Cultura Livros Obituário

Morre Spencer Johnson, autor de 'Quem mexeu no meu queijo?', aos 78

Escritor, que vendeu mais de 50 milhões de livros, sofria de câncer no pâncreas
Capa do livro 'Quem mexeu no meu queijo?', de Spencer Johnson Foto: Divulgação
Capa do livro 'Quem mexeu no meu queijo?', de Spencer Johnson Foto: Divulgação

RIO – Spencer Johnson, autor de "Quem mexeu no meu queijo?", morreu na última segunda-feira, aos 78 anos, na Califórnia. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira pela editora Record, responsável pelo lançamento das principais obras do escritor no Brasil. Johnson, que também lançou "O gerente-minuto", sofria de câncer no pâncreas.

Suas obras foram traduzidas para 47 idiomas e venderam 50 milhões de cópias pelo mundo. Só no Brasil,  "Quem mexeu no meu queijo?" vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares. Em 2015, foi lançado no país "O novo gerente-minuto", atualização de seu primeiro best-seller.

Formado em psicologia e medicina, Johnson começou a carreira literária como escritor de livros infantis, sem obter reconhecimento. Em 1980, durante um coquetel, teve a ideia de escrever junto com Ken Blanchard uma parábola sobre liderança. Tal ideia se transformou em "O gerente-minuto", que vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo todo.

Embalado pelo sucesso do livro, Johnson resolveu transformar em livro uma outra anedota que ele contava aos amigos. "Quem mexeu no meu queijo?" conta a história de quatro personagens  — dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores — que vivem em um labirinto numa eterna busca por queijo, que os alimenta e os faz feliz, numa metáfora sobre as ambições na vida. A história também ganhou versões para o público infantil e jovem.

O escritor deixa três filhos.