Casa PublishNews será palco de lançamento de obra rara de Lima Barreto
PublishNews, Redação, 25/07/2017
‘O subterrâneo do Morro do Castelo e outras histórias’ será um presente da BR75, RR Donnelley e International Paper aos editores que visitarem a Casa PublishNews em Paraty

Lima Barreto, o homenageado da Flip 2017
Lima Barreto, o homenageado da Flip 2017
Recordações do escrivão Isaías Caminha, de 1909, marcou oficialmente o início da carreira de Lima Barreto como escritor. Mas antes disso, em 1905, ele escreveu uma série intitulada O subterrâneo do Morro do Castelo, publicada entre os dias 28 de abril e 3 de junho, no Correio da Manhã, jornal onde o homenageado da Flip deste ano trabalhava.

Entre 1902 e 1906, na gestão do prefeito Francisco Pereira Passos, a cidade do Rio de Janeiro passou por uma grande operação de modernização. Amparado pelos ventos da modernidade, o prefeito decretou a demolição do Morro do Castelo, um ponto importante na história da cidade e em cima do qual estava o Colégio dos Jesuítas. Na época, corria na cidade uma lenda de que nos subterrâneos do morro estava um verdadeiro tesouro oculto em galerias secretas construídas pelos jesuítas. Foi a partir desse fato real que Lima Barreto criou a ficção.

Os textos foram reunidos, pela primeira vez em livro, no fim da década de 1990, pela Coleção Babel, da editora Dantes.

Uma nova edição – limitada, especialíssima, editada pela BR75, com papel Chambril Avena e impresso pela RR Donnelley – servirá de presente para editores que visitarem a Casa PublishNews (Rua do Comércio, 13) em Paraty.

“A nossa ideia é entregar o que cada empresa faz de melhor e dar esse presente para os editores que visitarem a Casa PublishNews”, comentou Silvia Rebello, sócia diretora da BR75 e quem assina a apresentação do livro ao lado de Carlo Carrenho.

Na quinta-feira (27), das 16h30 às 17h30, o livro será oficialmente lançado durante a mesa A arte de fazer livros, que reunirá, além de Silvia e Carrenho, Luis Carlos Lopes, da Donnelley, e Tayla Monteiro, da International Paper.

[25/07/2017 07:28:00]