Publicidade
Publicidade
e-Book de uma loja só
PublishNews, Camila Cabete, 06/10/2017
Camila Cabete é curta e grossa na sua coluna de hoje: colocar seus e-books numa única loja é 'uma atitude limitante e nada sustentável'

Me responda: você quer seus livros somente numa loja? 

Editores, vocês colocando os seus livros digitais em apenas uma loja, estão dando 100% de seu market share para uma empresa só. Não é aconselhável em qualquer negócio, a não ser quando nos casos de licenciamento. 

Por menor que sejam as vendas em outras lojas, o ideal é que nunca se coloque todos os ovos na mesma cesta. Pensar diferente disso é algo que não faz qualquer sentido. Caso discordem, me convençam!

Na época em que só existiam os livros impressos, o maior desafio que enfrentei como editora foi a distribuição. Chega o livro digital para acabar com este problema e os editores/autores querem os livros somente em uma loja... me expliquem.

Não vai ter desconto maior que me convença. É uma atitude limitante e nada sustentável.

Caso tenham problema de administração de conteúdo, metadados e limitações tecnológicas, não é justo ficar aconselhando coleguinhas a usar somente uma loja para vender seu conteúdo, se existem empresas no Brasil que podem te ajudar com isso. 

Assumir a incompetência é muito mais produtivo do que ficar fazendo desserviço para um mercado já, há muito, em transformações e dificuldades.


Depois não vem dizer que não avisei!

E tenho dito, curta e grossa.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e camilacabete no Snapchat) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e possui uma start-up: a Zo Editorial (@ZoEditorial), que se especializa em consultoria para autores e editoras, sempre com foco no digital. Camila vive em um paraíso chamado Camboinhas, com seus gatos pretos Lilica e Bilbo.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

Sua coluna é um diário de bordo de quem vive 100% do digital no mercado editorial brasileiro. Quinzenalmente, às quintas-feiras, são publicadas novidades, explicações e informações sobre o dia-a-dia do digital, críticas, novos negócios e produtos.

[06/10/2017 06:30:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Nessa semana, Camila Cabete, a nossa colunista judoca, fala sobre competição: 'se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado. É só fazer a lição de casa'.
Camila Cabete faz o seu balanço da Flip, que acabou no último domingo
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Em artigo, Camila Cabete comenta sobre a decisão do STF de isentar de impostos livros e leitores digitais
Em sua coluna, Camila Cabete faz uma DR com o livro digital e propõe: 'Amo nossa rotina, mas precisamos dar uma apimentada na nossa relação. Acho que temos que viver novas experiências...'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Paulo Tedesco comenta sobre os números divulgados pela #PubMagNet sobre a Alemanha e a diminuição da compra de livros no país
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna de estreia, Marcio Coelho conta como conheceu Pedro Paulo de Sena Madureira
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Se há ódio, há amor, e vice-versa. O que nunca se encontrará em mim é indiferença em relação à literatura
Enrique Vila-Matas
Escritor espanhol
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar