Uma lista de peso
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/12/2017
Com apenas sete novidades – dentre elas 'O livro de Jô' e 'O livreiro', de Pedro Herz - lista cresce 72% em relação à semana passada

Tem editores e livreiros pulando de alegria nessa semana. É que, com relação à semana passada, os números gerais da Lista dos Mais Vendidos apresentaram um crescimento impressionante de 72%. E isso aconteceu numa semana em que apenas sete livros estrearam na lista.

Muito desse crescimento aconteceu na lista de Negócios, que apresentou aumento de 105% em relação à semana passada. A lista é encabeçada por Como usar a internet para alavancar vendas ou criar um negócio digital do zero (Buzz), de Erico Rocha, que vendeu 4.728 unidades. Bons números também entre os companheiros de Erico no topo dessa lista. O box Paulo Vieira, que estreou semana passada, teve 3.581 cópias vendidas nessa e o box O essencial da estratégia (Novo Século), outros 2.423 exemplares. Ainda na lista de Negócios, mais um box estreou essa semana: O essencial da economia (Hunter Books) apareceu pela primeira vez, ocupando a 17ª posição, ao vender 446 unidades. Outro estreante nesse segmento foi O livreiro (Planeta), de Pedro Herz, que teve 435 unidades vendidas.

Pedro Herz autografa 'O livreiro' que chega à lista dos mais vendidos dessa semana | © Divulgação
Pedro Herz autografa 'O livreiro' que chega à lista dos mais vendidos dessa semana | © Divulgação

Os títulos que aparecem no topo da Lista Geral também apresentaram bom desempenho. Origem (Arqueiro / Sextante), que entra no seu 7º período liderando a Lista Geral, vendeu 9.682 exemplares. Crer ou não crer (Planeta) retorna à segunda posição, com 5.726, e Diário de um banana – Apertem os cintos (V&R), com 4.888 exemplares vendidos, completa o pódio.

'O livro do Jô' é outro estreante de peso na lista dessa semana | © Companhia das Letras
'O livro do Jô' é outro estreante de peso na lista dessa semana | © Companhia das Letras
Outra lista que apresentou bons números nessa semana foi a de Não Ficção. O crescimento foi de 77% na comparação com a semana passada. Muito desse sucesso se deveu a um estreante de peso: O livro de Jô (Companhia das Letras), que na sua semana de estreia vendeu 2.487 exemplares. Os outros estreantes dessa lista também fizeram bonito: Comida de bebê (Senac / SP), de Rita Lobo, conquistou 1.228 novos leitores e fechou a semana na 13ª posição. O box Essencial conquistadores (Hunter Books) completa o time de estreantes em Não Ficção, ocupando a 18ª posição, com 922 exemplares vendidos.

A força que nos atrai (Record), de Brittainy C Cherry, que chega no Brasil na próxima semana para uma turnê, estreou em Ficção vendendo 947 unidades, número suficiente para ocupar a 18ª posição da lista. Completando o time de estreantes, Abra seus olhos (Buzz) aparece pela primeira vez na lista de Autoajuda onde ocupa o 12º lugar, posição conquistada ao vender 1.259 exemplares.

No Ranking Geral das Editoras dessa semana, o Grupo Companhia das Letras dá um salto e termina o período na primeira posição, com 17 títulos emplacados. Na segunda posição, ficaram empatadas a Intrínseca e a Sextante, com 11 títulos cada. A Planeta completa o pódio com sete.

Novembro

Novembro chegou ao fim e é hora de passar a régua e fazer o balanço do mês. Origem (Arqueiro / Sextante) fechou o mês ocupando a merecida primeira posição da Lista Geral. Foram 30.311 unidades vendidas no mês. O segundo lugar ficou com Crer ou não crer (Planeta), com 20.102, e o terceiro com Felipe Neto (Coquetel / Ediouro), com 12.793.

A Sextante fechou o mês com 25 títulos emplacados, o que a coloca na primeira posição da lista. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo lugar, com 16 e o bronze de novembro foi compartilhado entre a Intrínseca e a Planeta, que emplacaram 14 títulos cada.

[01/12/2017 12:14:00]