Na sua estreia nos EUA, Roger Mello fica entre os melhores livros no ano
PublishNews, Redação, 29/11/2017
Único ilustrador brasileiro a ganhar o Hans Christian Andersen tem livro entre os sete melhores de 2017 da tradicional revista Kirkus Reviews

O escritor e ilustrador Roger Mello, ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen em 2014, lançou seu primeiro livro nos EUA nesse ano. Todo cuidado é pouco, aqui no Brasil publicado pela Companhia das Letrinhas, foi traduzido para o mercado americano como You can’t be too careful!, e publicado lá pela Elsewhere Editions. A notícia agora é que o livro ficou entre melhores livros publicados na Terra do Tio Sam, segundo a tradicional revista de crítica de livros Kirkus Reviews. You can´t be too careful! está entre os sete melhores livros na categoria Contemplative Readers (Leitores Contemplativos) da lista. Roger é o único autor brasileiro a entrar na lista de 2017.

Roger com as versões chinesa e norte americana de 'Todo cuidado é pouco' | Divulgação / Centro de Leitura Quindim
Roger com as versões chinesa e norte americana de 'Todo cuidado é pouco' | Divulgação / Centro de Leitura Quindim

Segundo a revista o livro é “como a manivela em um brinquedo de dar corda que se move no sentido horário até que ele para e gira em sentido inverso". Nele, o ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen "manipula uma cadeia de causas e consequências - e então, imagina o impulso que flui para trás, com resultados totalmente diferentes. O elegante traço mistura-se com papel rasgado e cores suaves e texturizadas, como um desfile luminoso de caricaturas exóticas, e seus acessórios se desdobram em um pano de fundo branco. O efeito é mágico! As interações investigam temas em torno de riqueza, propriedade e compaixão. O enredo de Mello é ainda mais extraordinário com o enquadramento e cenas intermediárias que são expressas por um narrador não confiável, ou requerem uma nova escuta e olhar. Complexo e provocativo", completa a resenha que pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Roger Mello participa de sessão de autógrafos de 'You can´t be too careful!' nos EUA | Divulgação / Centro de Leitura Quindim
Roger Mello participa de sessão de autógrafos de 'You can´t be too careful!' nos EUA | Divulgação / Centro de Leitura Quindim

O livro foi publicado em março e traduzido por Daniel Hahn, que também traduz os escritores Agualusa e Saramago. A primeira tiragem do livro foi completamente vendida em dois meses. Diante desse sucesso, em outubro passado, Mello voou para a América para turnê pelas cidades Nova York, São Francisco e Seattle. Nestas mesmas cidades Roger também lançou o livro Feather. Esta história, ainda inédita no Brasil, foi produzida em parceria com o escritor chinês Cao WenXuan (também ganhador do Prêmio Andersen, em 2016). A Pena, como deverá ser chamado em Português, já foi lançado em 13 países.

Para Roger Mello, “a Kirkus Review é a mais importante balizadora da qualidade na produção editoral nos EUA, tendo projetado a carreira de importantes livros como Onda, de Suzy Lee e A verdadeira história dos três porquinhos!, de Jon Scieszka e Lane Smith. Esta distinção, após quase 20 anos da publicação deste livro no Brasil, atesta a sua atemporalidade, agora na língua inglesa, nos EUA, onde menos de 1% das publicações é proveniente de outras línguas".

Livro exposto na livraria Books of Wonder, de Nova York | Divulgação / Centro de Leitura Quindim
Livro exposto na livraria Books of Wonder, de Nova York | Divulgação / Centro de Leitura Quindim

O livro tem recebido muitos elogios de diferentes e importantes críticos literários americanos como, por exemplo do jornal The Gazette, de Iowa, que disse que se trata de uma "obra estonteante que vai agitar a imaginação e aguçar a curiosidade dos jovens e velhos leitores (...) uma maravilha de arte, história e imaginação".

Também neste ano, o livro, Todo cuidado é pouco! foi lançado nas feiras internacionais em Pequim e Xangai, na China, demonstrando que o mercado internacional está de olho nas produções de Roger Mello.

[29/11/2017 09:29:00]