Publicidade
Publicidade
É preciso alinhar
PublishNews, Paulo Tedesco, 12/06/2017
Para Paulo Tedesco, 'não existe milagre nessa retomada do ambiente físico de vendas de livros, o que existe é inteligência e compreensão do que o leitor procura'

Não faz muito, fiz nesse mesmo espaço, um artigo defendendo humanização e treinamento, como uma das melhores alternativas para as vendas em livrarias reagirem. Artigo que me rendeu uma entrevista na Câmara Mineira do Livro e boas conversas sobre o assunto.

Pois agora, vendo fotos da nova loja da Amazon em Nova York e a notícia da reinauguração da loja do Shopping Morumbi da FNAC (rede que diziam andava para se retirar do país), tornaram-se claros os novos conceitos que permeiam e que deverão permear a venda de livros em livrarias pelos próximos anos. E, pelas informações sobre a reinauguração da FNAC: tudo indica que vem para ficar.

Nova loja da Fnac no Shopping Morumbi | © Divulgação
Nova loja da Fnac no Shopping Morumbi | © Divulgação

Sobre a loja da Amazon, chamou a atenção a iluminação da loja, sim, essa que nos faz enxergar a mercadoria e evoluir até a compra. Os livros estão em estantes onde a luz está inserida nas prateleiras e não somente externa a elas, como sempre foi no varejo. O que proporciona uma situação ideal: a capa do livro ganha visibilidade absoluta e prioridade ao olho do cliente. E a luz externa foi colocada de forma tal que, em algumas prateleiras, há uma espécie de linha de sombra entre a prateleira de luz interna e a da loja, o que dá ainda mais destaque ao livro e ao primeiro contato do leitor com a obra.

Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz Alves
Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz Alves

Mas também não existiam muitas unidades de livros e a loja em Nova York não parece ser das maiores, é quase uma boutique de livros. E faz sentido, afinal o maior volume e a variedade se alinham com as dicas nas placas em cada um dos títulos com mais destaque: se você gostou desse livro, você pode vir a gostar desses também. E essa placa indica para o lado oposto, onde mais alguns livros estão expostos. E não esqueçamos de que o livro central está com sua capa virada ao leitor e não somente a lombada, tal como nas vitrines, aliás, a loja era uma vitrine, toda ela.

E vamos além e talvez ao principal. Os livros oferecidos obedecem aos números de vendas e visualizações na Amazon digital, e somente quem pode comprar com descontos consideráveis é quem já faz parte do clube de compras da empresa. E o que isso significa? Que o alinhamento o mais preciso possível entre os dados coletados e muito bem gerenciados com o fortíssimo ambiente digital da empresa, com a exposição e a apresentação do livro ao leitor, é o mote principal na organização e na estratégia fundamental de vendas da loja.

Resumindo o que talvez merecesse uma longa dissertação, mas que fica para mais adiante, talvez quando os dados de vendas aparecerem: não existe milagre nessa retomada do ambiente físico de vendas de livros, o que existe é inteligência e compreensão do que o leitor procura. E também uma lição para todos que se dedicam ao livro por profissão. Os livros e as escolhas estão aliados, ou alinhados, mais do que nunca, à fragmentação de informações dispostas pelos próprios leitores no ambiente digital, e que tem obrigação de ser traduzido no ambiente físico. Cabe, portanto, certa dose de criatividade para o editor e ao lojista (e aqui incluo o autopublicador, pois as tags e a divulgação de seus livros fazem necessariamente parte desse novo mundo) e obviamente boa de inteligência organizacional e informacional, ao se trabalhar os títulos dispostos nas prateleiras, aliás, em qualquer prateleira para qualquer leitor.

Paulo Tedesco é escritor e consultor em projetos editoriais. É autor dos livros Quem tem medo do Tio Sam? Fumprocultura de Caxias do Sul, 2004); Contos da mais-valia & outras taxas (Dublinense, 2010) e Livros: um guia para autores (Buqui, 2015). Desenvolveu e ministra o curso de Processos Editorais na PUCRS e coordena o www.consultoreditorial.com.br atendendo autores e editores. Pode ser acompanhado pelo seu site, pelo Facebook ou pelo Twitter.

[12/06/2017 10:33:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em seu artigo, Paulo Tedesco fala sobre doar livros ou não pagar autores. "Paguem pelos livros e deem cachês decentes aos autores",
Em sua coluna, Paulo Tedesco comenta sobre os números divulgados pela #PubMagNet sobre a Alemanha e a diminuição da compra de livros no país
​​Foi lendo os 'Contos reunidos de Fiódor Dostoiévski', que Paulo Tedesco concluiu: para ler mais e melhor é preciso de dois vetores, tempo e disposição.
Em seu último artigo do ano, Paulo Tedesco fala sobre a importância de saber empreender
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No terceiro artigo da série Marketing e outras coisitas mais, André Palme fala sobre a importância da estratégia e do planejamento numa campanha de marketing
Em seu artigo, Paulo Tedesco fala sobre doar livros ou não pagar autores. "Paguem pelos livros e deem cachês decentes aos autores",
Em sua coluna, Marcio Coelho relembra o primeiro Congresso do Livro Digital para concluir: tem espaço para todo mundo. Leitores não faltam, basta publicar para eles.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo da série 'Marketing, digital e outras coisitas mais', André Palme dá dicas de como fazer com que o consumidor invista o tempo livre dele em seu livro
Tenho cada vez mais medo de escrever, de decepcionar as pessoas que confiam em mim. Não tenho direito de desiludi-las. É um recomeçar em cada livro. O leitor não pode perceber isso, tem de acreditar que é muito fácil escrever. Mas espontaneidade dá muito trabalho.
António Lobo Antunes
Escritor português
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar