Publicidade
Publicidade
Um tango em Buenos Aires, um samba no Rio
PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/11/2017
Carlo Carrenho analisa os dois maiores mercados editoriais da América do Sul

Para muita gente no mundo editorial mundial, Argentina e Brasil (e muitas vezes o resto da América Latina) são geralmente vistos como um mercado único. Mas qualquer profissional da indústria do livro que quiser fazer negócios na região precisa saber que não é assim.

O relacionamento dessas nações de fato imita o de dois irmãos. Envolve rivalidade (especialmente quando se trata de futebol) e constantes disputas e provocações, mas também um forte amor fraterno e subjacente. Os argentinos usam a palavra “brasileros”, derivada do português, para se referir aos brasileiros de forma amável. E os brasileiros chamam os argentinos (e somente os argentinos) de hermanos, a palavra espanhola para irmãos.

Mas no mundo editorial, esses dois irmãos não poderiam ser mais diferentes. Primeiro está o fato óbvio de que o português é falado no Brasil, enquanto na Argentina fala-se espanhol. Só isso muda tudo: a Argentina faz parte do mercado global de livros em idioma espanhol, enquanto o idioma do Brasil faz com que o país seja um enorme mercado autônomo. E o português brasileiro também difere muito do português europeu, impedindo qualquer grande cruzamento de livros entre Brasil e Portugal.

Para colocar a discussão em contexto, o Brasil e a Argentina são os dois maiores mercados de livros da América do Sul. E ambos estão sofrendo com crises econômicas e políticas recentes. Em 2016, o mercado editorial da Argentina gerou 8,1 bilhões de pesos (US$ 507 milhões) em receita, mas sofreu uma forte queda de 23,8% em termos reais em relação ao ano anterior, de acordo com a Câmara Argentina de Publicações (CAP). Enquanto isso, as receitas do mercado brasileiro em 2016 foram de 5,27 bilhões de reais (US$ 1,619 bilhão), o que representou uma queda de 5,2% em relação a 2015, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Compras do governo

Uma semelhança notável entre Brasil e Argentina é a importância das compras do governo para as editoras, embora o mercado brasileiro seja consideravelmente mais dependente. Desde 2012, o governo brasileiro foi responsável, em média, por mais de um quarto (25,4%) da receita das editoras anualmente, enquanto na Argentina, as compras governamentais representam cerca de 10,6% das receitas. E a Argentina hoje, sob o governo eleito de Maurício Macri, mostra um ambiente econômico e político muito mais estável do que o Brasil, que está sofrendo profundamente com os escândalos políticos e um presidente, Michel Temer, não apenas com baixa aprovação, mas com questões de legitimidade após sua ascensão através do polêmico impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.

Como a Argentina faz parte do mercado global de livros em espanhol, seu setor editorial é muito mais consolidado. No setor de livros gerais, por exemplo, a Planeta e a Penguin Random House (PRH) dominam o mercado sul-americano e controlam até 35% das vendas para o setor privado. Enquanto isso, no Brasil, há menos consolidação e presença estrangeira. As 10 principais editoras de livros gerais, por exemplo, representam não mais do que 40% do mercado. E apesar de que Planeta, LeYa, HarperCollins e Companhia das Letras (uma empresa que conta com participação de 45% da PRH) estão entre as 10 maiores, não representam mais do que 15% do mercado total de livros.

Livrarias de Buenos Aires

Quando falamos em venda de livros, uma simples caminhada por Buenos Aires revela uma incrível quantidade de livrarias. Por exemplo, podemos encontrar uma livraria Cúspide a apenas 50 metros da Ateneo Grand Splendid, a fascinante loja emblemática do Grupo Yenny na Avenida Santa Fé. E há mais lojas a uma curta distância. De acordo com o relatório anual da CAP, há 350 livrarias na capital, o que significa uma incrível proporção de cerca de uma livraria a cada 8.200 habitantes. A presença de livrarias em Buenos Aires é tão incrível que diz a lenda que apenas Buenos Aires tem mais livrarias que todo o Brasil.

Isso está longe da verdade, claro, já que existem cerca de 1.000 livrarias e outros 4.000 pontos de venda de livros no Brasil. Mesmo assim, o número de livrarias de tijolos na Argentina é notável para a América Latina, com cerca de 1.190 lojas.

Existem algumas razões pelas quais as livrarias físicas encontram um mercado tão fértil na Argentina. Mas no topo da lista está o fato de que apenas 1% das vendas de livros no país acontecem via online. É verdade que a Argentina não possui uma boa logística e tem um serviço postal deficiente, o que certamente poderia fazer parte da equação. Mas a questão é: a Argentina tem tantas livrarias porque existe um e-commerce limitado? Ou a venda de livros online é limitada porque há muitas livrarias nas áreas mais populosas? Enquanto isso, no Brasil, as estimativas de mercado colocam as vendas de livros on-line em algum lugar entre 20%-30%. Mais um motivo pelo qual ver o Brasil e a Argentina como um mercado único é como confundir um tango com um samba.

*Texto originalmente publicado no ShowDaily da Publishers Weekly na Feira do Livro de Frankfurt.

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
A escrita é para mim o movimento de dança-canto que o meu corpo não executou, é a senha pela qual eu acesso o mundo.
Conceição Evaristo
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar