PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Prestes a completar 80 anos, Jô Soares lança biografia

E ainda na coluna Babel: primeiro livro de Tom Hanks será lançado até o fim do ano; São Paulo ganha mais um festival literário; livro infantojuvenil presta homenagem a Janusz Korczak e mostra suas ideias sobre infância e educação, etc

Por
Atualização:

BIOGRAFIAPrestes a completar 80 anos, Jô Soares revê sua história

Biografia foi escrita a partir de depoimento de Jô ( Foto: Tiago Queiroz)

PUBLICIDADE

Foram mais de 150 horas de gravação, encontros quase que diários, longas conversas. E Jô Soares falou sobre tudo. Sobre ele, sobre os que passaram por sua vida. Nos encontros que manteve com o jornalista Matinas Suzuki Jr. para escrever sua biografia - quem assina é o próprio Jô -, o apresentador aproveitou este seu ano sabático e repassou sua trajetória de quase oito décadas. O lançamento de O Livro de Jô está previsto pela Companhia das Letras para novembro. Nascido em 16 de janeiro de 1938, Jô é um profissional versátil que soma trabalhos memoráveis na televisão, no teatro e no cinema. É autor, também, de sete livros, entre os quais O Xangô de Baker Street (1995), Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (2005) e de As Esganadas (2011).

CONTOUm tipo incomum Sai até o fim do ano, pela Arqueiro, o primeiro livro de Tom Hanks. Previsto para ser lançado em inglês em 17/10, Tipos Incomuns traz 17 contos. Em todos eles há uma máquina de escrever - uma das paixões do ator - representando um nível de perícia, beleza e individualidade cada vez mais raro.

NÃO FICÇÃORazão e sentimentoO Que Move as Paixões, resultado de conversa entre Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé, está no prelo da Papirus e deve ser lançado na última semana de setembro.

INFANTOJUVENILRespeito à criança

Publicidade

 Foto: Estadão

Para marcar o lançamento de Diário de Blumka (acima e abaixo), delicado livro de Iwona Chmielewska baseado história real das crianças do orfanato de Janusz Korczak, a Pulo do Gato promove, em outubro, um encontro com professores para debater o legado deste importante educador polonês. O livro é narrado por uma das meninas órfãs e ela apresenta as outras crianças por suas particularidades. Enquanto vamos conhecendo os simpáticos moradores, aprendemos sobre a pedagogia que norteia as práticas que regem a relação entre as crianças e os adultos e como são as regras de convivência que garantem a todos o direito à igualdade, à escuta, à opinião e à privacidade.

 Foto: Estadão

DIGITALNovos horizontes Recentemente, as Edições Sesc começaram a publicar livros exclusivamente digitais e, depois, também em outras línguas. Ela acaba de finalizar Improvisações, de Mauro Maldonato, em italiano e de Era o Hotel Cambridge, em inglês. O próximo será Mutações: O Novo Espírito Utópico, que tem organização de Adauto Novaes, em inglês.

FESTIVALLiteratura de rua Em maio, num fim de semana ainda a ser confirmado, São Paulo recebe o 1.º Festival LER - Literatura e Entretenimento na Rua. A organização é da Pipoca, que espera reunir 500 mil pessoas na Av. Pedro Álvares Cabral, na frente do Parque Ibirapuera. Haverá encontros com autores, oficinas, música e comida.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.