Apanhadão: Folha diz que Planeta negocia a compra da Aleph
PublishNews, Redação, 22/01/2018
E mais: Companhia prepara quatro livros de Angeli, brasileira assume vice-reitoria de universidade americana e passa a resgatar acervo de diplomata brasileiro que andava esquecido

Um dos destaques do fim de semana foi a coluna Painel das Letras que trouxe a notícia de que a Planeta está em negociações avançadas para comprar a Aleph. Coluna diz que executivos espanhóis estão no Brasil para conversas com a editora de Adriano Fromer. A Painel das Letras traz ainda a notícia de que a Record prepara Guerra cultural, do filósofo Eduardo Wolff, e que a Companhia das Letras prevê para abril um volume com as melhores colunas de Tati Bernardi publicadas na Folha. O jornal trouxe ainda uma matéria sobre como, nos EUA, o lobby conservador tem barrado livros fazendo crescer os índices de obras removidas de escolas e bibliotecas por tratar de minorias religiosas, étnicas e sexuais.

Já no Estadão, quem ganhou destaque foi a astrofísica brasileira Duília de Mello, que assumiu a vice-reitoria da Universidade Católica da América, em Washington. À frente do cargo, ela está resgatando o acervo do diplomata, historiador e jornalista brasileiro Manoel de Oliveira Lima (1867 – 1928) que havia sido depositado no porão da universidade. Até agora, ela já encontrou 58 mil itens entre livros raros, manuscritos, cartas, mapas e obras de arte.

N’O Globo, matéria conta que manuscritos originais de Stephen King foram destruídos em inundação depois que uma tubulação da rua estourar. O acervo vinha sendo cuidado por um fã. O “coleguinha” Ancelmo Gois adiantou que a Companhia prepara quatro novos livros de Angeli e que está no prelo da José Olympio o livro Mona Lisa: a mulher por trás do quadro, da jornalista americana Diane Hales, que aborda a história de Lisa Gherardini (1479-1542), a Mona Lisa do famoso quadro de Leonardo da Vinci (1452-1519).

Tags: Apanhadão
[22/01/2018 10:35:58]