Os números da Travessa em Paraty
PublishNews, Redação, 25/07/2017
Livraria oficial da Flip terá 45 mil exemplares, 22 mil deles de autores convidados, divididos em 400 m². Ao todo, 34 funcionários trabalharão na loja, que terá seção dedicada a Antonio Cândido.

Funcionários trabalham na montagem da Livraria da Travessa em Paraty | © Divulgação
Funcionários trabalham na montagem da Livraria da Travessa em Paraty | © Divulgação

Pelo quinto ano consecutivo, a Livraria da Travessa será a livraria oficial da Flip, que começa amanhã (26) e segue com sua programação até o próximo domingo (30). Foram enviados para Paraty 45 mil volumes: 22 mil exemplares de títulos dos autores convidados e de Lima Barreto, homenageado desta edição; 3 mil de títulos que compõem as listas dos mais vendidos; 6 mil em títulos infantojuvenis e 14 mil de títulos diversos. Para as operações na cidade, a Travessa levará a Paraty 26 dos seus funcionários (sendo 16 livreiros e dez dos setores administrativos) e ainda contratou oito profissionais locais.

A livraria, que tem 400 m² e foi montada ao lado da Igreja Matriz, será dividida em seções. Uma delas, a Limana, é em homenagem ao autor de Triste fim de Policarpo Quaresma. Limana era o apelido que Barreto deu a sua biblioteca particular. Nessa seção, além dos livros do próprio autor, estarão títulos de seus contemporâneos e títulos sobre o autor.

Livraria terá uma seção com itens de papelaria e souvenires da Flip | © Divulgação
Livraria terá uma seção com itens de papelaria e souvenires da Flip | © Divulgação

Outra seção que merece destaque é a Ecos Africanos, que reunirá títulos da literatura africana, sobre a história do continente, escravidão e racismo, temas que ocupam parte da programação desta edição. Livros infantojuvenis ganham enfoque especial dentro dessa seção. Livros sobre feminismo ganharão uma seção especial também. A livraria fará ainda uma homenagem ao crítico literário Antonio Cândido, que morreu em maio passado, com uma seção especialmente dedicada a ele.

A livraria, como já faz todos os anos, terá uma seção especial para colocar itens de papelaria e souvenires alusivos à 15ª edição da Flip.

[25/07/2017 07:00:00]