Pelos poderes de Thor e Odin
PublishNews, Leonardo Neto, 24/03/2017
‘Mitologia nórdica’, de Neil Gaiman, estreia na lista em alto estilo, pontuando inclusive na Lista Geral. Paulo Freire, com 'Pedagogia do oprimido', é outro estreante da semana

'Mitologia nórdica', de Neil Gaiman, estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews nessa semana | © Kyle Cassidy / WikiCommons
'Mitologia nórdica', de Neil Gaiman, estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews nessa semana | © Kyle Cassidy / WikiCommons

A mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra de Neil Gaiman. Serviu de inspiração para Deuses americanos e Sandman. Tanto que o autor resolveu investigar a fundo o assunto e escreveu Mitologia nórdica (Intrínseca), que estreou na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews nessa semana. Foram 1.269 exemplares vendidos, o que garantiu a estreia do título na 3ª posição da Lista de Ficção e no 19º lugar da Lista Geral.

Gaiman e os companheiros Thor e Odin, no entanto, não estão sozinhos. Também na Lista de Ficção, estraram o Box – A garota do calendário (janeiro e junho) (Record), de Audrey Carlan, que ficou na 11º posição com 722 cópias vendidas, e Maktub (Sextante), de Paulo Coelho, que vendeu 554 cópias e ocupa a 16ª posição.

Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire é outro estreante da semana | © Slobodan Dimitrov / Wikicommons
Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire é outro estreante da semana | © Slobodan Dimitrov / Wikicommons
Em Autoajuda, também um estreante que arrebentou a boca do balão. Poder extrafísico (Luz da Serra), de Bruno Gimenes e Patrícia Cândido, vendeu 1.889 fechando a semana em 6º lugar na lista de Autoajuda e em 12º da lista Geral.

Em Não Ficção, as novidades são: Moda à brasileira (Gente), de Alice Ferraz; Pedagogia do oprimido (Paz e Terra), de Paulo Freire, e Guia essencial do vinho (Intrínseca).

Outra novidade de peso na lista dessa semana foi o livro A Bela e a Fera (Universo do Livro), que pegou carona com a estreia do filme nos cinemas e vendeu 1.022 exemplares, garantindo a 8ª colocação da lista Infantojuvenil.

Somando todos os números de vendas dessa semana e comparando com a semana passada, houve uma queda de 24% no volume de vendas. É importante ressaltar, no entanto, que na semana passada, foi apurado um aumento incomum de 46% na comparação com o período anterior.

No Ranking Geral das Editoras, nenhuma mudança na ordem: o Grupo Companhia das Letras continua em primeiro lugar, seguida pela Intrínseca e pela Sextante. Pequenas mudanças, no entanto no número de títulos emplacados. Na semana passada, a Companhia tinha 17, nessa 16; a Intrínseca, caiu de 15 para 13 e a Sextante, de 13 para 12.

[24/03/2017 10:46:46]