Quinteto fantástico
PublishNews, Leonardo Neto, 21/03/2017
Prêmio Avena PublishNews, que vai reconhecer o trabalho dos profissionais de marketing e de vendas por trás dos livros mais vendidos no Brasil, anuncia os cinco finalistas

Na próxima semana, o Prêmio Avena PublishNews vai dar reconhecimento aos livros mais vendidos de 2016 e aos profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Além de dar o troféu aos três primeiros livros de cada uma das cinco categorias da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews em 2016, o Prêmio terá uma categoria especial, a de Profissional de Marketing e de Vendas do Ano que será entregue a um dos seguintes finalistas (em ordem alfabética): Corina Campos (Rocco), Daniela Kfuri (HarperCollins Brasil), Heloiza Daou (Intrínseca), Judith Almeida (Autêntica) e Marcelo Pelegia (Astral Cultural).

O ganhador do Prêmio Especial Profissional de Marketing e de Vendas do Ano será decidido pelo júri composto por um representante de cada uma das 12 livrarias que enviam dados para a elaboração da Lista dos Mais Vendidos do PublishNews.

"Para mim, o marketing e o editorial de uma editora são uma coisa só, e não creio haver um trabalho mais difícil neste país do que o vendedor de livros – ainda assim estas funções estão longe de serem valorizadas da mesma forma que o trabalho do editor. Foi para tentar mudar isso um pouquinho que criamos, junto com a International Paper, o Prêmio Avena PublishNews. E a qualidade dos cinco finalistas da categoria Profissional do Ano é a prova cabal não só do quanto marketing e vendas são fundamentais, mas também de como o mercado brasileiro também tem excelentes profissionais fora dos departamentos editoriais", defendeu Carlo Carrenho, CEO e fundador do PublishNews.

O prêmio, correalizado pelo PublishNews e pela International Paper, fabricante dos papéis Chambril Avena e Chambril Avena + para o segmento editorial, será entregue na quarta-feira da próxima semana, dia 29, a partir das 19h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo / SP). Interessados em participar do evento devem preencher este formulário.

Veja abaixo o perfil de cada um dos finalistas.

Corina Campos - Gerente Nacional de Vendas da Editora Rocco

Corina começou no mercado livreiro em 1984 na Rideel e logo teve passagens pela Todolivro, pela Planeta e participou da instalação da LeYa no Brasil. Hoje é gerente nacional de vendas da Editora Rocco. Em 2016, foi responsável por criar a estratégia e diretrizes de distribuição do grande sucesso de Harry Potter e a criança amaldiçoada para todo o país. O livro ficou em segundo lugar na lista anual de mais vendidos do PublishNews na categoria Infantojuvenil, com mais de 170 mil cópias vendidas, mesmo com o lançamento ocorrendo somente no último trimestre do ano. "Parte do sucesso de seu trabalho deve ser creditado à sua personalidade sempre positiva, sua capacidade de estabelecer relacionamentos, seu trânsito fácil em qualquer meio e o interesse em aprender sempre", conta Pedro Almeida, publisher que apoiou a indicação da profissional. “Corina está sempre estudando e não tem medo das novas tecnologias que possam ajudá-la a realizar cada vez melhor sua atividade: fazer o livro chegar a mais leitores”, completou.

Daniela Kfuri - Gerente de Marketing da HarperCollins Brasil

Daniela começou a trabalhar no mercado livreiro em 2001, na Estação das Letras. Em 2006 mudou-se para a editora Objetiva, onde permaneceu por dez anos. Em 2016, assumiu o cargo de gerente de marketing da HarperCollins Brasil mostrando a relevância do marketing na empresa e mudou as relações entre seu departamento e as áreas editorial e comercial. Sobre a sua chegada à multinacional, Patricia Hespanha, diretora da empresa no Brasil, comentou: "Daniela iniciou seu trabalho na HarperCollins em março de 2016. Já chegou chegando!”. No ano passado, ela coordenou grandes campanhas para a editora, como a do best-seller infantojuvenil O Diário de Larissa Manoela, primeiro lugar da lista Infantojuvenil de 2016 e a do lançamento simultâneo de Animais fantásticos e onde habitam com o filme do mesmo nome cuja campanha ficou entre os finalistas do Prêmio Melhores do Ano da Warner Bros na categoria Execução em Varejo. Outra ação que levou Kfuri ao seleto grupo de finalistas do Avena PublishNews foi o lançamento de Quatro vidas de um cachorro. Apesar de o filme ter sido lançado somente em janeiro, ela defendeu que deveria ser lançado com antecedência, pois somente o trailer já contava com 20 milhões visualizações.

Heloiza Daou - Gerente de Marketing da Intrínseca

Heloiza Daou começou a sua carreira na indústria do livro no Grupo Editorial Record. Em 2010, assumiu o posto de gerente de marketing da Intrínseca. Em 2016, Heloiza gerenciou a reformulação do blog da Intrínseca, o que resultou em um aumento de 76,63% de acessos, chegando a 2 milhões de visualizações, além de registrar aumento de 29% no número de seguidores na página da editora no Facebook, hoje acompanhada por 1,7 milhão de pessoas. Em 2016, sob a batuta de Heloiza, a editora levou a Turnê Intrínseca para 23 cidades, reunindo cerca de sete mil leitores. Entre algumas das campanhas de destaque com grande repercussão feita por sua equipe, estão: O Lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares, Pax, Ted Talks e a dos livros de Jojo Moyes, Como eu era antes de você, ganhador do Prêmio Avena PublishNews nas categorias Livro Mais Vendido do Ano e Ficção, e Depois de você, segunda posição em ficção. “O ano de 2016 foi especialmente desafiador para todo o mercado editorial, e o fato de o livro mais vendido do período ter sido Como eu era antes de você nos fez destacar o nome de Heloiza Daou para a premiação”, endossou Larissa França, gerente executiva da Intrínseca.

Judith de Almeida - Gerente Comercial do Grupo Autêntica

Judith de Almeida começou a sua carreira no livro nos anos 1980, na editora mineira Betânia, especializada na publicação de livros evangélicos. Depois, teve passagens pela Mundo Cristão, Sepal, Vida Nova (todas no segmento evangélico), Grupo Ediouro e LeYa. Desde 2011, é gerente comercial do Grupo Autêntica. Em 2016, travou uma árdua batalha contra um câncer e, apesar desse revés, a profissional apresentou resultados surpreendentes para o grupo: desenvolveu ações comerciais junto às livrarias impedindo que a companhia perdesse share e seguisse o mesmo curso do restante do mercado editorial; amealhou resultados positivos e mostrou aos livreiros que a Autêntica tem condições de competir em igualdade com as grandes editoras. Seu trabalho ajudou a editora a figurar no Ranking Geral Anual das Editoras do PublishNews de 2016. “Judith é uma persona do livro, é uma autêntica mercadora de livros, e por isso merece esse prêmio como Profissional do Ano. Em 2016, a história da Judith ficou para sempre vinculada à história do Grupo Autêntica”, defendeu Rejane Dias, diretora executiva do Grupo Autêntica, em sua indicação.

Marcelo Pelegia - Gerente de Marketing da Editora Alto Astral

Marcelo Pelegia começou sua carreira no mercado editorial em 2013, como gerente de Marketing na Editora Novo Conceito. Em setembro de 2015, ingressou na Astral Cultural, braço do Grupo Alto Astral, que tradicionalmente edita revistas. “O início foi absolutamente difícil. Além de negociarmos nossos títulos, tínhamos que explicar constantemente que ‘NÃO! Não era para banca’ e que agora também faríamos parte do segmento livreiro, com um enorme foco em grandes redes e livrarias independentes”, lembra Marcelo. No ano de 2016, a editora lançou 32 títulos, seis deles aparecendo nas listas de mais vendidos do PublishNews e mais de 255 mil exemplares vendidos. No seu primeiro ano de vida, a Astral Cultural alcançou a 16ª posição do Ranking Geral Anual das editoras. Em sua indicação, Wendel Almeida, gerente comercial da Distribuidora Catavento, definiu Pelegia: “inquieto, inteligente, e certamente já está em 2018”.

[21/03/2017 10:16:00]