Cultura fica com FNAC
PublishNews, Leonardo Neto, 19/07/2017
Livraria Cultura anuncia que comprou as operações da Fnac no Brasil

Em comunicado emitido nesta quarta-feira (19), Livraria Cultura anuncia que "adquiriu" a totalidade da Fnac no Brasil. Com isso, assume as operações das 12 lojas da rede francesa espalhadas por sete estados brasileiros, além da plataforma de e-commerce da Fnac.

Também por comunicado, a sede da Fnac na França confirma a venda. “A Cultura é um player importante de longa data no varejo de produtos editoriais no Brasil, com uma rede de 18 lojas e com uma oferta de e-commerce já bem conhecida”, disse a Fnac em nota.

As duas empresas sustentam que a "fusão" (termo usado no comunicado em inglês) entre os dois grupos criará valores e sinergia, “compartilhando culturas similares e o comprometimento com a promoção da cultura no Brasil e permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios adicionando novas linhas dos produtos e serviços”.

Contexto

Desde fevereiro passado, a Fnac procurava um parceiro que poderia “levar à saída do país”, conforme explicou detalhadamente o PublishNews na época. Por outro lado, a Cultura vive um assumido momento de crise, operando no vermelho desde 2012 e com recorrentes atrasos de pagamentos aos fornecedores.

O jornal O Estado de S. Paulo traz uma matéria na edição de hoje falando que o repasse das operações foi feita mediante "um valor simbólico" e que, além disso, a Fnac se comprometeu a fazer investimentos de R$ 150 milhões no negócio.

Em recente entrevista à revista Exame, Sérgio Herz, CEO da casa, comentou que esperava voltar a dar lucro a partir do próximo ano. Na mesma entrevista, falou que via a Cultura no futuro muito mais como uma empresa digital, com poucas lojas físicas. “Temos apenas 17 lojas no Brasil, não é nada, mas vamos continuar com poucas. Poucas e boas”.

Pelos comunicados, não fica claro se a Cultura manterá a bandeira da Fnac no Brasil ou se transformará as lojas Fnac em Cultura. Independente de o que aconteça na superfície, no fundo, o fato é que, a partir da próxima semana, quando está prevista a conclusão da transação, a Cultura quase dobrará o número de lojas no País.


Matéria atualizada às 11h40 do dia 20 de julho de 2017

[19/07/2017 13:24:39]