Publicidade
Publicidade
Conheça como se faz um livro
PublishNews, Paulo Tedesco, 29/08/2017
Paulo Tedesco fala sobre as importantes etapas a se seguir na hora de fazer um livro

O sucesso de um bom livro nem sempre, ou até raramente, está ligado somente ao conteúdo, ao sentido do que quer apontar. Para quem se autopublica, sem qualquer dúvida, surgem algumas perguntas: mas depois que redigi as primeiras versões do meu livro, devo assim mesmo publicar diretamente? Será que contratando uma editora, por vezes nada barata, terei o resultado no meu texto? E será que existe quem possa ajudar? Ou melhor, será que meu texto está pronto?

Duas das mais importantes entre tantas fundamentais etapas quando se faz um livro, são justamente a revisão e a preparação dos originais, ao que um leitor atento, com rapidez, descobre se o livro passou ou não por esse processo. É nessa hora que recordo de meu mestre em escrita criativa, que repetia que a luta contra a lei da gravidade era o principal desafio de um autor. O que ele não dizia, porém, é que essa luta não pertencia somente a quem escreve. Isso me obrigou a aduzir que essa titânica batalha pedia mais gente: um bom revisor, um copidesque, um, dois, ou mais leitores críticos, e outros tantos poderiam e nem deveriam ser esquecidos.

E por isso que a “ideia iluminada” ou simplesmente a tal “inspiração” se reduzem a, talvez, 10% de um bom livro. Essa coisa boba de dom, de iluminação, é tão enganadora que hoje mais e mais gente que não lê, ou lê muito, mas muito pouco, de repente se acha autor, ou escritor, e se atira a publicar em KDP da Amazon ou outros menos votados. O que cria esse curioso fenômeno de termos mais autores do que leitores, sendo que muitos desses autores dificilmente voltam a publicar novamente.

E como evitar? Como enfrentar, como autor consequente, a luta por fazer com que a lei da gravidade não se imponha e o leitor acabe deixando o livro cair de sua mão? Ora, tem que começar a estudar pelo melhor para seu livro. E o melhor passa por encontrar gente qualificada que possa contribuir pelos dois lados: pela parte do conteúdo e de sua validade, e pela parte editorial, que se traduz na qualidade das revisões e no projeto editorial como um todo.

O curioso é que tudo isso, hoje, talvez não custe mais do que dedicação e paciência, porque há como se levar bons projetos adiante sem se valer de fortunas ou de um mecenas, a exemplo do que foi muito comum no mundo das artes plásticas. Existem, hoje, não só ferramentas como existem cadastros de profissionais, como aqui no PublishNews, que podem nos ajudar a fazer a diferença.

Mas antes de qualquer decisão, o aviso sem mantém, gritante: estudar é fundamental. Pesquise paulatinamente cada etapa na feitura de um livro. Lute para descobrir o que é um copidesque, quem são os revisores, qual o mais indicado para o tipo de livro que se escreve; que tipo de profissional pode fazer a diferença de acordo com o conteúdo, e também se um editor pode, de fato, ajudar. 

Paulo Tedesco é escritor e consultor em projetos editoriais. É autor dos livros Quem tem medo do Tio Sam? Fumprocultura de Caxias do Sul, 2004); Contos da mais-valia & outras taxas (Dublinense, 2010) e Livros: um guia para autores (Buqui, 2015). Desenvolveu e ministra o curso de Processos Editorais na PUCRS e coordena o www.consultoreditorial.com.br atendendo autores e editores. Pode ser acompanhado pelo seu site, pelo Facebook ou pelo Twitter.

[29/08/2017 06:00:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Paulo Tedesco recomenda a editores e a autores que não tenham medo de assumir posições e publicar sem medo
Em seu artigo, Paulo Tedesco fala sobre doar livros ou não pagar autores. "Paguem pelos livros e deem cachês decentes aos autores",
Em sua coluna, Paulo Tedesco comenta sobre os números divulgados pela #PubMagNet sobre a Alemanha e a diminuição da compra de livros no país
​​Foi lendo os 'Contos reunidos de Fiódor Dostoiévski', que Paulo Tedesco concluiu: para ler mais e melhor é preciso de dois vetores, tempo e disposição.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Felipe Lindoso analisa recentes dados de pesquisas que mostram os hábitos de leitura nos EUA
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na coluna de hoje, Volnei continua a falar sobre a repercussão das decisões do Jabuti em mais dois aspectos: ilustração e os critérios de avaliação
Em sua coluna, Volnei Canônica fala sobre a reformulação feita pelo Prêmio Jabuti e principalmente sobre a junção das categorias infantil e juvenil
Felipe Lindoso participou da III Jornada de Crítica Literária, na UnB, cujo tema era precisamente esse - Literatura e Ditaduras -, com o objetivo de provocar o debate sobre as relações estre estética
Literatura é, acima de tudo, prazer, sem isso é bobagem.
Ignácio de Loyola Brandão
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar