Vieira & Lent encerra as suas atividades no último dia de 2017
PublishNews, Leonardo Neto, 24/10/2017
‘Considero cumprida nossa missão de divulgar a ciência brasileira’, diz Cilene Vieira, sócia-fundadora da editora especializada na publicação de obras científicas no Brasil

Cilene Viera, sócia da Vieira & Lent, informou pelas suas redes sociais que encerrará as atividades da casa fundada por ela há 15 anos no último dia de 2017. “Considero cumprida nossa missão de divulgar a ciência brasileira, linha editorial prioritária da editora”, disse a editora. Nesses 15 anos, a Vieira & Lent reuniu no seu catálogo long-sellers como A arte de esquecer (2004), de Ivan Izquierdo, e Einstein - o viajante da relatividade na América do Sul (2003), de Alfredo Tiomno Tolmasquim.

Ao PublishNews, Cilene disse que a decisão de fechar a editora já estava em maturação e foi algo muito bem pensado. “Não gostaria de mudar a linha editorial da Vieira & Lent. A minha independência é tudo o que mais preservei. Para manter os meus princípios, a única opção era fechar”, disse.

Respeito à cadeia

Há dois anos, Cilene escreveu um artigo para o PublishNews em que defendeu a urgência em repensar a cadeia do livro. Hoje, depois de tomada a decisão de encerrar as atividades da Vieira & Lent, Cilene conclui: “fazer livro é fácil. Fazer ele circular não é”. “Eu gosto de atuar na cadeia do livro. Essa coisa de os editores criarem mecanismos para venda direta, dispensando outros elos da cadeia, não me agrada. É uma inversão de papeis. A editora faz o livro, os distribuidores e as livrarias vendem. A cadeia está se reformatando e eu não quero ser uma editora que faz e vende livros”, desabafou.

Cilene sublinha que fecha a Vieira & Lent no azul, cumprindo todos os compromissos com autores. “Fizemos uma excelente venda de infantojuvenis nesse ano. Além disso, me apequenei e reduzi despesas. Com tudo isso, fiz caixa para poder fechar no azul e fechar direito, pagando todo mundo”, ressaltou.

Além do distrato, Cilene enviou a cada um dos seus autores parte dos exemplares que ainda estavam em seus estoques. Até o fim de novembro, os livros serão vendidos pelo site da editora com 50% de desconto como uma forma de “agradecimento aos nossos leitores”, disse a editora. Por fim, o que permanecer em estoque será enviado à Mauad, que cuidará da distribuição dos livros até o fim dos estoques.

[24/10/2017 11:13:00]