Publicidade
Publicidade
Conheça como se faz um livro
PublishNews, Paulo Tedesco, 29/08/2017
Paulo Tedesco fala sobre as importantes etapas a se seguir na hora de fazer um livro

O sucesso de um bom livro nem sempre, ou até raramente, está ligado somente ao conteúdo, ao sentido do que quer apontar. Para quem se autopublica, sem qualquer dúvida, surgem algumas perguntas: mas depois que redigi as primeiras versões do meu livro, devo assim mesmo publicar diretamente? Será que contratando uma editora, por vezes nada barata, terei o resultado no meu texto? E será que existe quem possa ajudar? Ou melhor, será que meu texto está pronto?

Duas das mais importantes entre tantas fundamentais etapas quando se faz um livro, são justamente a revisão e a preparação dos originais, ao que um leitor atento, com rapidez, descobre se o livro passou ou não por esse processo. É nessa hora que recordo de meu mestre em escrita criativa, que repetia que a luta contra a lei da gravidade era o principal desafio de um autor. O que ele não dizia, porém, é que essa luta não pertencia somente a quem escreve. Isso me obrigou a aduzir que essa titânica batalha pedia mais gente: um bom revisor, um copidesque, um, dois, ou mais leitores críticos, e outros tantos poderiam e nem deveriam ser esquecidos.

E por isso que a “ideia iluminada” ou simplesmente a tal “inspiração” se reduzem a, talvez, 10% de um bom livro. Essa coisa boba de dom, de iluminação, é tão enganadora que hoje mais e mais gente que não lê, ou lê muito, mas muito pouco, de repente se acha autor, ou escritor, e se atira a publicar em KDP da Amazon ou outros menos votados. O que cria esse curioso fenômeno de termos mais autores do que leitores, sendo que muitos desses autores dificilmente voltam a publicar novamente.

E como evitar? Como enfrentar, como autor consequente, a luta por fazer com que a lei da gravidade não se imponha e o leitor acabe deixando o livro cair de sua mão? Ora, tem que começar a estudar pelo melhor para seu livro. E o melhor passa por encontrar gente qualificada que possa contribuir pelos dois lados: pela parte do conteúdo e de sua validade, e pela parte editorial, que se traduz na qualidade das revisões e no projeto editorial como um todo.

O curioso é que tudo isso, hoje, talvez não custe mais do que dedicação e paciência, porque há como se levar bons projetos adiante sem se valer de fortunas ou de um mecenas, a exemplo do que foi muito comum no mundo das artes plásticas. Existem, hoje, não só ferramentas como existem cadastros de profissionais, como aqui no PublishNews, que podem nos ajudar a fazer a diferença.

Mas antes de qualquer decisão, o aviso sem mantém, gritante: estudar é fundamental. Pesquise paulatinamente cada etapa na feitura de um livro. Lute para descobrir o que é um copidesque, quem são os revisores, qual o mais indicado para o tipo de livro que se escreve; que tipo de profissional pode fazer a diferença de acordo com o conteúdo, e também se um editor pode, de fato, ajudar. 

Paulo Tedesco é escritor e consultor em projetos editoriais. É autor dos livros Quem tem medo do Tio Sam? Fumprocultura de Caxias do Sul, 2004); Contos da mais-valia & outras taxas (Dublinense, 2010) e Livros: um guia para autores (Buqui, 2015). Desenvolveu e ministra o curso de Processos Editorais na PUCRS e coordena o www.consultoreditorial.com.br atendendo autores e editores. Pode ser acompanhado pelo seu site, pelo Facebook ou pelo Twitter.

[29/08/2017 06:00:00]
Publicidade

Venha participar da primeira edição do Pub-Livro! O Encontro PublishNews de Profissionais do Livro foi criado para reunir os melhores especialistas da indústria editorial local e discutir as tendências e desafios do mercado de livros com o público profissional e de estudantes. Com temas relevantes e atuais, a edição de Porto Alegre está com uma programação imperdível, com o tema "O passado, o presente e o futuro do livro e de sua indústria". O evento tem entrada franca, mas é necessário fazer uma pré-inscrição. Garanta já sua presença!

Leia também
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a importância de se apostar no nicho certo para se vender mais livros
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala da importância dos livros de ficção em sua vida, e sobre como a ficção e não ficção se completam
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a importância da liberdade e sobre como essa palavra se tornou tão popular nos últimos tempos
Em sua coluna, Paulo Tedesco defende que é preciso resistir. "E resistir, no mundo do livro, é o mesmo que fincar pé nas coisas simples e cotidianas, entre elas a defesa da cultura laica e pacífica",
Em sua coluna, Paulo Tedesco homenageia o livro e seus amantes
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Com altos índices de trabalho infantil, descaso com a educação, fechamento de equipamentos culturais e outros tantos indícios, parece que a resposta para essa pergunta é não
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Volnei Canônica defende a 'literatura do desserviço'
Ainda em celebração ao Dia da Consciência Negra, Volnei Canônica escreve artigo em que retoma a história da produção da literatura
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Para mim, a maior dificuldade é achar a exata distância emocional do que quero contar.
Elvira Vigna
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar