De junho para cá, Saraiva já fechou as portas de pelo menos 13 lojas
PublishNews, Leonardo Neto, 15/09/2017
Entre as lojas fechadas estão as paulistanas da Rua Maria Antonia e a da Barão de Itapetininga

No início dessa semana, muita gente ficou surpresa com a demissão de Waldiney Azevedo, até sexta-feira passada, gerente de produtos da Saraiva, onde ele trabalhou por 36 anos. Além de Azevedo, a varejista fez um corte grande na sua folha de pagamento. O número não foi confirmado pela empresa, mas há quem diga que ele foi na casa das centenas.

Isso era o prenúncio para o fechamento de lojas. Outra informação que a varejista não confirma e nem desmente. Diz apenas que “avalia constantemente a sua rede de lojas, considerando aberturas, reformas e fechamentos, dentro de seu plano de transformação e de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal para atender aos clientes em todas as plataformas, em lojas físicas e no e-commerce”.

As lojas da Rua Maria Antonia e a da Barão de Itapetininga, ambas na capital paulista, amanheceram fechadas hoje. Em sua coluna, Ancelmo Gois afirma que o Rio perderá, nos próximos dias, a sua loja da Rua Sete de Setembro.

No mês passado, quando a Saraiva apresentou os resultados do segundo trimestre e, consequentemente, os do primeiro semestre de 2017, a companhia lançou um relatório em que falava que a sua rede de livrarias fechava aquele período com 111 lojas. O PublishNews contou loja por loja daquelas listadas no site da Saraiva e apurou 98, 13 a menos do que aparece no relatório.

No comunicado que a Saraiva mandou para a redação do PublishNews, a empresa diz que “continua a investir em seu futuro e prevê, ainda este ano, a abertura de novas lojas”. Entre elas estão a do aeroporto de Guarulhos, em SP, a do Park Shopping Canoas (RS), a do Shopping Village Mall (RJ) e a do Uberlândia Shopping (MG).

Atualização: 15/09/2017, às 13:30
Depois da publicação desta nota a Saraiva, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, quando a companhia fala no seu relatório de resultados que a rede tem 111 lojas, está levando em conta as oito unidades da iTown, marca especializada na venda de produtos Apple e cuja operação é feita pela Saraiva. Isso em momento algum fica claro no relatório, no entanto. A empresa reitera que não informará de forma clara quantas lojas foram fechadas

Tags: Saraiva
[15/09/2017 11:04:00]