Cine Bienal
PublishNews, Redação, 28/08/2017
Em sua primeira participação na Bienal do Livro do Rio, HarperCollins monta cinema que será palco de intensa programação de incentivo à leitura, inclusive da Hora PublishNews

A HarperCollins, que nesse ano comemora 200 anos, aportou no Brasil em 2015 graças a uma joint-venture com a Ediouro. Mas foi só em janeiro desse ano que a editora começou a sua “carreira solo”. Portanto, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que será aberta nesta quinta-feira (31), será a primeira da história da casa em solo Tupiniquim. E isso acontecerá em grande estilo. A editora prepara um estande de 280 m² (Pavilhão Azul – H010) que terá o formato de um grande livro aberto e dentro do qual será montado um cinema.

Croqui do estande da HarperCollins na Bienal do Rio | © reprodução
Croqui do estande da HarperCollins na Bienal do Rio |© Reprodução

O espaço segue o conceito da campanha #PorQueEuLeio, desenvolvida para comemorar os 200 anos da casa. A editora perguntou a diversos autores, vindos de diversas partes do mundo, por que eles escrevem, por que leem e quais as obras que os influenciaram. Esses depoimentos compuseram o filme #PorQueEuLeio, que será exibido diariamente no cinema do estande. No Brasil, Leandro Karnal, Andrea Pachá e Larissa Manoela participaram da película.

Perspectiva do interior da sala de cinema
Perspectiva do interior da sala de cinema

A propósito, a leitura será a grande estrela do cinema. É lá que acontecerá uma intensa programação cultural que inclui, além de encontros com autores da casa e sessões de autógrafos, a Hora do PublishNews: o livro e a leitura em debate e as Oficinas de Leitura da Estação das Letras.

A Hora do PublishNews, como o próprio nome deixa a entender, tem curadoria do PublishNews. “A expertise do PublishNews é debater o mercado editorial. Mas, fomos desafiados pela HarperCollins a ir além disso. Buscamos pessoas que pudessem contar histórias. Queremos emocionar os leitores que passarem por lá com essas histórias”, explicou Leonardo Neto, editor do PublishNews e responsável pela curadoria da programação.

A programação começa já na quinta-feira (31), com a mesa Os bastidores do livro de entretenimento, que vai reunir os editores Mariana Rolier e Pedro Almeida para contarem um pouco do que acontece por trás da edição de livros altamente comerciais. Na sexta (1º), Pedro volta ao cinema da HarperCollins para conversar com Ana Luiza Beraba sobre Cinema e Literatura. Eles vão contar histórias de como se constrói essa ponte entre a sexta e a sétima artes.

Dona Diva Guimarães participará da mesa
Dona Diva Guimarães participará da mesa

No sábado (2), a Hora PublishNews receberá um time que promete emocionar. Dona Diva Guimarães, que fez um depoimento emocionado e emocionante na última Flip, participará da mesa Como a leitura transformou a minha vida, ao lado de Beethoven Silva Lima, do Ateliê de Palavras, biblioteca comunitária da Mangueira; Otávio Cesar Jr., o livreiro do Alemão; o escritor Jessé Andarilho e a jornalista Lorena Barbier. Fechando a programação do primeiro final de semana da Bienal, a Hora PublishNews reunirá curadores de importantes festivais literários para falar sobre as dores e as delícias de se realizar esses eventos. Participam da mesa Guiomar de Grammont (Fórum das Letras de Ouro Preto, FlinkSampa e Flisi), Julio Silveira (LER), Julio Ludemir (Flup), Jussara Haubert Rodrigues (Feira do Livro de Porto Alegre), Magda Krauss (Rallyteca), Ninfa Parreiras (Flist) e Gisele Corrêa Ferreira (Flipoços).

A Hora PublishNews faz uma pausa e retoma no dia 7 de setembro, com a mesa Bibliotecas Parque: que falta que elas fazem!, que vai debater o fechamento das Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, escalamos um time de primeira: Vera Saboya, que liderou a implantação das bibliotecas parque; a bibliotecária Malena Xavier e Leandro Pedro da Silva, que dará voz aos usuários das bibliotecas fechadas desde o fim do ano passado.

A pesquisa Retratos da Leitura mostra – a cada edição – que a Bíblia é o livro mais lido no Brasil. Olhando para as listas dos mais vendidos, se vê que livros religiosos estão sempre no topo. De olho nisso, convidamos os pastores Valdemar Figueredo Filho e Eduardo Rosa Pereira para responder à pergunta: “A igreja ensina a ler?”, que também dá nome à mesa que acontecerá na sexta-feira (08). No sábado (09), encerrando a programação da Hora PublishNews, será a vez de pessoas que participam de clubes de leitura contarem as suas histórias na mesa Clubes de Leitura: a graça de ler em grupo, que vai reunir Frini Georgakopoulos, Viviane Lordello, Mateus Oliveira e Ju Spohr.

As mesas da Hora PublishNews acontecem sempre das 19h30 às 20h30.

Karin Slaughter é uma das autoras que a HarperCollins levará para a Bienal | © Divulgação
Karin Slaughter é uma das autoras que a HarperCollins levará para a Bienal | © Divulgação

Internacional

A HarperCollins Brasil levará para a Bienal a autora norte-americana Karin Slaughter, que fará uma sessão de autógrafos do seu novo livro Esposa perfeita. As obras da escritora já foram lançadas em mais de 30 idiomas, com mais de trinta milhões de exemplares vendidos. A violência contra a mulher é um tema bastante explorado em Esposa perfeita. Ela é uma defensora da causa feminina e aponta como essa questão afeta a vida das mulheres por meio de suas personagens. “Esse é um tema muito importante para mim. As estatísticas são surpreendentes: uma em cada quatro mulheres americanas serão vítimas de algum tipo de abuso ao longo da vida. Em Esposa perfeita, eu procuro revelar o horror da violência doméstica e mostrar como é estar em um relacionamento abusivo”, destaca a escritora.


PROGRAMAÇÃO HARPERCOLLINS BRASIL*

31 de agosto (quinta-feira)

18h - Mesa sobre 2ª Guerra Mundial com o historiador Rodrigo Trespach e o músico João Barone. Local: estande da HarperCollins Brasil - Pavilhão 3/Azul (G09/H10).

19h30 - Hora PublishNews - Os bastidores do livro de entretenimento, com Mariana Rolier e Pedro Almeida

1º de setembro (sexta-feira)

19h30 - Hora PublishNews - Cinema e Literatura, com Ana Luiza Beraba e Pedro Almeida. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)

2 de setembro (sábado)

19h30 - Hora PublishNews - Como a leitura transformou a minha vida, com dona Diva Guimarães, Beethoven Silva Lima, Otávio Cesar Jr., Jessé Andarilho e Lorena Barbier. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)


3 de setembro (domingo)

15h - Encontro com atriz Lorena Queiroz. Lançamento do livro “A festa de Lorena Queiroz”. Local: Praça Copacabana (Pavilhão 4/ Verde).

19h30 - Hora PublishNews - Eventos Literários por quem faz, com Guiomar de Grammont, Julio Silveira, Julio Ludemir, Jussara Haubert Rodrigues, Madga Krauss, Ninfa Parreiras e Gisele Corrêa Ferreira. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)


4 de setembro (segunda-feira)

18h - Bate-papo com a juíza Andréa Pachá e o jornalista Mauro Ventura. Local: estande da HarperCollins Brasil - Pavilhão 3/Azul (G09/H10).

19h30 - Programação Oficinas de Leitura - Workshop Instituto Estação das Letras: Linguagem e criação poéticas (oficina), com Suzana Vargas. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)

5 de setembro (terça-feira)

12h - Falando sério com Larissa Manoela: bate-papo com a atriz Larissa Manoela e a escritora Thalita Rebouças. Local: Arena #SemFiltro (Pavilhão 4/ Verde).

19h30 - Programação Oficinas de Leitura - Workshop Instituto Estação das Letras: Escrita criativa, com Angela Carneiro. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)

6 de setembro (quarta-feira)

16h - Bate-papo com os jornalistas Reinaldo José Lopes e Pedro Doria. Local: estande da HarperCollins Brasil - Pavilhão 3/Azul (G09/H10).

19h30 - Programação Oficinas de Leitura - Workshop Instituto Estação das Letras: Breve introdução ao conto, com João Paulo Vaz. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)


7 de setembro (quinta-feira)

19h30 - Hora PublishNews - Bibliotecas Parque: que falta que elas fazem!, com Vera Saboya, Malena Xavier e Leandro Pedro da Silva. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)


8 de setembro (sexta-feira)

19h30 – Hora PublishNews - A Igreja ensina a ler?, com Valdemar Figueredo Filho e Eduardo Rosa Pereira. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)


9 de setembro (sábado)

14h - Encontro com Autores – Karin Slaughter/ Terror e Suspense, como não amar? Local: Auditório Madureira (Pavilhão 4/ Verde).

16h30 - Sessão de autógrafos e lançamento do livro Esposa Perfeita. Local: Praça Copacabana, Cabine 1 (Pavilhão 4/ Verde).

19h30 – Hora PublishNews - Clubes de Leitura: a graça de ler em grupo, com Frini Georgakopoulos, Viviane Lordello, Daniel Louzada, Mateus Oliveira e Ju Spohr. Local: estande da HarperCollins Brasil – Pavilhão 3/Azul (G09/H10)

*sujeita a alterações


[28/08/2017 11:43:00]