Saramago volta para a lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 27/10/2017
E mais: lista de negócios ganha reforço de dois estreantes de peso

Depois de três anos, José Saramago tem novo livro na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Divulgação / Companhia das Letras
Depois de três anos, José Saramago tem novo livro na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Divulgação / Companhia das Letras
Ter José Saramago na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews não é nenhuma novidade. O Prêmio Nobel já emplacou Claraboia, em 2011; Caim, em 2013, e Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas, em 2014. Três anos depois, ele volta com O conto da ilha desconhecida (Companhia das Letras), lançado originalmente em 1998, justamente no ano em que Saramago foi laureado pelo Nobel. O livro ocupa a 9ª posição da Lista de Ficção, ao vender 1.015 unidades na semana.

Mas os grandes destaques da semana estão na Lista de Negócios. Ocupando a primeiríssima posição, aparece pela primeira vez Líder de resultado (Gente), de Elias Leite. O livro teve 4.314 exemplares vendidos na semana e ocupa a segunda posição da Lista Geral, perdendo lá só para Origem (Arqueiro / Sextante), de Dan Brown, que vendeu impressionantes 9.834 cópias. Outro que merece destaque na Lista de Negócios é Como usar a internet para alavancar as vendas ou criar um negócio digital do zero (Buzz). O livro que é forte concorrente ao dono de maior título do ano vendeu 2.594 exemplares, o que lhe garantiu a segunda posição da Lista de Negócios e o 5º na Lista Geral. Ainda em Negócios, merece destaque a biografia de Vicente Falconi (Primeira Pessoa / Sextante), escrita por Cristiane Correa. Foram 636 exemplares vendidos, suficiente para ocupar a 8ª posição da lista.

A semana sofreu queda de 14% no número de exemplares vendidos. Isso na comparação com a semana passada. A lista Infantojuvenil foi a que mais padeceu. A queda foi de 44%. Em Ficção, a queda foi de 18%; em Autoajuda de 3%. As únicas que apresentaram crescimento foram a de Negócios (28%) e a de Não Ficção (5%).

A lista marcou ainda a entrada de outros seis livros. Em Ficção, estreou Creepshow (DarkSide); em Não Ficção, Mindhunter (Intrínseca) e Leonardo da Vinci (Intrínseca). Em Autoajuda, os estreantes foram Amar e ser livre (HarperCollins) e Casamento blindado 2.0 (Thomas Nelson / HaperCollins). 

O Ranking Semanal das Editoras é liderado pela Sextante, que emplacou 18 títulos. O Grupo Companhia das Letras aparece na segunda posição, com 15. A Planeta completa o pódio, com oito títulos. Na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews, a Sextante continua liderando, com 70 títulos, nove a mais do que o segundo colocado, o Grupo Companhia das Letras.

[27/10/2017 10:40:00]