Efeito Bial
PublishNews, Leonardo Neto, 12/05/2017
Depois de entrevista com Pedro Bial, vendas do livro de Rita Lee disparam

Pedro Bial entrevista Rita Lee em seu novo programa | © Divulgação / TV Globo
Pedro Bial entrevista Rita Lee em seu novo programa | © Divulgação / TV Globo

Pedro Bial, o cara que testemunhou a queda do Muro de Berlim e conduziu as primeiras 16 edições do Big Brother Brasil, agora tem um programa de TV só seu: o Conversa com Bial, que já começa a dar indícios da sua influência sobre a venda de livros no País. É muito difícil afirmar categoricamente que um programa alavanca as vendas de um livro, mas, coincidências à parte, depois da exibição da entrevista com Rita Lee, que foi ao ar no dia 3 de maio, o livro Rita Lee – uma autobiografia (Globo) teve um boom nas vendas e voltou a figurar entre as primeiras colocações da Lista Geral dessa semana. Sempre importante observar que a apuração da lista é referente a um período anterior. No caso da lista dessa semana, as vendas computadas foram realizadas entre os dias 1º e 07 de maio, ou seja, coincide com a semana da entrevista.

Na semana passada, foram vendidas pouco mais de mil cópias do livro. Nada mal, mas muito pouco para aparecer entre os 20 da Lista Geral. Nessa semana, depois da entrevista, as vendas dispararam e Rita Lee – uma autobiografia não só voltou para a Lista Geral, como voltou muito bem-posicionado, no segundo lugar ao vender 3.889 exemplares. Perdeu só para Batalha espiritual (Petra / Ediouro), do padre Reginaldo Manzotti, que ocupa a primeiríssima posição da lista pela 10ª semana consecutiva. Aliás, na lista Geral Anual, os dois também estão coladinhos. O do padre ocupa a terceira posição com 53.244 exemplares vendidos e o da Rita Lee, a quarta, com 45.423.

Por falar na lista Anual, é sempre importante dar aquela mirada para ver os concorrentes às categorias do Prêmio Avena PublishNews. Na primeira posição da Lista Geral, continua firme e forte O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, com quase 70 mil exemplares vendidos. Se a entrega do Prêmio fosse hoje, ele ganharia na categoria Livro Mais Vendido do Ano. Ainda olhando para a lista Anual, a Sextante levaria o Prêmio Editora do Ano por ocupar o primeiro lugar do Ranking Geral Anual das Editoras, com 46 títulos emplacados. Mas é muito cedo para conclusões. Tem muita água para passar debaixo dessa ponte.

Graciiiiiinha: biografia de Hebe Camargo estreia na lista de mais vendidos | © Sergio Savarese / Wikicommons
Graciiiiiinha: biografia de Hebe Camargo estreia na lista de mais vendidos | © Sergio Savarese / Wikicommons
Voltando à lista semanal, ela veio recheada de novidades. Ela, a Graciiiiinha, a grande dama da TV brasileira, Hebe: a biografia (BestSeller / Record), de Arthur Xexeo, apareceu pela primeira vez na lista ocupando a 7ª posição da lista de Não Ficção. Na mesma lista, apareceram a biografia de Caetano Veloso (Seoman / Pensamento), na 14ª, e Você é o universo (Alaúde), de Deepak Chopra, na 17ª.

Em Ficção, estrearam: O portador do fogo – Série crônicas saxônicas - livro 10 (Record), na 9ª posição; Belo funeral – Irmãos Maddoxx – livro 5 (Record), na 14ª; Antes que eu vá (Intrínseca), na 16ª; Histórias da menina perdida (Biblioteca Azul), na 18ª, e Em águas sombrias (Record), na 20ª.

Na lista de Autoajuda, as novidades foram: O que é impossível para você? (Buzz), de Marcos Rossi, na 10ª posição; Da dor ao amor (Companhia Editora Nacional / Ibep), de Silvio Andrei Rodrigues, na 19ª, e Impacto apostólico (Thomas Nelson / HarperCollins), de César Augusto, na 20ª.

No ranking semanal das editoras, a Sextante aparece na primeira posição, com 16 títulos. Na sequência, aparecem Companhia das Letras e Intrínseca, empatadas com 10 títulos cada, e Grupo Editorial Record, com oito.

[12/05/2017 11:40:47]