Publicidade
Publicidade
Beijo do Hawking
PublishNews, Marcio Coelho*, 06/12/2017
Depois de ir ao lançamento do Livro do Jô, Marcio Coelho conclui: 'nessa casca de noz que vivemos, o livro é um universo de possibilidades'

Quando Stephen Hawking escreveu O universo numa casca de noz, ele mostrou aos leitores o microcosmo quântico e o macrocosmo universal, além das várias e extraordinárias leis que regem o cosmos e são debatidas hoje. Ele só esqueceu de mencionar no livro o universo editorial, que pode juntar, num mesmo tempo e espaço, globais, famosos e os profissionais do mercado de livros.

Vou aqui conceder um perdão público ao Hawking porque ele não conversou comigo antes de escrever o livro, publicado primeiramente em 2001 pela Siciliano. Ele também não teria como imaginar a proporção que tomaria o mercado editorial brasileiro, que em 2016 produziu 427,2 milhões de exemplares, vendeu 385,1 milhões e faturou R$ 5,27 bilhões.

Mais importante que os números são as pessoas. Puta clichê, né? Sim, é mesmo, mas é verdade. Há quem diga que o mercado de livros se profissionalizou de uns anos pra cá. Há quem diga que ficou muito amador. E no meio desse debate, sobre o macrocosmo da profissionalização e dos números, há um microcosmo que une os profissionais do mercado. A explicação pra isso não é quântica, nem imaginária. É real.

No último dia 27 de novembro, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, aconteceu a noite de lançamento da biografia do Jô Soares. O palco do teatro foi pequeno pro Jô que, com seus 79 anos e já meio arqueado pelo tempo e pelo desgaste da vida, dominou o espaço com uma simplicidade absurda. Ele dividiu o palco com Matinas Suzuki, mas o sentimento que ficou é que estávamos todos com ele no palco, como quando lemos um livro e nos identificamos com algum personagem.

As atrizes Regina Braga e Fernanda Montenegro, o médico Drauzio Varella e o editor Luiz Schwarcz se encontram com o Jô Soares no camarim do Teatro Porto Seguro, em SP | © Divulgação
As atrizes Regina Braga e Fernanda Montenegro, o médico Drauzio Varella e o editor Luiz Schwarcz se encontram com o Jô Soares no camarim do Teatro Porto Seguro, em SP | © Divulgação

Nessa casca de noz que vivemos, o livro é um universo de possibilidades, é um meio de juntar as pessoas mais inusitadas: atores e atrizes, editores e livreiros, divulgadores e comerciais, clubes de assinatura de livros e associados, protagonistas e coadjuvantes. Ah, mas as pessoas estavam ali pra ver o Jô! Pode ser, mas a diversidade de profissionais presentes era pelo livro. 

Hawking, Jô Soares, você e eu somos todos protagonistas desse universo que se forma ao redor do livro. Os círculos continuam se formando e o universo literário segue organizando suas redes sociais, virtuais ou não, e sugando as pessoas para dentro da nossa casca de noz.

Marcio Coelho começou a sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano e alcançou o cargo de gerente editorial da Saraiva até abrir a hoo, editora especializada na publicação de livros de temática LGBT vendida recentemente à Universo dos Livros. Recentemente, passou a integrar o time da TAG – Experiências Literárias onde assumiu o cargo de gestor de produtos.

[06/12/2017 08:30:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Marcio Coelho relembra o primeiro Congresso do Livro Digital para concluir: tem espaço para todo mundo. Leitores não faltam, basta publicar para eles.
Estamos realmente contribuindo para o desenvolvimento dos nossos pequenos leitores? O que fazemos, pessoalmente e profissionalmente, para estimular a leitura de fato?
Em sua coluna de estreia, Marcio Coelho conta como conheceu Pedro Paulo de Sena Madureira
Em 2013, quando Marcio Coelho era editor da Nova Fronteira, ele trabalhou a biografia de Gilberto Gil, mas não teve a chance de conhecer o músico. Em 2017, eles se encontraram e Marcio conta como foi.
Em artigo especialmente escrito para o PublishNews, Marcio Coelho conta como foi o encontro de Fernando Nuno, que trouxe o Círculo do Livro para o Brasil nos anos 1970, com a turma jovem da TAG
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Felipe Lindoso analisa recentes dados de pesquisas que mostram os hábitos de leitura nos EUA
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na coluna de hoje, Volnei continua a falar sobre a repercussão das decisões do Jabuti em mais dois aspectos: ilustração e os critérios de avaliação
Em sua coluna, Volnei Canônica fala sobre a reformulação feita pelo Prêmio Jabuti e principalmente sobre a junção das categorias infantil e juvenil
Felipe Lindoso participou da III Jornada de Crítica Literária, na UnB, cujo tema era precisamente esse - Literatura e Ditaduras -, com o objetivo de provocar o debate sobre as relações estre estética
Eu não fui à universidade. Mas eu ia três noites por semana à biblioteca, e foi lá que aprendi a escrever, cercado dos grandes autores
Ray Bradbury
Escritor americano
(1920-2012)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar