Com homenagem a Tania Rösing, começou a Jornada de Passo Fundo
PublishNews, Leonardo Neto, 03/10/2017
Criadora do evento que chega a sua 16ª edição não esteve na cerimônia de abertura, mas foi lembrada pelo reitor da universidade que sedia o evento e aplaudida pelos participantes

A cena literária brasileira se comoveu em 2015, quando foi anunciado o cancelamento do que seria a 16ª edição da Jornada Literária de Passo Fundo. Criada em 1981 por Tania Rösing e por Josué Guimarães (1921 – 1986), a Jornada foi um dos primeiros eventos literários a ganhar vulto além das Bienais do Livro. Com forte enfoque na formação de leitores, o evento contribuiu de forma decisiva para que a cidade de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, fosse reconhecida como a Capital Nacional da Literatura.

 Fabiane Burlamarque e Miguel Rettenmaier, coordenadores da Jornada, durante a cerimônia de abertura | Gelsoli Casagrande e Leonardo Andreoli
Fabiane Burlamarque e Miguel Rettenmaier, coordenadores da Jornada, durante a cerimônia de abertura | Gelsoli Casagrande e Leonardo Andreoli

Fora da organização da Jornada desde o anúncio do cancelamento da edição, em 2015, Tania não esteve presente na cerimônia de abertura, mas foi lembrada por José Carlos Carles de Souza, reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), que sedia a Jornada: “Destemida e ousada, ela deixa sua marca na Instituição”. Em seguida a plateia que lotou a lona principal da Jornada, nesta edição batizada de Espaço Suassuna, aplaudiu a professora.

O reitor ressaltou ainda que a Jornada ressurge em 2017 renovada, mas sem perder a sua essência: a formação de leitores. Uma das grandes mudanças propostas pelo time de curadores do evento foi que a Jornada fosse mais voltada para fora da Universidade, que expandisse sua programação para além dos muros da UPF. Para isso, os professores Fabiane Burlamarque e Miguel Rettenmaier, coordenadores do evento, propuseram uma “jornalização” de Passo Fundo.

A partir da noite desta terça-feira (03), autores que compõem a programação da movimentação cultural terão encontros com leitores em bares e restaurantes da cidade dentro do projeto Livro na mesa: leituras boêmias. Logo mais, a partir das 22h30, os ilustradores Roger Mello e Rafael Coutinho, por exemplo, participam de uma edição especial do Panela de Histórias, com Leonardo Neto, editor do PublishNews, no bar Botteco (Rua Independência, 556). No mesmo horário, no Bar Maktub (Rua Independência, 473), o papo acontece entre Zeca Camargo e Pedro Gabriel.

“Com orgulho, podemos dizer: estamos felizes, a Jornada voltou!”, comemorou o prefeito da cidade, Luciano Azevedo. “E ela voltou porque muitos trabalharam para que ela voltasse. É mais uma conquista da nossa cidade, uma obra provavelmente das maiores que já fizemos, de construção coletiva, de todos nós. Nós estamos aqui porque fizemos todos juntos e a muitas mãos”, completou o alcaide.

A Jornada segue com a sua programação até a próxima sexta-feira (06). Entre os autores que passarão pelas tendas montadas no campus da UPF estão Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant'Anna, Conceição Evaristo, Julian Fucks e Michel Laub. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

[03/10/2017 10:41:00]