Em Bolonha, editores brasileiros se encontram com editores árabes
PublishNews, Redação, 05/04/2017
'Matchmaking' já é um preparativo para Bienal do Livro de São Paulo de 2018, que terá Sharjah, um dos Emirados Árabes Unidos, como homenageado

Editor Antonio Erivan Gomes (Cortez) participou do matchmaking com editores dos Emirados Árabes Unidos e Líbano | © Rawan Rami Dabbas
Editor Antonio Erivan Gomes (Cortez) participou do matchmaking com editores dos Emirados Árabes Unidos e Líbano | © Rawan Rami Dabbas

Com os olhos voltados para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018, que terá Sharjah como convidado de honra, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Emirates Publishers Association (EPA), com o apoio da Sharjah´s Knowledge Without Borders e da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ), organizaram, na manhã desta quarta-feira (05), um encontro de negócios entre os editores do Brazilian Publishers e dos Emirados Árabes Unidos durante a Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Bolonha.

Participaram do encontro, além dos editores brasileiros do Brazilian Publishers, editores dos Emirados Árabes Unidos e do Líbano, totalizando 17 empresários.

Esse matchmaking foi o primeiro evento de negócios entre árabes e brasileiros do calendário previsto até o início da Bienal do Livro em São Paulo. Estão previstos novos encontros também para as Feiras de Frankfurt 2017, Sharjah 2017 e Bolonha 2018.

A editora Mariana Warth, de costas, também participou do encontro | © Rawan Rami Dabbas
A editora Mariana Warth, de costas, também participou do encontro | © Rawan Rami Dabbas
“Ter Sharjah como convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma grande responsabilidade. Não desejamos apenas mostrar toda a riqueza da cultura árabe, queremos que os brasileiros se reconheçam nessa cultura”, comentou Luís Antônio Torelli, presidente da CBL.

“Um programa bem-sucedido de Convidado de Honra passa obrigatoriamente pela geração de novos negócios entre os países envolvidos. Para isso, pretendemos trabalhar firmemente na aproximação entre empresários do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos até a Bienal do Livro de São Paulo 2018 com o principal objetivo de que essas relações comerciais se perpetuem, fortalecendo ambos os mercados editoriais”, completou Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL.

“É emocionante estarmos fazendo este programa de matchmaking com o Brasil em preparação para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2018. Os editores dos nossos dois países já estão fazendo novos amigos e novos negócios. São realmente tempos emocionantes”, arrematou Rawan Dabbas, Relações Internacionais da EPA.

[05/04/2017 10:51:00]