Já temos o livro mais vendido do ano?
PublishNews, Leonardo Neto, 22/12/2017
Faltando uma semana para fechar o ano, ‘Batalha espiritual’, do padre Reginaldo Manzotti, é o líder da Lista Anual. São dez mil exemplares a mais do que o segundo colocado.

Padre Reginaldo Manzotti lidera a Lista Anual e se consolida como o vencedor do Prêmio Avena PublishNews de 2017
Padre Reginaldo Manzotti lidera a Lista Anual e se consolida como o vencedor do Prêmio Avena PublishNews de 2017

Na próxima semana, publicaremos – mesmo estando a redação já curtindo o merecido descanso – a lista que fecha 2017, mas já dá para sentir o gostinho da vitória dos mais vendidos do ano. Como era de se esperar, Batalha espiritual (Petra / Ediouro) se consolidou como o livro mais vendido do ano e deve ganhar o Prêmio Avena PublishNews. Até agora foram 137.318 exemplares. Ele tem uma vantagem de quase dez mil exemplares acima do segundo colocado, O poder da ação (Gente), que teve até agora 127.664 exemplares vendidos.

Por falar no prêmio, vamos aos possíveis (todos quase certos como tal) ganhadores do ano, em cada uma das categorias. Em Ficção, o primeiro lugar está com O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, com 127.049 exemplares vendidos ao longo do ano. Em Não Ficção, Sapiens lidera com folga, com 126.898 cópias vendidas. Batalha espiritual lidera a lista anual de Autoajuda. Em Infantojuvenil, o ganhador do Prêmio Avena PublishNews deverá ser Felipe Neto (Coquetel / Ediouro), com 101.939 cópias. Os segredos da mente milionária (Sextante) deve ser o ganhador na categoria Negócios. A Sextante já emplacou 82 títulos ao longo do ano: 16 a mais do que o segundo colocado, o Grupo Companhia das Letras, devendo ser a editora dos irmãos Pereira a ganhadora do troféu de Editora do Ano do Avena PublishNews, cuja cerimônia de entrega está marcada para o dia 19 de março, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Aliás, é importante que se diga que a lista já está aquecida por conta do natal. Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista apontam crescimento de 21%. E houve crescimento em absolutamente todas as categorias: Autoajuda lidera, com crescimento de 41%; Ficção, de 25%; Não Ficção , 22%; Infantojuvenil, 7%, e Negócios, 3%.

Na semana, o livro mais vendido foi Origem (Arqueiro / Sextante), com 10.800 exemplares vendidos. Essa foi a décima semana do livro no topo da lista geral. Crer ou não crer (Planeta), com 6.431 exemplares, chega ao segundo lugar e, Sapiens com 6.292, tira a medalha de bronze de Jô Soares cujo O livro de Jô (Companhia das Letras) vendeu 6.250 e caiu para o quarto lugar.

Um dos destaques da semana deve ir para o livro Desperte seu poder (Buzz), de José Roberto Marques, que lidera a lista de Autoajuda, com 5.559 exemplares vendidos. Ele é um dos cinco estreantes da semana. Os outros foram: H.P. Lovecraft – Medo clássico – Vol. 1 (Darkside), que apareceu na 18ª posição de Ficção; a edição em capa dura de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (Rocco) na 20ª da Lista Infantojuvenil; Faça ser fácil (Gente) e A liderança está morta (Clio), que pontuaram respectivamente na 10ª e 16ª posições da lista de Negócios.

[22/12/2017 11:52:00]