Mr. Grey mostra a sua potência
PublishNews, Leonardo Neto, 19/01/2018
‘Mais escuro’, o segundo livro da série ‘Grey’, ‘spin off’, de ‘50 tons de cinza’, chega ao topo da lista dos mais vendidos

Mr. Grey, que nos cinemas foi incorporado pelo ator Jamie Dornan | © Frame do filme
Mr. Grey, que nos cinemas foi incorporado pelo ator Jamie Dornan | © Frame do filme
“A gente precisa aprender a caminhar antes de correr”, disse Christian Grey, personagem criado por E.L. James na série 50 tons de cinza. Na semana passada, o livro Mais escuro (Intrínseca), o segundo da série Grey, spin off de 50 tons, chegou devagarinho (modo de dizer) na lista. Ocupava a 12ª da Lista Geral, com “apenas” 2.856 exemplares vendidos na sua semana de estreia.

Agora, Mr. Grey começa a mostrar a sua potência. Nessa semana, as vendas do livro dispararam e Mais escuro veio parar no topo da Lista Geral, com 7.510 exemplares, deixando Extraordinário (Intrínseca) e Origem (Arqueiro / Sextante) na poeira, ocupando, respectivamente, a segunda e a terceira posições.

O fenômeno impulsionou a venda de outros títulos das séries. Grey (Intrínseca), que há duas semanas não aparecia na lista e que na semana passada reapareceu na 20ª posição da Lista de Ficção, subiu também e fechou essa semana ocupando na 17ª posição. 50 tons de liberdade (Intrínseca), o terceiro da “série-mãe” e cujo filme deve chegar aos cinemas em fevereiro, ressurgiu das cinzas (com o perdão do trocadilho) e vendeu 576 exemplares na semana, o que lhe garantiu a 20ª posição da Lista de Ficção.

Além da escalada do livro do Mr. Grey, a semana foi sem novidades. Nenhuma estreia no período. O que dá para dizer, além disso, é que, na comparação com a semana passada, houve uma queda de 1% nos números gerais de vendas. Quem mais sofreu com isso foram as categorias Autoajuda e Negócios, que apresentaram quedas de 8% e 7%, respectivamente. Não Ficção caiu 3%. As únicas que cresceram foram Ficção (+8%) e Infantojuvenil (+1%).

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 18 títulos, seguida pela Intrínseca, com 15, e pelo Grupo Companhia das Letras, com 12.

[19/01/2018 10:09:00]