda que com o mesmo objetivo: os sistemas de ensino francês e português, formulados, respectivamente, por Condorcet e Pombal.

[20/02/2018 09:51:00]