A ressaca da Black Friday
PublishNews, Leonardo Neto, 08/12/2017
Números gerais caem 13% com relação à semana anterior, o que não é ruim. A lista traz ainda algumas novidades. Entre eles, o novo livro de Fred Elboni.

Na semana da Black Friday, os números gerais da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews dispararam e cresceram 72%. Era esperado que os números caíssem na semana seguinte. Isso de fato aconteceu. Só que a queda foi só de 13% em relação à semana anterior. Nada mal.

A semana de ressaca da Black Friday embaralhou bem as listas. Nada, porém, que afetasse a liderança de Origem (Arqueiro / Sextante). O livro de Dan Brown continua líder, com 8.923 exemplares vendidos na semana. Na segunda posição, ficou O livro de Jô (Companhia das Letras), que teve 5.939 exemplares e, na terceira, Sapiens (L&PM), que voltou a brilhar no pódio da lista, com 5.889. Crer ou não crer (Planeta) e Diário de um banana – Apertem os cintos (V&R), que na semana passada ocupavam respectivamente a segunda e a terceira posições, caíram um pouco e foram para os postos de número quatro e cinco da Lista Geral.

A lista veio com sete novidades e a Lista de Ficção foi a que trouxe a maior parte delas. Entre elas, Notas de liberdade (Benvirá), do blogueiro Fred Elboni. Foram 1.579 unidades vendidas, número suficiente para colocar o novo livro do queridinho das internautas na nona posição. Ainda em Ficção, estrearam os kits das séries Quarteto Smythe-Smith (1.104 unidades vendidas – 15ª posição), Os Bridgertons (836 - 16ª) e As quatro estações (599 – 20ª). Todos os kits saíram pela Arqueiro (Sextante). Isla e o final feliz (Intrínseca) completa o time de estreantes de Ficção, ocupando a posição de número 19, com 697 exemplares vendidos.

Em Não Ficção, estreou A moeda e a lei (Zahar), com 468 exemplares vendidos. E em Negócios, a novidade é O investidor inteligente (HarperCollins), com 327 cópias vendidas.

Padre Manzotti lidera o Ranking Anual e é fortíssimo candidato ao Prêmio Avena PublishNews de 2017 | © Washington Possato
Padre Manzotti lidera o Ranking Anual e é fortíssimo candidato ao Prêmio Avena PublishNews de 2017 | © Washington Possato
O ano

Dezembro já mostrou as suas caras. Todo mundo já comendo o seu panetone de preferência e com a agenda lotada de confraternizações diversas. Com isso, vai chegando a hora de olhar para a Lista Anual e tentar identificar os ganhadores do Prêmio Avena PublishNews de 2017.

Pouco provável que alguém destrone Batalha espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, do posto de Livro do Ano do prêmio que dá reconhecimento às equipes de vendas e de marketing por trás dos títulos mais vendidos do ano. O livro já vendeu 134.675 unidades ao longo do ano. O poder da ação (Gente), que ocupa a segunda posição, teria que vender mais de 12 mil unidades nas três próximas semanas para alcançar o livro campeão. E isso, claro, considerando que não seria vendida nenhuma unidade de Batalha espiritual até lá.

Se a entrega do Prêmio fosse hoje, O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, levaria o troféu na categoria Ficção. Ele também está isolado na primeira posição, com 121.385 exemplares vendidos ao longo do ano. Origem, que ocupa a segunda, teve 87.346 unidades vendidas.

Em Não Ficção, o vencedor seria Sapiens, com 115.560 cópias vendidas. Rita Lee – uma autobiografia (Globo), ocupa a segunda posição, com 93.476.

Na lista Infantojuvenil, ninguém foi páreo para Felipe Neto (Coquetel Ediouro), que vendeu 93.483 unidades desde o seu lançamento, em setembro. Nem mesmo a vencedora do ano passado. O mundo de Larissa Manoela teve 64.622 exemplares vendidos.

Em Negócios, o vencedor seria Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker, que teve 55.125 cópias vendidas. Também segue isolado na segunda posição. O vice-líder, Qual é a tua obra? (Vozes), está com 36.992.

O Ranking Geral das Editoras no ano é liderado, também com folga, pela Sextante, que emplacou, ao longo de 2017, 82 títulos. O Grupo Companhia das Letras, vice-campeão, está com 66 títulos.

[08/12/2017 10:38:00]