Rio Bairros

Marca de Marechal Hermes, Poeme-se lança coleção em homenagem aos bairros cariocas

Grife surgiu inspirada em um worshop de Elisa Lucinda

Os empresários Leonardo Borba (de óculos) e Gledson Vinícius, respoinsáveis pela grife
Foto: Agência O Globo / Bárbara Lopes
Os empresários Leonardo Borba (de óculos) e Gledson Vinícius, respoinsáveis pela grife Foto: Agência O Globo / Bárbara Lopes

Nascida em Marechal Hermes em 2010, a marca Poeme-se é considerada a primeira grife literária do Brasil. E este ano resolveu mergulhar na poesia dos bairros, por meio da coleção “Meu lugar”, com oito camisas que contemplam 15 bairros da cidade. A Zona Norte está representada por Cascadura, Madureira, Maré, Méier, Pavuna, Piedade e Penha.

As estampas das camisas são baseadas no projeto gráfico do livro homônimo, da Editora Mórula, que reúne 34 crônicas de escritores cariocas, organizadas por Luiz Antonio Simas e Marcelo Moutinho, sobre seus bairros.

— A ideia da Poeme-se é mostrar que a geografia afetiva presente nas crônicas está pronta para ser vestida — explica Gledson Vinícius, sócio-proprietário da marca, ao lado de Leonardo Borba.

Vinícius conta que a inspiração para fundar a grife surgiu em um workshop ministrado por Elisa Lucinda.

— Estava na Casa Poema, com minha mulher, e conhecemos uma poesia viva. Foi o pontapé inicial para a construção da ideia de colocar a poesia em movimento, levando-a para novos suportes, extrapolando os limites dos livros, das páginas — diz o empresário.

Para saber mais sobre a marca e comprar seus produtos é preciso acessar o site <www.poemese.com>.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )