Conheça os livros vencedores do Avena PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 03/01/2018
Prêmio dá reconhecimento ao trabalho dos profissionais de marketing e de vendas por trás dos livros mais vendidos no ano

Pelo segundo ano consecutivo, o PublishNews se aliou à International Paper, fabricante do papel Avena e Avena +, para realizar o Prêmio Avena PublishNews, que dá reconhecimento aos profissionais de marketing e de vendas por trás dos livros mais vendidos no ano. A entrega do prêmio será só em março, mas, obviamente, já dá para conhecer os títulos vencedores de 2017.

No sentido horário: padre Reginaldo Manzotti, Augusto Cury, Felipe Neto, T. Harv Eker e Yuval Noah Harari, todos autores dos primeiros lugares em cada uma das cinco categorias do Prêmio Avena PublishNews
No sentido horário: padre Reginaldo Manzotti, Augusto Cury, Felipe Neto, T. Harv Eker e Yuval Noah Harari, todos autores dos primeiros lugares em cada uma das cinco categorias do Prêmio Avena PublishNews

Como já era esperado, Batalha espiritual (Petra / Ediouro) é o Livro do Ano, com 138.156 cópias vendidas ao longo do ano passado. O livro do padre Reginaldo Manzotti levará também o troféu de primeiro lugar na categoria Autoajuda. O segundo colocado ficou com O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira, com 127.664 unidades vendidas e o terceiro com Propósito (Sextante), de Sri Prem Baba, com 119.837.

Na categoria Ficção, o vencedor foi O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, com 131.062 cópias vendidas ao longo do ano. Origem (Arqueiro / Sextante), de Dan Brown, com 121.160, ficou com a prata nessa categoria e Outros jeitos de usar a boca (Planeta), de Rupi Kaur, com 77.052, com o bronze.

Sapiens (L&PM), um livro de 2014, requentado com muito sucesso em 2017, foi o vencedor em Não Ficção. O livro de Yuval Noah Harari vendeu 134.232 unidades em 2017. O livro da rainha do Rock nacional ficou com o segundo lugar. Rita Lee – uma autobiografia (Globo) vendeu 98.083 cópias. Com 65.434 exemplares, Crer ou não crer (Planeta), escrito pela dupla composta pelo padre Fábio de Melo e Leandro Karnal, ficou com a terceira posição.

Em Infantojuvenil, o vencedor foi o fenômeno Felipe Neto (Coquetel / Ediouro). De setembro, quando foi lançado, a dezembro, o “livrevista” do youtuber teve 110.040 cópias vendidas. Extraordinário (Intrínseca), de R. J. Palacio, levou o segundo lugar nessa categoria, com 74.708 cópias vendidas. O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins), com 70.708, completa o pódio Infantojuvenil de 2017.

O vencedor na categoria Negócios foi Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker, com 60.630. A prata ficou com Qual é a tua obra? (Vozes), de Mario Sergio Cortella, com 40.845, e o bronze com Go pro – 7 passos para se tornar um profissional de marketing de rede (Rumo ao Topo), de Eric Worre, com 36.704.

Quem nunca largou o osso durante todo o ano foi a Sextante, que liderou o tempo todo o Ranking Geral das Editoras. Ao longo do ano, a editora dos irmãos Pereira emplacou 82 títulos. Volume suficiente para lhe garantir o troféu de Editora do Ano.

Lembrando sempre que o Prêmio Avena PublishNews tem outras duas categorias cujos vencedores só serão conhecidos na cerimônia que está marcada para o dia 19 de março, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP): a de profissional de vendas e de marketing do ano e o Prêmio Especial, concedido a uma figura proeminente da indústria editorial brasileira.

A última semana de 2017

Na última lista de 2017, o PublishNews apurou um aumento de 37% nos números gerais de vendas. Isso na comparação com a semana anterior. Todas as categorias, é bom ressaltar, conseguiram ganhos. Destaque para Infantojuvenil (61%), Não Ficção (41%) e Ficção (40%). Na semana, Origem se manteve no topo da lista, seguido por Extraordinário e Crer ou não crer.

A semana trouxe oito novidades. Em Ficção, estrearam: Muito além do inverno (Bertrand), Eleanor & Park (Novo Século) e Boneco de neve (Record). Em Autoajuda, Todo dia é natal (LeYa) e Almanaque do pensamento 2018 (Pensamento).

Puxado pelo sucesso das bilheterias, a nova edição de Fala sério, mãe (Rocco Jovens Leitores), chegou à lista Infantojuvenil, onde também estreou A casa na árvore com 13 andares (Fundamento). Encerrando o time de novidades da semana, Construindo um império (Literare Books) estreou na lista de Negócios.

[03/01/2018 09:45:00]