Hilda Hilst será a homenageada da Flip 2018
PublishNews, Redação, 06/12/2017
A curadora do evento adiantou que a próxima Flip será mais intimista, com muita poesia, teatro e debates sobre criação artística, a arte e a natureza, a literatura e a filosofia

Hilda Hilst será a homenageada da Flip em 2018 | © Fernando Lemos
Hilda Hilst será a homenageada da Flip em 2018 | © Fernando Lemos

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), anunciou esta semana que a homenageada da sua 16ª edição será a escritora Hilda Hilst (1930-2004), poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira e considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Depois de homenagear Lima Barreto autor cuja obra dialoga com as questões sociais e políticas de seu tempo, a escolha da vez foi por uma escritora que fez sua literatura em torno de temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência. Segundo Joselia Aguiar, que assina pelo segundo ano a curadoria da Festa, há muitos pontos em comum entre Lima Barreto e Hilda Hilst: “Ambos foram transgressores, cada um a seu modo e em seu tempo e se dedicaram à escrita de modo tal que ultrapassaram o limite do que era esperado de cada um: ele como autor negro de baixa renda, ela como mulher livre numa sociedade que não estava acostumada a isso."

De acordo com o diretor geral da Flip, o arquiteto Mauro Munhoz, “a escolha de Hilda Hilst como Autora Homenageada da Flip 2018 se deu pelo fato de sua obra extrapolar fronteiras. O resultado é uma literatura inovadora do ponto de vista da linguagem que exerce, por exemplo, forte influência na cena da dramaturgia brasileira de hoje”. Joselia Aguiar ainda fez questão de frisar que a Flip 2018 será tão diversificada quanto a edição interior. “A pesquisa de repertório será a mesma, ou seja, vamos manter a preocupação em ter autores e autoras plurais, do mesmo modo que na Flip 2017”. Para finalizar, a curadora adiantou que a próxima Flip será mais intimista, com muita poesia, teatro e debates sobre criação artística, a arte e a natureza, a literatura e a filosofia. A Flip 2018 acontece de 25 a 29 de julho.

[06/12/2017 11:08:00]